domingo, 31 de dezembro de 2006

Maytréia

Rating:★★★★
Category:Books
Genre: Entertainment
Author:Estúdio Universo Germinante
Os estúdios estão em moda atualmente no RPG, exemplos a serem citados são o Kryptéia que lançou o Neokosmos pela editora Daemon, O Círculo (de Varna) e o sumido Visceral. O Universo Germinante é um estúdio carioca que está este livro pela Daemon, e em breve também publicará por ela o Rebelião - Ascensão e Queda.

Maytréia possui paralelos com várias religiões, mas é focado principalmente no hinduismo e no budismo, com termos como shiddis, shakti e dharma, além de abordar também sociedades secretas com termos como loja e iniciados, com influência de Matrix e a Cidade das Sombras. O livro está dividido em três tomos: O primeiro (A Primeira Onda de Vida) com a história oculta do mundo e a realidade; o tomo dois (A Terceira Onda de Vida) com a iniciação (construção) do personagem e as regras do sistema; e o tomo três (A Segunda Onda de Vida) com os Planos e a experiência. Além do apêndice (Uma Oitava Acima) contendo os adversários dos Personagens Jogadores.

Os personagens jogadores são iniciados da facção Maytréia, cujo termo significa um ser ou estado de espírito que muda a história da civilização, e eles devem ajudar nessa vinda. Contra eles, há 4 outras facções: Os 300, que querem manter a realidade (aqui chamada de Maya), e são os principais adversários. As outras são os Mayávicos, que acham que a Maytréia não virá; os Entropistas que acreditam que o mundo é uma ilusão; e os Corrompidos, ex-Iniciados que se corromperam com a Maya. Os Iniciados podem escolher uma das sete escolas iniciáticas (Alquimia, Artes, Poliética, Mecânica, Liturgia, Filosofia e Medicina) e mais quatro Tendências (Brâmanes, Xatryas, Vaysas e Shudras) a serem escolhidas para a criação do personagem. A escola iniciática define, em termos de regras, seu shiddi, poderes que funcionam como a magia do sistema e o dom, uma Habilidade Especial para o personagem. As tendências mostram quando se queimar kharma (o seja, ativar a magia) e o plano que domina (físico, etérico, astral e mental). Para conjurar uma Magia, é necessário ter um Shiddi e um Plano, como exemplo, para criar garras é necessário ter o shiddi Transformação e o plano Físico, em tese o mesmo que ter Criar Animais em sistema Daemon. Há algumas novidades no sistema também, como os Aprimoramentos Coletivos, que já era sugerido no Aprimoramento Parceiro no Anime RPG, no qual todo o grupo deve adquirir o mesmo. Há também vários novos tradicionais como Passado Negro, Amor Impossível ou um Tutor que pode ser Infâme, Renomado ou Rancoroso. Todos os Aprimoramentos estão divididos em Espirituais, Sociais, Físicos, Psíquicos e Sociedade dos Iniciados. Eles agora também estão Classificados em (A ou D/valor), ou seja, (N/2) equivale a Aprimoramento Negativo com custo de 2 pontos. Há também novas Perícias como Campismo, uma variação de Sobrevivência; e Reinos, que equivale a Perícia Submundo, só que relativo aos Planos já citados.

O Apêndice possui a descrição dos inimigos, assim como aqueles que não influem ou não tomam parte na guerra, como organizações governamentais, científicas, religiosas e seitas, egrégoras (Seres resultantes da união de energias psíquicas) que manipulam as pessoas (e por tabela, os iniciados). Há também a “fauna” dos planos astrais e mentais que podem, inclusive compor o sonhar de Trevas; e também há seres intraplanares, que viajam entre os planos, só que infelizmente o livro não possui a ficha detalhada deles. Finaliza o livro a bibliografia usada e um pequeno texto sobre a Leela, mostrando que RPG é diversão.

A ambientação de Maytréia está disponível gratuitamente no site através da licença Creative Commons não comercial, que teve os direitos cedidos a Daemon Editora para a publicação. Concluindo, o livro cumpre bem a sua função, com belíssimas ilustrações - ainda que a diagramação não tenha ficado tão bonita - e conteúdo bem interessante, embora muitas vezes o texto tenha uma leitura mais pesada que o normal. Poderia ser mais de uma leitura mais leve. Mesmo assim, não deixa de ser uma excelente estréia para o estúdio.


Maytréia
  • Layout/Arte: 5
  • Texto: 4
  • Conteúdo: 6
    Nota Final: 5

    Jogo: Sistema Daemon
    Editora: Daemon
    Autores: Universo Germinante (Danilo Faria, Renato Simões, Alex Genaro)
    Formato: 192 páginas, capa mole
    Preço Sugerido: R$39,00
    Idioma: Português
  • sábado, 23 de dezembro de 2006

    Guia dos Dragões

    Rating:★★★
    Category:Books
    Genre: Entertainment
    Author:Maury "Shi-Dark" Abreu
    Há um tempo foi feita uma pesquisa sobre quais netbooks poderiam ser publicados em livro. Um dos citados foi justamente o Guia dos Dragões, netbook que foi publicado em três versões (Guia dos Dragões de Arton 1ª edição, depois saiu uma 2ª edição que foi agregada com o Guia dos Dragões Volume 2). Como o material desses netbooks foram compilados em apenas 32 páginas, muita coisa ficou de fora, sendo que o livro já destaca este sendo como amostra dos netbooks na introdução.

    O primeiro capítulo aborda as informações gerais sobre os dragões, ao começar traçando uma origem possível para cenários de RPG, com duas visões: a divina e a evolutiva, com evolução máxima durante o período Jurássico e com algumas espécies acabando pelo mesmo impacto que destruiu os dinossauros há 65 milhões de anos atrás e também há explicação sobre como os dragões mágicos e não mágicos. O capítulo continua com a explicação biológica (Anatomia, hábitos alimentares, a couraça e o fato deles serem seres alados) e psicológicos (Território deles, o fato deles serem colecionadores de peças valiosas e os seus covis, a sociedade). Isso tudo está explicado em termos de regras, não sendo totalmente descritivo.

    O capítulo a seguir aborda as regras específicas para dragões tais como categoria de idade, as armas naturais, as de sopro, imunidades, magia e grimórios, as Perícias e a Aura de Medo. Essa idéia de usar categorias de idade para os dragões lembra bastante o esquema usado nos Livros dos Monstros do AD&D e no D&D. Isso também altera os dragões publicados no Guia de Monstros de Arton e no Hi-Brazil, já que eles não estão divididos assim. Nesse capítulo, há um problema de redirecionamento: Na parte de Aprimoramentos é citado um capítulo que não existe. No final deste capítulo, sugestões de kits para dragões, que nada tem a ver com os kits sugeridos no final do livro e o uso de Dragões Híbridos, resultado do encontro entre dois dragões de cores diferentes e que adotam os valores mais altos dos dois.

    Os Dragões estão divididos nas seguintes categorias: Cromáticos (Azul, Branco, Negro, Verde e Vermelho), Metálicos (Bronze, Cobre, Latão, Ouro e Prata) e Outros (Marinho, Silvestre, Tartaruga-Dragão e Tatsu). Para ter um exemplo: Enquanto um Dragão Azul Filhote terá uma Mordida 15/0, um Grande Ancião terá Mordida 100/0. Um ponto interessante são os outros dragões: Marinho, que vive no mar e possui escamas no lugar do couro, Silvestre, que vive nas florestas e com o poder de metamorfosear-se nesses ambientes, Tartaruga-Dragão, uma evolução paralela entre tartarugas e dragões, esta que é a única criatura do jogo que não possui ficha conforme a idade e Tatsu, um tipo de dragão oriental que segue um código de conduta.

    Temos depois os Kits de personagem, já atualizado com as regras do Guia de Kits, Classes e Classes de Prestígio da editora com os seguintes: Caçador de Dragões, um especialista em caçar os dragões, o Cavaleiro do Dragão de Prata, membro de uma sociedade secreta, que tem estranhamente a Perícia Conhecimento (Dragões) que não existe em Daemon e o Mago Dracônico, um caçador de dragões hábil em usar magias.

    Encerrando, o uso de dragões no mundo de Trevas.e também em Arkanun, aonde mostra a história e como as sociedades secretas presentes nos livros os vêem. Fechando de vez o sempre presente catálogo da Daemon Editora.

    O livro possui uma bela capa de Rod Reis, mas as poucas ilustrações são fracas ou que ficam estranhas em preto e branco. O texto é bem escrito, ainda que tenha suas falhas e vai interessar bastante os Mestres do sistema Daemon, estejam mestrando em Tormenta, visto que esse é um suplemento não oficial para o cenário e também para o futuro Arcádia/Nova Arcádia. E quem sabe, este seja o primeiro de muitos netbooks impressos pela editora.


    Guia dos Dragões
  • Layout/Arte: 3/6
  • Texto: 4/6
  • Conteúdo: 6/6
  • Nota Final: 4/6

    Jogo: Sistema Daemon
    Editora: Daemon Editora
    Autor: Maury "Shi Dark" Abreu
    Formato: 32 páginas, P&B, capa mole
    Preço Sugerido: R$ 12,00
    Idioma: Português
  • sábado, 2 de dezembro de 2006

    Varna: Chamado da Guerra

    Rating:★★★★
    Category:Books
    Genre: Entertainment
    Author:O Círculo
    A Dragão Brasil em sua nova fase, iniciada na 112 teve implantada em cada edição um cenário feito por autores nacionais e o primeiro deles foi feito pel'o Círculo e foi publicado em duas edições: Na 112 e na 113. Agora esse material foi compilado e lançado pela Daemon Editora, como sendo o primeiro de uma série sobre o cenário, com pelo menos 8 livros abrangendo todo o mundo.

    Esse primeiro abrange boa parte do conteúdo já trazido nas duas edições citadas acima. O cenário passa-se num vale, situado ao lado do rio Varna aonde três Raças convivem: Os anões Ganuk, os humanos Cyndar e os elfos Nira-el, lá aonde outra Raça (Os Naarï, só citados, sem dados) vivia antes até desaparecer numa das várias guerras, já que esse lugar nunca teve um momento de paz. O conflito atual, que ocorre entre essas três Raças já citadas, ocorre por disputa territorial no Nexo. Esse é o primeiro capítulo.

    O livro segue com a explicação das Raças. A primeira das Raças são os Cyndar, que vivem do lado leste do Nexo e em Daemon, eles são humanos padrão e em D20 ganham duas Perícias extras. Logo após vem o Ganuk, a única Raça que tem um panteão monoteísta das três Raças principais, que em termos de regras sofre mudanças nos modificadores nos dois sistemas e os Nira-el, ateus, filósofos e que acreditam em reencarnação, em regras só sofrem alteração no Talento Usar Armas Comuns. Um ponto interessante é que elas não começam com 100 anos de idade, e sim, no mínimo com 17 e no máximo, 34 anos. A seguir, as Classes de Prestígio (D20) e os Kits (Daemon): Feiticeiro Furioso, em que apenas Humanos podem assumir, e que quando ficam furiosos, atacam com magia. O Campeão de Dunagar, apenas para Anões, aonde eles soltam magias e que possui uma montaria especial: O Leão Espiritual e o Joalheiro Arcano, apenas para Elfos, um artífice que cria uma jóia que incorpora a magia. A próxima seção é sobre os Aprimoramentos que incluem Benção dos Deuses (Somente para Humanos), Criar Jóia Arcana, Fuga da Mente Preparada (Somente para Elfos), Pele de Pedra, Usar Jóia Arcana e o Aprimoramento Negativo Dependência (Usar Jóia Arcana) e depois os Talentos Benção dos Deuses, Cobertura, Correntes de Eishoheran, Criar Jóia Mística, Fuga da Mente Preparada, Fúria Perturbadora, Pele de Pedra e Usar Jóia Mística. Os que são válidos só para uma Raça em Daemon também é proibido para esta em D20. Os que são relativos à criação de jóia arcana estão como pré-requisito para a Classe de Prestígio relativa em D20 e entra no Kit em Daemon.

    Voltamos a ter ambientação nesse próximo capítulo, com a geografia de Varna e cita pela primeira a estranha região conhecida como Nexo, que é o principal motivo da guerra e aonde vivem muitos monstros e ruínas do antigo povo Naarï. São também abordadas as regiões atuais de cada uma das Raças, como exemplo, os Ganuk ocuparam uma cidade Cyndar e os Nira-el que mudam sua capital em um prazo indeterminado. Logo após, as estratégias de guerra de cada uma das Raças, na qual os Ganuk preferem atacar à noite, e usam o método de pilhar-matar-destruir-fugir, os Cyndar com ataques rápidos e os Nira-el que são as protetoras do Nexo. Encerrando o capítulo, dicas de como conduzir aventuras nesse mundo tão dividido, duas para apenas uma Raça e duas para grupos mistos.

    Uma tabela a seguir mostra o que pode acontecer se acontecer uma falha crítica ao se utilizar magia no Nexo, podendo ocorrer uma perda permanente de 6 pontos num atributo! O livro encerra-se com os monstros (Carvalho Vivo, Leão Espiritual, Desmorto do Nexo, Aberração Rastejante e os modelos (em D20) Tocado pelo Nexo e Corrompido pelo Nexo). Seria interessante se fosse usada a idéia de modelo para eles também em Daemon. Ao final, as armas mágicas (Anel Celestial, Armadura de Dunagar, Conjuradora Célere, Dragão de Duas Cabeças, Espírito Flamejante, Ferramenta de Artesão, Manto do Conselheiro e Passo do Caçador). Encerrando de vez o livro, as outras publicações da editora e uma ficha de personagem.

    O livro é interessante, focando na disputa entre as Raças, que parecem que nunca irão ficar em harmonia, mas tem um problema: Ele não funciona sozinho, nem em Daemon, nem em D20, e em Daemon isso não é explicado, e fica estranha aquela ficha no final do livro. A fonte escolhida para os títulos não aceita o acento e então ficou Conjuradora C lere e o mapa ficou escuro e sem indicativos, mas as ilustrações ficaram muito boas, com o texto correndo bem e interessando ao leitor a cada momento. O livro deve interessar bem mais a grupos que só usem uma Raça a grupos que prefiram um grupo heterogêneo.

    Varna: O Chamado da Guerra
  • Layout/Arte: 5
  • Texto: 5
  • Conteúdo: 5
  • Nota Final: 5
    Sistemas: D20 System e Daemon
    Editora: Daemon
    Autores: O Círculo
    Formato: 36 p., P&B, capa mole
    Preço Sugerido: R$12,00
  • sábado, 25 de novembro de 2006

    RPGQuest 4 - Aventuras Orientais

    Rating:★★★★
    Category:Books
    Genre: Entertainment
    Author:Marcelo dD, Luka-Chan e Ronaldo B
    No EIRPG foi lançado o quarto volume do RPGQuest, além de três boosterpacks para Neokosmos. Esse é dedicado às aventuras orientais que abrangem dois bolsões de Arcádia: Os Reinos de Jade (Que na Terra representam a China e Coréias) e Reinos do Sol Nascente (Japão e Tigres asiáticos). A capa usada no livro seria adotada no, por enquanto, cancelado AnimeRPG - Japão Feudal e as ilustrações seguem os padrões dos anteriores.

    No início, temos a introdução aos props e ao cenário, na qual avisa que terá duas partes: Essa, a primeira e a ambientação e monstros no próximo. Ao ler a descrição é possível relacionar os reinos arcadianos criados com forma-pensamento com países reais como Hanói, capital do Vietnã, Hokkaido, a segunda maior ilha do Japão e Tai Wan, aonde há muitos hi-brasileiros. Os reinos mais importantes são Tokugawa eNobunaga nos Reinos do Sol Nascente e Wu, Shu, Wei no Império de Jade. Os líderes destes impérios estão descritos na parte de NPCs.

    Logo depois, segue a parte de construção dos personagens com as Classes Yamabushi (Clérigo dedicado à deusa Amaterasu), Ninja, Samurai, Ronin, Monge Shaolin, Shinobi, Kunioichi (Sedutoras assassinas profissionais), Wu Jen (Magos) e Komuso (Bardos). O Monge possui mais Habilidades Especiais, a maioria designada do Ataque de Musou que é, nos filmes e games, quando o personagem sai atacando todo mundo e acerta todos. Do resto, o livro segue o padrão dos outros até os NPCs. Cada exército possui personagens típicos como samurais, imperadores, generais e guerreiros e NPCs vindos do Romance of a Three Kingdoms (Sangokushi) e outra referência a cultura dos animes/mangás/HQs norte americanas como Kenshin (Ruruoni Kenshin, mas inspirado em personalidade real) e Genin Electra (Referência a personagem do Demolidor). Logo após, os Monstros, são poucos: Os Kappa (Demônios aquáticos) e suas variações, o vampiro Kiang-Shu, Oni-Bargong e o Dragão Prateado.

    A seguir, o wargame, na qual ficou um problema: Como se começa o jogo? Seria melhor revisar a parte das regras dele, para ficar mais fácil para os iniciantes. Para quem já joga wargame, assimilará as regras bem.


    Ao final, o RPGQuest 4 mantém o nível dos anteriores, com regras calibradas que estarão melhores com o lançamento do Módulo Básico e um cenário que será ampliado no RPGQuest 5. As regras do Wargame estão meio confusas, mas nada que a prática ajudará a jogar.

    terça-feira, 14 de novembro de 2006

    CIA World Factbook

    https://www.cia.gov/cia/publications/factbook/
    Anuário da CIA com dados sobre os países, bom para pesquisas escolares (e descobrir o que os americanos acham da gente).

    quarta-feira, 25 de outubro de 2006

    Nyverden (Novo Mundo)

    Há um bom tempo, este era um bolsão apenas de passagem de um bolsão para outro e conhecido por poucas pessoas. Mas um mago de Velha Arcádia chamado Terolis Profinnus aproveitou e usou seu espírito empreendedor para ocupar este plano. Para isto, após descobrir sobre os diferentes bolsões de Arcádia e começou a invocar portais em lugares extremamente aleatórios o que fez chegarem muitas pessoas diferentes, que tiveram de conhecer (e construir) esse novo lugar. No início não haviam divisões de reinos, mas após uma simples briga entre vizinhos ficou-se constatada que a união não dava certo, então foi-se permitida a divisão em reinos. O tempo passou, o Mago morreu e com guerras e tratados amistosos (ou nem tanto).

    Passados 3.000 anos desde a chegada, todos estão mais acostumados com o lugar, vivendo em um dos nove reinos na geografia atual. Cada um dos reinos possui cultura semelhante ao bolsão original e uma administração peculiar, indo da tirania à democracia. A administração central, antes ocupada por Terolis e por seus descendentes, após passar por alguns golpes ficou desgastada e atualmente é motivo de piada, sendo substituída aos poucos por uma espécie de "ONU" medieval, com representação de cada um dos reinos. Eles são:


  • Xi'an - Reino formado por imigrantes vindos do Reino de Jade, é totalmente cercado, à exceção do porto. Na hora de fechar, os monstros também ficaram guardados juntos, o que leva a criação de grupos de caça sempre. Ao que parece, muitos monstros estão guardados lá, já que sempre há expedições contra eles. Apesar de parecer um mundo fechado, é permitida a visita de estrangeiros em todos os lugares, à exceção da sala do rei e seus ascendentes.

  • Oneirópolis - Reino formado por imigrantes de Neokosmos e Velha Arcádia, formado por povos de deuses semelhantes, que no início da partilha, estavam divididos. Para demonstrar a união entre eles foram colocadas quatro estátuas nos pontos cardeais: Atena a Norte, Afrodite ao Sul, Apolo a Leste, Artemis a Oeste. É extremamente comum darem nomes de Deueses à cidades, ao ser afirmada a fundação de uma, muitos seguidores levam uma pequena estátua baratinha ao fundador e a cada membro do console.

  • Ostovinya - Formado por imigrantes de Nova Arcádia e outros cenários típicos medievais, já foi o maior reino de todos e o que recebia mais dinheiro, pelo fato de Terolis ter nascido alí e também por causa do reino ter sido modado em cima de um pedacinho de NA que mais lembrava os citados por poetas e escritores árcades. Atualmente a administração cabe a um Kobold e a um Humano e está a beira da guerra civil entre humanóides e monstros.

  • Jasy Jaterei - Formado por imigrantes de Hi-Brazil, é quase bem organizado, a não ser pelos habitantes de Hi-Brasil (Império, Floresta das Chuvas e Reinos Sulfídios) que nunca conseguiram se organizar e raramente assumem cargos importantes, e também raramente governam condados. Já foi tentada a divisão por várias vezes, mas para variar não chegaram a acordo nenhum...

  • Dallas - Formado por imigrantes de West, lembra realmente uma cidade do bolsão original o que a torna exótica frente aos outros reinos. Tão semelhante que ainda recebe imigrantes de Hi-Brazil e dos Reinos de Jade. Graças ao comércio com outros reinos, é conseguido ferro facilmente, mas boa parte acha interessante o uso de magia nas armas.

  • Hokkaido - Formado por imigrantes do Reino do Sol Nascente, reino que recentemente conseguiu a independência de Xi'An. A parte do muro que cercava a área foi destruída e aonde o muro em Xi'An precisou ser demolido e reformado. Extremamente normal encontrar na rua samurais e ninjas.

  • Al-Shabab - Formado por imigrantes do reino das 1.001 Noites e de Áfrika, que se uniram em torno da mesma religião. É administrado por um governo conjunto e também é aonde ocorrem mais casamentos conjuntos entre habitantes dos dois reinos originais.

  • Hlíwelord - Formado por imigrantes de Camelot e Britânia, possui uma távola redonda genérica que em nada lembra a original. Há tão grande devoção em relação ao rei Arthur que até agora foi o único nome usado pelos reis.

  • Terolis-Entya - A antiga região da administração central, em que Terolis administrava e acolhedora de imigrantes. Tão acolhedora que muitos ficaram, é aonde ficam os exilados de outros reinos e os que já tentaram morar em outros reinos, mas não deu certo, como vikings de Midgard.

    Os portais criados pelos mago continuam ativos, mas em menor número que aos originais. Ao que parece, eles também funcionam com viagem temporal já que há a notícia de um humano da Terra atual perdido em Hlíwelord.




    A Fazer:
  • Verificar alguns nomes de localidades e trocá-los, como Hlíwelord vindo direto do Kênia e Dallas.
  • Verificar os países, como nações pequenas e fazer um mapa para o próprio.
  • Pensar na heráldica e vexilos (bandeiras) dos países.
  • terça-feira, 17 de outubro de 2006

    Disque M para Matar (Dial M for Murder) - A. Hitchcock

    Rating:★★★★★
    Category:Movies
    Genre: Cult
    Quero ver se evito muitos spoilers...

    No mínimo, um filmaço do Hitchcok, mostrando como deve ser uma investigação criminal bem antes de CSI.

    O filme aborda uma tentativa de assassinato da mulher, Margot Mary Wendice (Grace Kelly, maravilhosa) pelo marido Tony Wendice (Ray Milland) ao descobrir que ela está o traindo com o escritor de livros policiais Mark Halliday (Robert Cummings). Para isso ele trama um acordo com o capitão Lesgate (Anthony Dawson) que possui identidades falsas e também é um velho amigo de infância dele, para variar, como nas histórias do Cebolinha o "plano perfeito" dá errado. E o assassino compadece.

    A arquitetura do filme é simples: São usados apenas dois cenários e uma locação, e pelo visto, não precisa mais do que isso. Os atores trabalham em sintonia, de forma teatral, baseado também no cinema clássico. Não há como criticar também a versão brasileira, exibida pelo SBT madrugaada passada.

    Sobre o roteiro: Preste atenção a tudo! Mais às falas e aos detalhes de cena, como um investigador criminal, senão você perderá a participação clássica do Hitchcock (Nesse caso, ele aparece aos 13 minutos de filme).

    Se ver esse filme para alugar, não perca.

    quarta-feira, 27 de setembro de 2006

    chargistaclaudio - Humor Político sem Besteirol

    http://chargistaclaudio.zip.net

    Blog do premiado chargista Cláudio dos jornais O Pasquim, Diário de Natal, Folha da Tarde, Folha de São Paulo e Agora São Paulo. Muitas charges políticas e esportivas desde 1989.

    Na charge ao lado, o final do primeiro turno de 2002. Antes de entrar no site, duvido que voces saibam quem é este que está pendurado.

    quarta-feira, 20 de setembro de 2006

    Culinária Lituana

    Description:
    Vários pratos da culinária lituana, pegos de uma comunidade do orkut sem membro nenhum.

    Ingredients:




    Ravioli Lituano - Virtiniai
    Massa:
    1 kg. farinha de trigo
    4 ovos
    1 colher de sobremesa de óleo
    sal a gosto
    1.1/4 copo de água

    Recheio:
    500 gr patinho moído
    1 cebola picada
    1 dente de alho picado
    2 ovos
    pimenta branca em pó a gosto
    noz moscada a gosto
    salsinha a gosto
    sal a gosto

    Molho:
    bacon picado
    manteiga
    cebola
    creme de leite fresco

    Frite o bacon e a cebola na manteiga. Quando estiver pronto acrescente o creme de leite fresco e deixe cozinhar por cerca de três minutos. Apague o fogo e sirva quente.

    Modo de Fazer
    Misturar todos os ingredientes da massa, sovar bem até que fique bem lisa e homogênea. Aproximadamente 5 minutos. Cubra e deixe descansar por ½ hora.
    Enquanto isso prepare o recheio. Junte todos os ingredientes crus misturando bem. Faça pequenas bolinhas usando uma colher de chá como medida e reserve. Corte a massa em pedaços e abra sobre a mesa com um rolo. Use um copo ou uma forminha redonda de aprox. 6,5 cm de diâmetro para cortar a massa. Coloque uma bolinha de carne no centro de cada corte redondo de massa. Feche como um pequeno pastel e aperte as laterais para que não abra durante o cozimento. Depois de pronto cozinhar em água fervente com sal. Servir com molho.


    Triguinho - Rugines kruopus
    Ingredientes
    1/2 kg trigo para kibe
    100gr bacon picado
    02 cebolas pequenas picadas
    03 dentes de alho picados
    04 colheres de sopa de manteiga
    Sal a gosto

    Modo de Fazer
    Deixar o trigo de molho em água. Depois de ½ hora espremê- lo bem.
    Refogar a cebola, o alho e o bacon. Sem desligar a panela, acrescentar o trigo espremido e aos poucos ir acrescentando a manteiga para manter o trigo úmido. Se necessário, neste momento deve-se colocar o sal a gosto.
    Misturar tudo e cozinhar até que esteja úmido e cozido.
    Arrume numa travessa e enfeite com folhinhas de salsa ou hortelã.
    Poderá ser servido quente ou frio.
    Excelente acompanhamento para o repolho com lingüiça ou para uma maionese.


    Repolho com lingüiça - Dešreles su kopustais
    Ingredientes
    1 kg repolho cru
    1 kg lingüiça toscana
    150 gr repolho curtido
    150 gr bacon picado
    1 cebola picada
    2 dentes de alho picados
    5 folhas de louro
    2 colheres de sopa óleo p/ refogar
    1 colher de sopa de massa de tomate
    sal a gosto
    pimenta do reino branca moída

    Modo de Fazer
    Picar o repolho em tiras não muito finas.
    No óleo refogar a cebola, o alho e o bacon. Sem desligar a panela, acrescentar o repolho cru, o repolho curtido, o louro e os demais temperos. Refogar tudo junto por cerca de 10 minutos e desligar o fogo.
    Levar uma panela com água ao fogo e quando estiver fervendo coloque as lingüiças para aferventar.
    Escorrer e colocar em uma assadeira.
    Levar ao forno e assar até que esteja dourada.
    Coloque o repolho numa travessa com as lingüiças dispostas por cima.
    Sirva quente acompanhado de grossas fatias de pão preto.


    Bolo de Carne - Falšyvas Zuikis
    Ingredientes
    1 kg carne bovina moída
    01 cebola grande ralada
    02 dentes de alho socados
    01 ovo
    01 pãozinho amanhecido amolecido no leite
    sal a gosto
    pimenta do reino moída a gosto
    bacon em fatias

    Recheio
    3 ovos cozidos duros ou
    lingüiça defumada ou
    1.1/2 xícara de presunto picado fino e queijo tipo mussarela.

    Modo de Fazer
    Trabalhe bem a carne misturando todos os temperos.
    Molde um " filão" e dentro dele colocar o recheio.
    Cubra com fatias de bacon e asse no forno por aproximadamente 40 minutos.
    Regar algumas vezes com o próprio sumo da carne enquanto estiver assando.
    Caso note que falta líquido, usar um pouco de água quente.
    Servir com batatas cozidas, assadas, purê ou repolho roxo refogado.
    Poderá ser servido quente ou à temperatura ambiente.


    Šaltibaršciai - Sopa Fria de Beterrabas
    Ingredientes
    2 beterrabas cozidas, descascadas e raladas
    2 pepinos médios descascados, finamente picados
    2 ovos cozidos duros
    4 colheres de sopa de creme de leite azedo
    1 litro de iogurte natural bem batido
    1 copo de água fria, fervida
    3 colheres de sopa de dill finamente picado
    1 xícara de cebolinhas verdes bem picadas
    1 xícara de rabanetes bem picadinhos
    sal a gosto

    Modo de Fazer
    Misturar bem as gemas com as cebolinhas e o sal. Acrescentar os pepinos, as claras cozidas bem batidinhas, o creme de leite, o iogurte, as beterrabas, os rabanetes e o copo de água.
    Mexer tudo muito bem,
    Servir em pratos individuais, salpicar o dill e servir com batatas quentes cozidas.


    Užgaveniu Žagareliai - Zagareliai de Carnaval
    Ingredientes
    ½ copo de creme de leite fresco
    ¼ de kg de farinha de trigo
    03 gemas + 1 ovo inteiro
    60 gr de açúcar
    ½ colher de chá de bicarbonato
    1 cálice de rum
    1 pitada de sal
    1 colher de chá de essência de baunilha
    raspas da casca de 1 limão
    açúcar de confeiteiro
    óleo para fritar

    Modo de Fazer
    Bater as gemas, o ovo e o açúcar. Acrescentar o creme de leite, o bicarbonato, o rum, a baunilha, a farinha e as raspas de limão.
    Trabalhar muito bem a massa, abrir e cortar em tiras e depois em losangos.
    Fazer um talho no centro do losango e por ele passar uma das pontas.
    Fritar em óleo quente.
    Depois de fritos, polvilhar com açúcar de confeiteiro e servir.
    Excelente acompanhamento para um chá!

    terça-feira, 12 de setembro de 2006

    Revistas Antigas de Games e Computadores

    http://www.datacassete.com.br
    Nesse link: Revistas antigas, inclusive de Odyssey^2 com Didi na Mina Encantada na capa!

    A destacar:
    Ação Games 1 e 2, Odyssey Aventura 1-8, SuperGame 1, 2, 31 e VideoGame 1-7. Além do Manual de Instruções para o Atari 2600 da CCE.

    segunda-feira, 4 de setembro de 2006

    Licenças SRD gratuitas e RPGs gratuitos

    http://www.darkshire.net/jhkim/rpg/srd/
    No link acima tem as licenças como D20, D20M e TrueD20. Inclue também licenças OGL não D20 como Fudge, FATE e Runic.

    Nesse link, na mesma página, uma lista de RPGs gratuitos e regras QuickStart em inglês.

    quinta-feira, 24 de agosto de 2006

    Mortal Kombat Trilogy para Mega Drive!!!

    http://umk3.hacking-cult.org/

    Um doido bielorrusso (Sim, bielorrusso!) resolveu criar um Mortal Kombat Trilogy a partir do Ultimate MK3, colocando cenários extras do MK3 e .personagens do MK1 e MK2. Ficou bem interessante. Download recomendado. O site inclui um TXT com todos os golpes dos personagens.
    Para baixar a rom diretamente o link é esse: http://umk3.hacking-cult.org/(2225)_UMK_3_HACK_11.rar

    Dica: Não pegue a Sonya MK1 e o Kano MK1, o jogo irá travar. E baixe os emuladores recomendados!

    sexta-feira, 11 de agosto de 2006

    Portable Mortal Kombat ::: GameBoy/Advance, GameGear, Game.com, etc., it's all here!

    http://pmk.mortalkombatonline.com/


    Site dedicado as versões menos jogadas de Mortal Kombat (Portáteis).
    Ele possui os manuais, golpes e mini-games, assim como imagens dos cenários.
    Para ampliar a imagem das 6 The Pit, basta clicar nela.

    quarta-feira, 12 de julho de 2006

    Dragão Brasil #120 - Tópico a Tópico

    Rating:★★★★
    Category:Other
    A Dragão Brasil desse mês conta com um novo projeto gráfico, assim como ilustrações novas do bardo Beltan feitas por H-Minus, também um novo sistema de notas para resenhas e também o primeiro artigo nessa fase escrito por leitor.

  • Notícias do Bardo: Lançamentos da Wizards of the Coast (Power of Faerûn; Tome of Magic: Pact, Shadow and Truename Magic; Voyage of the Golden Dragon; Complete Psionic; Player's Handbook II), Mundo das Trevas - Divulgada a capa de Promethean: The Created, Munchkin no XIV EIRPG, comunidades da Dragão Brasil no orkut (Dragão Brasil, Crônicas da Sétima Lua, GAIA 400X, Réia e Fantapunk), Criando uma cidade: web-enhancement pdo Livro do Mestre 3.5, Lançamentos da Daemon no EIRPG (Tagmar Daemon - Módulo Básico, Tagmar - Livro dos Reinos, O Abismo, Guia dos Dragões, RPGQuest - Aventuras Orientais, Neokosmos: Polis Biblos - Livro da Polis: Astarte, Maytréia, Varna).

  • Resenhas: As resenhas continuam com a nota indo de 1 a 6, mas agora há a avaliação independente pelos critérios layout/arte, texto e conteúdo, com a nota final baseada na média dos 3. Os livros resenhados são Kult - Beyond the Viel (Nils Paradox Entertainment/ 7eme Cercle, Kult, nota 6/6), Tome of Magic (Wizards of the Coast, Dungeons & Dragons, nota 6/6), Archane Archer (Secular Games, D20 System, nota 4/6).

  • Romances: O sistema de avaliação é o mesmo dos livros de RPG. O livro resenhado é o space opera Véu da Verdade (J. M. Beraldo, Editora Eridanius, nota 4/6).

  • RPG Eletrônico: O sistema de avaliação é baseado em gráficos, jogabilidade e história. O jogo avaliado é o Dragon Quest VIII (Square/Enix, PS2, nota 5/6).

  • Card Game Brasil - Anachronism: Matéria enviada pelo leitor Leão Carvalho com vários combates históricos, que permite várias disputas históricas como Alexandre o Grande contra Espártaco e Joanna D'Arc contra Myamoto Musashi.

  • Vinte Lados Especial - Kathos: Nessa edição, a seção está maior, descrevendo uma nova Raça para o sistema, os Kathos são gattos humanóides cuja maior inspiração foi a série em quadrinhos Leão Negro de Sérgio Cariello.

  • Aventura - Terror em Drazkan: Na aventura d'O Círculo (para 4 a 5 personagens de 3º nível em D20). Um ponto interessante nela é o uso da atitude dos NPCs (amistoso, pouco amistoso, indiferente). O mote da aventura liga templo abandonado, desaparecimento de pessoas e uma vila dominada pelo medo.

  • Conto - Por Tua Glória, Senhor! Conto escrito por Antônio Augusto Shaftiel, é um prólogo para o romance Templários: A Batalha de Hattin.

  • Artigo - Templários: Do lado dos Templários temos os Templários, Hospitalários e Teutônicos. Do lado árabe: Cavaleiros Mulçumanos e Assassino Ismaelita. Todos eles estão com o sistema D20, com sugestões de adaptação para o cenário padrão de D&D (Greyhawk) e Forgotten Realms. Está previsto um web-enhancement para Daemon também.

  • Quem é Quem - Não D20 (II): Na segunda parte do artigo: Warhammer Fantasy Roleplaying, o RPG "estrangeiro" que mais vendeu nos EUA, The Riddle of Steel, com combate ultra-realista, Ars Magica, que já deu as caras no Brasil e Fireborn que mistura fantasia e Arquivo X.

  • Dicas do Mestre - Servos do Destino: Idéias de como usar adivinhações, destino e profecias no RPG.

  • Artigo - Steampunk - Imaginação a vapor: Apresenta a Era Vitoriana real, fala de literatura e nos RPGs desde Space:1889 até o mais famoso: Castelo Falkenstein.

  • Bestiário - Lurgorr: Uma aberração mais parecida com uma lagarta, com quatro membros e quando este morre, vira pedra.

  • Pergaminhos dos Leitores: Pastor falando de RPG e Educação, leigo no RPG e o autor da matéria sobre Anachronism. Falha Nossa, Ponto de Encontro, Barraquinha do Orc, Lendas Lendárias e Calabouço Tranqüilo.

  • Anúncios: Os destaques são o EIRPG de Curitiba e a capa da Crônicas da Sétima Lua
  • segunda-feira, 10 de julho de 2006

    Fernando Vanucci Bêbado no Bola na Rede - 09/07/2006

    http://rapidshare.de/files/25494880/vanucci.asf.html
    Para quem prefere o YouTube

    http://www.youtube.com/watch?v=sLGhxaDFZK0

    Resumo da história:
    Ele apresentou das 18h até as 18h03
    Intervalo de 20 minutos
    18h30 - O goleiro de Showbol Ronaldo apresenta por 4 minutos
    18h34 - Intervalo
    18h37 - Volta com o Augusto Xavier.


    Transcrição do que ele disse:
    "Alô você, alô Brasil!
    Chegando! É você mesmo!
    Itália campeã mundial de futebol! Com todos os méritos, com todas as justiças. É claro que, é claro que eu também estou inconformado COM VOCÊ por quê poderia ser hoje o Brasil comemorando o título.
    [Pausa]
    Seeee... Se é fácil perder... Perder do jeito que nós perdemos... Hein? Ainda é muito mais difícil. Má muito mais difícil meeesmo! É difícil perder sabendo que... A gente não pode esqueceeeeer. É difícil esquecer isso... Tempo nós vamos ter para esquecer, sem dúvida esta copa do mundo de 2006, mas por quatro anos NO MÍNIMO ela vai ficar aqui com a gemte e talvez para sempre, 1950, que jamais foi esqucida pelo graaaande favoritismo do Brasil e pelo DESASTRE na final no Maracanã. Agora, na hora que os craques decidiram não joogar, isso é verdade, má é muita verdade, não teve espetáculo e o resultado poderia ser o que aconteceu exatamente. Agora é hora de reverenciar Canavarro, Tótti, Zambrótta. AAAA ITÁLIA, campeã mundial para nós. É hora da gente pensar no futuro, o futuro. É hora da gente reformular, reformulaaaar. É hora da gente mudaaaar ou... Mudar de vez. Vamos colocar o castelo de areia ABAIXO, ABAIXO e iniciar uma construção sólida para 2010. Copa 2010. África do Sul também não é assim tão longe, é logo ali. Caso contrário, nós seremos comida de leões."

    quarta-feira, 5 de julho de 2006

    Lista Final de Lançamentos + Futuros Lançamentos das Editoras

    Conforme os dados divulgados no EIRPG

    CONCLAVE EDITORA /\

  • Crônicas de Avalon - Velha Britânia - Pedro Borges, D20 System, Link, orkut, R$19,90.
  • Mohenjo-Daro: A Colina dos Mortos - Fernando Scheffer, Ação!!! e Clavius, Link, orkut.
  • Vikings: Reinos de Pedra - Cristiano Chaves, Victor Sapienco, Fernando Scheffer, D20 System, Link, orkut, R$21,90.

    Próximos Lançamentos:
  • Crônicas de Avalon 3: Heróis da Velha Britânia (06/2007), Vikings 3: Reinos Subterrâneos, parceria com a Secular Games para o lançamento de Vikings: Midgard em PDF nos EUA.


    DAEMON EDITORA /\
  • Abismo, O - Antônio Augusto Shaftiel, Sistema Daemon, Link, orkut, R$29,10.
  • Boosterpacks 3, 4 e 5 - NeoKosmos - Booster 3, Booster 4, Booster 5, orkut, R$6,30 cada.
  • Guia dos Dragões - Maury "Shi-Dark" Abreu, Sistema Daemon, Link, orkut, R$12,00.
  • Mayteria - Equipe Universo Germinante, Sistema Daemon, Link, orkut, R$39,00.
  • NeoKosmos: Astarte Polis Biblos - Livro da Polis - Kryptéia Estúdio Criativo, Sistema Daemon, RPGQuest e D20 System, Link, orkut, R$12,00.
  • RPGQuest 4: Aventuras Orientais - Ronaldo Barata, Marcelo del Debbio e Luciana Bacci, RPGQuest, Link, orkut, R$19,90.
  • Tagmar II - Módulo Básico - Daemon - Leandro Gandalfo, Daniel Paes Cuter, Bruno "Siamo Onurb", Brunno "Lobo" Silva e equipe original do projeto Tagmar2, Sistema Daemon, Link, orkut, R$25,00.
  • Tagmar II - Livro dos Reinos - Equipe original do projeto Tagmar2, Genérico, Link,orkut, R$29,00.
  • Varna - O Chamado da Guerra  - O Círculo, D20 System e Daemon, R$12,00, Link.

    Próximos Lançamentos:
  • Continuação de Tagmar e Varna, Rebelião do Universo Germinante, Mítica-Daemon, Necropia RPG, Romância RPG. E os RPG Quest: Oriental II, Tormenta, C7L, Reinos das 1001 Noites, Reinos de Ferro. Algo em torno de 20 livros esse ano.


    DEVIR LIVRARIA /\
  • BESM D20 - Guardians of Order, D20 System, Link, orkut, R$27,00.
  • Munchkin - Steve Jackson e John Kovalic, card game, Link, orkut.
  • O Mundo das Trevas - White Wolf Game Studio, Storytelling, Link, orkut, R$52,00.

    Próximos Lançamentos:
  • Isso, isso e mais Grimm D20, Vampire: The Requiém e Dragonlance: Twin Wars.


    ESCALA EDITORA /\
    Próximos Lançamentos:
  • Continuação da Dragonslayer.


    INDEPENDENTES
  • Boosterpack Necropia - Newton "N!tro" Rocha, RPGQuest, orkut.


    JAMBÔ LIVRARIA
  • Tormenta: Inimigo do Mundo - Leonel Caldela, Romance, Link, orkut, R$45,00.

    Próximos Lançamentos:
  • Guia de Personagens dos Reinos de Ferro, Áreas de Tormenta e Tormenta: Piratas e Pistoleiros.


    EDITORA JBC /\
  • 4D&T: Defensores de Tóquio 4ª Edição - Marcelo Cassaro, D20 OGL, orkut.

    Próximos Lançamentos:
  • Manual da Magia 4D&T.


    TALISMÃ EDITORA /\
  • Dragão Brasil #120 - Vários autores, multissistema, Link, orkut, R$6,90.

    Próximos Lançamentos:
  • Cenário Crônicas da Sétima Lua e continuação da Dragão Brasil.
  • sexta-feira, 16 de junho de 2006

    50 Fatos sobre Galvão Bueno

    Esse aqui é pior que o Chuck Norris e o Ronaldofat juntos.


    1) Quando Galvão Bueno nasceu, ele berrou: Uééééééééé do Brasil!!!!!

    2) Toda semana, quando saem os números da sena, Galvão Bueno grita: Eu Sabia! Eu Sabia! Mas ele nunca joga.

    3) Galvão Bueno comenta até minuto de silêncio.

    4) Para Galvão Bueno, mil palavras valem mais do que uma imagem.

    5) Deus criou o mundo em seis dias. No sétimo, foi interrompido por Galvão Bueno.

    6) Quando Adão foi criado, ele estendeu uma faixa no paraíso: "Filma Eu, Galvão".

    7) É impossível cronometrar o tempo que Galvão Bueno leva dobrando os "R" de cada palavra. A bateria de seu relógio acaba antes.

    8) Quando Galvão Bueno goza, toca o "Tema da Vitória" de Ayrton Senna.

    9) Galvão Bueno nunca tem deja vu. Só tira-teima.

    10) Galvão Bueno foi à Itália e mordeu a Torre de Pizza.

    11) A Monalisa sorri porque se lembra de uma gafe de Galvão Bueno.

    12) Wally se esconde para não ouvir a narração de Galvão Bueno.

    13) Van Gogh cortou as orelhas para não ouvir Galvão Bueno.

    14) Bethovem ficou surdo enquanto Galvão Bueno narrava a nona sinfonia.

    15) O grito de "Independência ou Morte" de Dom Pedro I foi abafado pela vibração de Galvão Bueno.

    16) Galvão Bueno narrou com entusiasmo uma corrida de caracóis com mal de Alzheimer.

    17) Galvão Bueno vibra até em missa de sétimo dia.

    18) Galvão Bueno ganhou uma aposta, recebeu em cheque e, para sacanear o amigo perdedor, fez um quadro com ele.

    19) Galvão Bueno é contra a pena de morte. Ele acha que não devemos ter pena de matar bandidos.

    20) Galvão Bueno quer saber o horário de funcionamento do Google durante a Copa.

    21) Galvão Bueno é o único ser vivo que consegue interromper o Faustão quando ele começa a falar.

    22) Galvão Bueno não é louro porque isso seria redundância.

    23) Galvão Bueno não sabe o que é redundância.

    24) Só uma pessoa consegue falar mais alto que Chuck Norris. Galvão Bueno.

    25) Galvão Bueno ensinou Tarzan a gritar.

    26) Fidel Castro interrompe seus discursos para ouvir Galvão Bueno.

    27) Bin Laden só grava os seus próprios vídeos porque Galvão Bueno não atende a seus pedidos de "Filma Eu".

    28) Quando o terceiro segredo de Fátima for revelado, Galvão Bueno gritará: Eu Sabia! Eu sabia!

    29) Galvão Bueno sabe tudo. Até a idade da Glória Maria.

    30) A cada grito de gol de Galvão, 231 neurônios morrem na cabeça de cada telespectador. Os restantes fazem uma ola.

    31) Quando Galvão Bueno era criança, seus colegas o odiavam porque, a cada gol nos jogos de futebol, Galvão obrigava a todos os atletas envolvidos a repetir o lance para os que não tinham visto. Só para ele narrar o replay.

    32) Galvão Bueno pronuncia mais letras "r" por ano do que todos os habitantes do Estado de São Paulo.

    33) Se as duas palavras que ele mais gosta de pronunciar tivessem a letra "r" - "Galvão" e "Bueno" - ele pronunciaria mais a letra "r" do que todos os habitantes da República Popular da China.

    34) Galvão Bueno só não é famoso na China porque a seleção chinesa nunca faz gols.

    35) Galvão Bueno nunca teve calos nas cordas vocais. Seus calos é que têm cordas vocais.

    36) As cordas vocais de Galvão Bueno são tão resistentes que são usadas para sustentar o Bondinho de Pão de Açúcar.

    37) A voz de Galvão Bueno é a única que pode ser vista do espaço.

    38) Galvão Bueno nunca diz um palavrão. Prefere dizer duas palavrinhas.

    39) Quando Deus criou Galvão Bueno, perguntou a ele onde ele gostaria de nascer. Ele escolheu o Brasil, porque todos os verbos no infinitivo em português tem a letra "r" no final.

    40) Mesmo sendo brasileiro, Deus só acatou porque sabia que um dia ele trabalharia na Rede Globo. E teria o poder de destituir Deus de suas funções.

    41) O som que Galvão Bueno mais gosta é o da sua voz.

    42) O segundo som que Galvão Bueno mais gosta é do som de sua voz quando reverbera nas paredes.

    43) Galvão Bueno tem uma foto 3x4 dele mesmo na carteira. E mostra para todo mundo.

    44) Galvão Bueno é tão vaidoso que faz mesa redonda com um só convidado: Ele mesmo.

    45) Graças a Galvão Bueno, o astronauta brasileiro soube das vitórias do Brasil de dentro do foguete. Sem estar com a TV ligada.

    46) Galvão Bueno nunca grava os jogos que narra para assistir depois. Ele não perderia a chance de dizer todas aquelas palavras mais uma vez.

    47) Galvão Bueno nunca usa malas em suas viagens. E sempre paga excesso de bagagem.

    48) O volume da voz de Galvão Bueno não é medido em decibéis. É na escala Richter.

    49) Os 50 fatos sobre Galvão Bueno só têm 49 itens porque fomos interrompidos por ele antes de chegar ao fim.

    Fonte: Comunidade Futebol Alternativo

    sexta-feira, 9 de junho de 2006

    Dragão Brasil #119 - Tópico a Tópico

    Rating:★★
    Category:Other
    O destaque desse número são os previews dos cenários BESM D20, Mundo das Trevas e Reinos de Ferro, além do pontapé inicial (ê Copa do Mundo) no cenário Fantapunk, além do destaque dado aos contos e livros.

  • Notícias do Bardo: XIV Encontro Internacional de RPG, Romances inspirados em RPG (Príncipe da Destruição, Perdidos no Salão do Crepúsculo, Necrópole - História de Fantasmas, Necrópole - História de Vampiro e Lobo Alpha), O Feiticeiro da Montanha de Fogo (Caladwin Editora), Encontros no Norte e Nordeste (I Encontro Cearense de RPG e RPG no SESC Macapá), RPG no Bob's, V Caravana Surreal para o XIV EIRPG, Vikings: Reinos de Pedra e Crônicas de Avalon: Velha Britânia (Conclave Editora) e Lançamentos da Devir (Livro Completo do Guerreiro, World of Darkness e BESM D20).

  • Resenhas: Horizonte Profundo (Devir Livraria, D&D, Nota 2/6), Manual dos Planos (Devir Livraria, D&D, Nota 4/6), Shadowrun 4ª Edição (Fanpro, Shadowrun, Nota 5/6) e Vectora: Cidade das Nuvens (Jambô Livraria, D20 System, Nota 4/6).

  • Literatura: Resenha do Romance Setita (Devir Livraria, Nota 5/6) e informações dos lançamentos O Caçador de Gigantes (Daniel R. Salgado, Editora Novo Século) e o preview do romance Ventrue (Gherbod Fleming, Devir Livraria).

  • Preview - Reinos de Ferro: Apresenta o cenário com as novidades do Guia de Personagens dos Reinos de Ferro. Apresenta a Classe de Prestígio Capelão de Batalha e as regras para armas de fogo para o sistema D20.

  • Mini-Cenário - Fantapunk: Apresenta o cenário Fantapunk, que já foi publicado na revista Universo Fantástico do RPG nº 03 da Camargo & Moraes Editora e também possui uma coluna na REDERPG. O cenário visa misturar os gêneros Fantasia e Steampunk e passa em quatro continentes: Hy-Brasil, Arcádia, As Montanhas do Mar e Arquipélago Rami. Destaque para algumas coisas que já temos: Rádio, imprensa, fotografia e armas de fogo. Além de máquinas de combate e constructos como mechas, além de biotecnologia. Há detalhes para os grupos reunidos como as escuderias, ligas, agências e corporações.

  • Conto - Por Mera Sobrevivência: Conto introdutório para a aventura Escolhas Fatais escrito por Antônio Augusto Shaftiel.

  • Aventura - Escolhas Fatais: Aventura para Vampiro: A Máscara escrita por Antonio Augusto Shaftiel e Thiago Augusto. Suspeitas anarquistas da periferia contra os anciões. No final, sugestão de adaptação para Nova Orleans.

  • Vinte Lados - Classe Favorecida: Explana sobre as Raças e suas Classes Favorecidas do sistema e abrange também os Aasimar, Povo Lagarto e Drow.

  • Quem é Quem - Além do Sistema D20: Abrange os jogos Exalted (White Wolf), The Secret of Zir'An (Arthaus), The Shadow of Yesterday (Anvielwerks Games), Pendragon e Earthdawn (Red Brick Limited e Living Room Games).

  • Preview - BESM D20: O livro explica como funciona a daptação do BESM para o sistem D20 e o uso das Progressões Geométricas no jogo. Há o preview das Classes Estudante e Metamorfo.

  • Dicas de Mestre - Anime & RPG: A seção trás como funcionam os gêeros de anime (Ação, drama, comédia, romance e as combinações). Idéias para a criação de personagens e idéias para aventuras.

  • Movimento Browniano - Um Passeio em Baltimore: Dessa vez o movimento browniano traz um material: A cidade de Baltimore descrito no romance do clã Ventrue.

  • Bestiário - Escravo do Pavor Um morto vivo que deseja transformar outros humanóides em mortos-vivos.

  • Preview - Mundo das Trevas: O texto introduz os jogadores ao novo Mundo das Trevas, informando as mudanças, curiosamente o número padrão é 5.

  • Promoção: A promoção promete dar de presente o novo Mundo das Trevas para o melhor cronista.

  • Pergaminhos dos Leitores: Oito anos de Daemon Editora, dúvidas de D20, Magic D20, conheço essa pessoa a foto e dúvidas de GURPS e Daemon. Ponto de Encontro, barraquinha do orc, Falha Nossa, Lendas Lendárias e nos quadrinhos Rakkar de Fabiano Pallante.

  • Publicidade, Gráfica e Brinde: Destaque para o terceiro pôster diferente do EIRPG, publicidade do romance Caçador de Gigantes e das Crônicas da Sétima Lua
  • segunda-feira, 22 de maio de 2006

    Festival George Meliès no YouTube


    http://www.youtube.com/results?search=George+Melies&search_type=search_videos
    'Festival' com o pioneiro criador dos efeitos especiais para o cinema, George Meliés, que estava presente na primeira exibição dos irmãos Lumière e fez mais de 500 filmes.
    Destaque para A Viagem à Lua (1902), em duas partes: http://www.youtube.com/watch?v=XYfB5yekmTw&search=George%20Melies
    http://www.youtube.com/watch?v=M5bSel9JlTM&search=George%20Melies

    Os filmes vão de 1897 a 1911

    sexta-feira, 19 de maio de 2006

    Cris Lyra Fan Site


    http://www.geocities.com/crislyrafansite/
    Site quase-oficial da Jornalista, apresentadora do The Contender e ex-modelo carioca, radicada em São Paulo, Cristina Lyra da Rede TV!
    Incluem notícias, biografia e uma extensa galeria de fotos.

    sábado, 13 de maio de 2006

    Pré-Lista de Lançamentos para o EIRPG 3.2

    Atualizada em 29/06/2006

    A lista abaixo é formada principalmente por deduções e consultas nos fóruns. Ainda não há nenhuma informação da Escala/Mantícora, nem da Caladwin, responsável pelo Aventuras Fantásticas. Para lançamentos anteriores ao EIRPG, foi considerado dois meses antes do evento (01/05), ou seja logo após a Bienal do Livro de SP.

    CONClAVE EDITORA /\

  • Crônicas de Avalon - Velha Britânia - Pedro Borges, D20 System, Link, orkut, R$19,90.*
  • Mohenjo-Daro: A Colina dos Mortos - Fernando Scheffer, Ação!!! e Clavius, Link, orkut.*
  • Vikings: Reinos de Pedra - Cristiano Chaves, Victor Sapienco, Fernando Scheffer, D20 System, Link, orkut, R$21,90.*


    DAEMON EDITORA /\
  • Abismo, O - Antônio Augusto Shaftiel, Sistema Daemon, Link, orkut, R$29,10.*
  • Boosterpacks 3, 4 e 5 - NeoKosmos - Booster 3, Booster 4, Booster 5, orkut, R$6,30 cada.*
  • Guia dos Dragões - Maury "Shi-Dark" Abreu, Sistema Daemon, Link, orkut, R$12,00.*
  • Mayteria - Equipe Universo Germinante, Sistema Daemon, Link, orkut, R$39,00.*
  • NeoKosmos: Astarte Polis Biblos - Livro da Polis - Kryptéia Estúdio Criativo, Sistema Daemon, RPGQuest e D20 System, Link, orkut, R$12,00.*
  • RPGQuest 4: Aventuras Orientais - Ronaldo Barata, Marcelo del Debbio e Luciana Bacci, RPGQuest, Link, orkut, R$19,90.*
  • Tagmar Daemon - Leandro Gandalfo, Daniel Paes Cuter, Bruno "Siamo Onurb", Brunno "Lobo" Silva e equipe original do projeto Tagmar2, Sistema Daemon, Link, orkut, R$25,00.*
  • Tagmar - Livro dos Reinos - Equipe original do projeto Tagmar2, Genérico, Link,orkut, R$29,00.*
  • Varna - O Chamado da Guerra  - O Círculo, D20 System e Daemon, R$12,00, Link.*


    DEVIR LIVRARIA /\
  • BESM D20 - Guardians of Order, D20 System, Link, orkut, R$27,00.**
  • Munchkin - Steve Jackson e John Kovalic, card game, Link, orkut.
  • O Mundo das Trevas - White Wolf Game Studio, Storytelling, Link, orkut, R$52,00.**


    INDEPENDENTES
  • Boosterpack Necropia - Newton "N!tro" Rocha, RPGQuest, orkut.*
  • Tagmar 2 - Grupo Tagmar 2 (Marcelo Rodrigues, Eduardo "Baldur" Wagner, Eduardo Turini Ribeiro, Thiago Perez Moreira, Pablo Angely Marques Coimbra, Stefano Guimarães Giusini, Luigi de Menezes Piccolo, Claudiney  Martins, Nelson Rodrigues, “Peter” Luiz a.k.a. Primordial The Only, Márcio Conrado A. dos Santos, Marcos Vinicius Lopes), Tagmar 2, orkut.


    JAMBÔ LIVRARIA
  • 4D&T: Defensores de Tóquio 4ª Edição - Marcelo Cassaro, D20 OGL, orkut.***
  • Guia dos Personagens dos Reinos de Ferro - Rob Baxter, Brian Gute, Joe Martin, Douglas Seacat, Phil Reed, Michael Tresca, Brain Brousseau, Colin Chapman e J. Michael Kilmartin, D20 System, orkut.*§
  • Tormenta: Inimigo do Mundo - Leonel Caldela, Romance, Link, orkut, R$45,00.**


    TALISMÃ EDITORA /\
  • Crônicas da Sétima Lua - Rafael Rocha, Richard Garrell, Tiago Marinho e Tzimisce, D20 System, orkut.*§
  • Dragão Brasil #120 - Vários autores, multissistema, Link, orkut, R$6,90.*


    Legenda

















    *Confirmado
    **Já lançado
    ***Ou senão, sai pela Escala ou JBC
    §Prazo adiado para o final de julho
    /\A editora terá estande no evento


    Atualizações
    29/06/2006 (3.2)
    - GURPS 4ª adiado e retirado;
    - Adicionado orkut no Munchkin.

    29/06/2006 (3.1)
    - Adicionado ícone para as editoras que terão estande no evento.

    25/06/2006 (3.0)
    -Adicionado Munchkin na Devir;
    - Adicionados links para todos os livros da Daemon;
    -Adicionada Dragão Brasil #120;
    - Adicionados os boosterpacks para RPGQuest.

    20/06/2006 (2.3)
    -Atualizada a lista da Daemon com os preços, adicionado RPGQuest no Astarte;
    -Adicionado o lançamento Varna;
    - Retirado Trevas Orientais e Rebelião.

    15/06/2006 (2.2)
    - Mítica Daemon adiado para Outubro.

    10/06/2006 (2.1)
    -Retirada a listona dos autores de Tagmar, ficando setada no Tagmar 2;
    - Adicionada uma categoria para os livros que serão lançados só no fim de julho;
    - Adicionado o preço do Vikings;
    - Adicionada duas especulações: Guia dos Jogadores de Faerûn e GURPS 4ª Edição - Campanhas.

    06/06/2006 (2.0.2)
    - Adicionado o link no NeoKosmos: Astarte Polis Biblos - Livro da Polis.

    05/06/2006 (2.0.1)
    - Correção da versão da atualização anterior;
    - Adicionado o nome do suplemento do Neokosmos, asterisco e preço;
    - Adicionado o preço no Guia dos Dragões;
    - Adicionado asterisco no GURPS 4ª Edição: Personagens.

    03/06/2006 (2.0)
    - Alterado o título do RPGQuest 4;
    - Adicionado Guia dos Dragões;
    - Adicionado asterisco em vários livros da Daemon;
    - Adicionados links para comunidades do orkut.

    30/05/2006 (1.3)
    - Adicionado Tagmar - Guia dos Reinos no sistema Daemon;
    - Adicionados os autores originais do projeto Tagmar 2;
    - Adicionados links que relacionam direto ao site dos livros.

    26/05/2006 (1.2)
    - Adicionado Mohenjo-Daro e também é adicionado asterisco no RPG Quest 4.

    21/05/2006 (1.1.1)
    - Adicionado os preços dos livros já lançados e de alguns já anunciados.

    19/05/2006 (1.1)
    - RPGQuest Tormenta adiado para Agosto;
    - Tormenta: O Inimigo do Mundo já lançado;
    - Autor do Trevas Orientais alterado;
    - Criação da categoria Indepedentes.

  • sábado, 22 de abril de 2006

    Dragão Brasil #118 - Capa: Crônicas da Sétima Lua

    Rating:★★★★
    Category:Other
    Esse mês, após um longo atraso Chinagliar, a Dragão Brasil traz o preview de seu novo cenário, Crônicas da Sétima Lua, além de um mini-cenário completo, Yrth Ancestral.

  • Notícias do Bardo: Primeiros lançamentos de 2006 e D&D Miniatures (Player's Guide to Eberron, Races of The Dragon, Thirty Years of Adventure: A Celebration of Dungeons & Dragons. Red Hand of Doom, Starter Set Wardrums, War of the Dragon Queene Dungeons & Dragons Icons), Véu da Verdade, Devir - D&D: Kit do Mestre, Arcádia: Neokosmos, Tromenta D20 - Vectora: Cidade nas Nuvens, Aniversário da Conclave: Presente para os Jogadores e novo lançamento e SPHERE: O MMORPG que veio do frio.

  • Resenhas: Os livros avaliados e as notas são Tormenta Guia do Mestre 3.5 (Nota 4/6, D20 System, Jambô Editora), Tormenta: Academia Arcana (Nota 3/6, D20 System 3.5, Jambô Editora), Crônicas de Avalon - Nos tempos do Rei Arthur (Nota 5/6, D20 System, Conclave Editora), Monstros de Faerûn (Nota 5/6, Dungeons & Dragons, Devir Livraria) e RPGQuest 3: Cavaleiros Templários (Nota 5/6, RPG Quest, Daemon Editora).

  • RPG Eletrônico - Dragonshard: DragonShard (Nota: 3/6, PC, Atari) é um RPG da Atari baseado em Eberron e aproveita a engine de Warcraft III.

  • Aventurando-se em RPGQuest - Itens Mágicos: Os itens mágicos são construídos por tabelas. Outro destaque é a inclusão de todos os cenários de Arcádia: Midgard (Vikings), Hi-Brazil, Reinos de Jade (China), Camelot (Avalon), Velha Arcádia (RPGQ2), Nova Arcádia (RPGQ1), Neokosmos, Languedoc (RPGQ3), Reino das 1001 Noites (Árabe), Afrika e Reino do Sol Nascente (Oriental).

  • Capa - Crônicas da Sétima Lua: O texto começa contando a história do mundo e a morte divina. Há como destaque a alteração nas regras, a raça Meio-Elfo, nova Classe de Prestígio: Xamã de Ossos e um novo Talento.

  • Aventura - Armadura Negra: Aventura para 5º nível preparada pela equipe da Conclave baseada num "pequeno cenário". Será um próximo lançamento da editora?

  • Mini-Cenário - Yrth Ancestral: Um mundo sem humanos e cheio de gênios era assim Yrth antes da ocasião do Cataclisma, ao menos na visão de Christian "MBasico" Maillefaud.

  • Dicas de Mestre - Mestrando para Iniciantes: Newton "N!tro" Rocha mostra nessa matéria, com diagramação de folheto como mestrar seguindo oito dicas simples.

  • Vinte Lados: Discute a criação de itens mágicos e trás um item novo, a Lâmina do Mago.

  • Movimento Browniano - Esportes e o RPG: O Movimento aborda a relação dos autores de RPG com os esportes. Há um destaque ao palmeirense (que perdeu hoje por 6x1 :'() Michael Mulvihill, autor de Shadowrun. Há uma citação ao TWERPS, que é um dos livros que ainda procuro nos leilões. Ah, e o autor é um Douglas. Qual deles será?

  • Trabalho em Equipe: O artigo visa o trabalho em grupo, inclusive a construção de personagens e a realização de combates em conjunto e como o Mestre pode colaborar. Inclui novos Talentos.

  • Bestiário - Náiade do Charco: Uma criatura humanóide tipo Fada aquática que podem resultar em Meio Náiade (modelo). Ela é perigosa, já que se apenas tocar um personagem, este será papai. Isso não acontece no Meio Naíade.

  • Pergaminhos dos leitores: Há discussão sobre publicação de material na Dragão Brasil, Ajuste de Nível, lançar magias e RPG & Educação, cinco lendas lendárias e a Calabouço Tranqüilo de Leonel Domingos.

  • Publicidade, Gráfica e Brinde: Na publicidade há o destaque ao XIV EIRPG e incluindo a ficha de inscrição para o evento. Há também folhas iguais a capa, por isso a revista possui 4 grampos em vez dos 2 normais. O brinde é Victory ou Holy Avenger, dependendo da região e o quanto tiver de encalhe. Aqui veio a Holy Avenger Especial #02.
  • domingo, 16 de abril de 2006

    O Livro das Lendas

    Rating:★★★★
    Category:Books
    Genre: Science Fiction & Fantasy
    Author:Gustavo César Marcondes
    Livros de RPG destinados à Educação sempre existiram no mercado nacional, apesar de pouco conhecidos e de pouquíssimos títulos. Dos pioneiros é possível destacar o livro Saindo do Quadro do professor e psicólogo Alfeu Mercatto e mais recentemente o Anais do Simpósio de RPG & Educação da Devir Livraria e Ludus Culturalis, além de uma produção independente do professor Marcos Tanaka, também autor do cenário Brasil.org. Além disso, existem teses que são defendidas em universidades sobre RPG, sendo a mais conhecida a de Sônia Rodrigues na PUC-RJ, mestre em Literatura Brasileira com um projeto de doutoramento a partir do RPG. O professor de química Gustavo C. Marcondes, que também usa o RPG na sala de aula conseguiu publicar seu título pela Zouk Editora, editora que se destaca principalmente pelos títulos voltados para a Educação.



    Como primeiro título de RPG da editora, ela pensou muito mais em fazer um livro de arte com formato brochura, papel de luxo e ilustrador com um estilo interessante, já que em nenhuma das ilustrações de Zoé Degani são usadas linhas retas, com a grande maioria destinada a ambientes como cidades e arbustos, seres vivos podem ser vistos andando nas cidades, mas só um aparece em destaque no capítulo de Criação de Personagens. Esse também é um dos raros livros de RPG nacionais em que há orelha, talvez descontando o OPERA RPG, que serve como marcador de página e na qual há um texto de Louis L. Kodo, professor de História que fala da importância do RPG na educação.



    Abrindo o livro, há uma dedicatória do autor aos familiares e uma lista com mais de 100 jogadores que participaram do projeto, logo depois no capítulo Fundamentação é dito aonde é possível desenvolver o RPG numa sala de aula, de forma bem resumida, como o teatro e o uso de ações em grupo para resolver situações, seguido de uma explicação sobre a história do RPG, sobre o livro e sobre o jogo, como ocorrem as ações na mesa e quais aventuras que podem ser realizadas com o livro, pois este é também um sistema.



    O sistema Livro das Lendas é jogado com 3 dados de 6 faces e possui 7 atributos: Força, Destreza, Inteligência, Resistência, Vontade, Reflexos e Carisma, além desses há Perícias, Talentos, Falhas e Poderes (Magias, Psiquismo e Efeitos Colaterais). Um ponto interessante do sistema é o seguinte: uma Perícia pode ser ruim! Coisa que praticamente inexiste nos RPGs atuais, as já citadas Perícias são divididas em artísticas, atléticas, combate, espionagem, comerciais, sociais, de conhecimento, com animais, lingüísticas, manipulação, médicas e técnicas. Nenhuma Perícia/Talento/Falha/Poder tem descrição, mesmo assim é fácil entender o que cada um representa, como “Ar de Superioridade”, “Traçar Perfil”, e “Detectar Pontos Fracos”.



    O livro continua com os equipamentos - onde fica a curiosidade: 20 reais equivalem a 1 Peça de Ouro -, seguindo com história, experiência, dano - que possui um sistema similar ao Storyteller - e finalizando com o capítulo do Mestre, inclusive com dica do que fazer quando os jogadores estiverem fazendo muito barulho, e cá entre nós, já usei o método usado no livro. Continuando com as dicas de criar sua própria aventura e de como inserir propostas didáticas dentro da aventura. Há ainda a aventura O Segredo da Cidade Cinzenta, destinada ao uso de química, sem combate que ainda pode ser adaptada para outras matérias, que dá um exemplo geral de uso lúdico de RPG. No final, há a ficha de personagem para o uso do sistema Livro das Lendas, uma extensa bibliografia com uma mescla de títulos de RPG e também livros destinados a professores.



    Por fim, esse é um livro que pode ser usado por professores, alunos e jogadores normais, o grande problema dele é o preço e a idéia da editora, já experiente no assunto, ao invés de fazer um livro destinado a educadores, fazer um livro de arte. Mesmo assim, este conta com um excelente suporte a partir de duas aventuras na REDERPG: uma educativa e outra não, isso sem contar que o autor pretende publicar o seu mundo para os dois usos, afinal ele também possui um sistema completo, simples e de fácil digestão. Ter um livro assim nas bibliotecas sempre é bom, para tentar eliminar a má fama do RPG, pena que dificilmente atinge o mercado necessário (no caso, o de professores e escolas). Quando tivermos professores e o nosso hobby realmente valorizado nesse país, aí sim este irá para frente.







    Livro das Lendas – Aventuras Didáticas

    Nota: 5/6

    Jogo: Sistema Livro das Lendas

    Editora: Zouk.

    Formato: 48 páginas, capa mole, P&B.

    Autor: Gustavo César Marcondes

    Preço Sugerido: R$26,00

    Idioma: Português

    quarta-feira, 15 de março de 2006

    RPG na Bienal do Livro de São Paulo

    A Bienal do Livro, realizada entre os dias 9 e 19 de Março no pavilhão de Exposições do Anhembi em São Paulo, aqui será dada uma idéia do que aconteceu na parte de RPG durante esse evento. Além dessas, tinham também mais 3 ou 4 editoras, segundo Marcelo del Debbio, lançando romances baseados em RPG, mas esqueci-me de pegar os nomes. Duas delas estão embaixo: Alaúde e Letras Jurídicas.


  • Comix: A Comix estava dando desconto principalmente na parte de quadrinhos, de RPG possuía dados e produtos da Daemon e da Talismã. A livraria sempre está presente nos eventos de Anime em São Paulo usou o mesmo estande e num espaço um pouco menor que costuma ser nesses eventos.


  • Daemon Editora RPG: A Daemon levou para o estande da Megaliga (na verdade TODA a Loja de RPG). A editora per se estava lançando o Arcádia Neokosmos do estúdio Kryptéia, na qual há uma coluna toda quinzena na REDERPG para os sistemas Daemon e D20, o romance Príncipe da Destruição de Antônio Augusto Shaftiel e o segundo livro dedicado às artes marciais: Ninjitsu - A Arte da Guerra das Sombras do Shidoshi Roidrigo Müller que não é de RPG, mas pode ser usado como guia de referência. A Jambô trouxe o Academia Arcana D20 e Vectora - A Cidades das Nuvens D20, já que o Panteão D20 não tinha chegado. Outro lançamento foi o romance Véu da Verdade escrito por João Marcelo Beraldo que, dizem por aí, pode vir a se tornar RPG no futuro. Aconteceu também o coquetel de lançamento e tarde de autógrafos dentro do stand com salgadinhos e refrigerantes 'de grátis', além do Shidoshi Rodrigo Müller que levou saquê e um salgadinho de wasabi (raiz forte) realmente com o gosto muito forte, não experimentei-o, mas só de ver a cara dos outros ao comer, meu estômago já avisou: "Nem pensar". No sábado estavam presentes também vários autores da editora, curioso foi que o carrinho do sorvete que deveria ficar do outro lado do restaurante que fica no intervalo das barracas, ao ver a muvuca que estava acontecendo prefiriu ficar do lado da Daemon. Outro fato curioso era o cosplayer de Peregrino de Santiago de Compostela com barba falsa, batina e cajado cuja editora (Santiago de Compostela) era vizinha da Daemon. As crianças viam a miniatura de dragão exposto na editora e iam ver o tiozinho também. Que Bob Esponja (Coquetel Ediouro) que nada!


  • Devir Livraria: A Devir, de RPG, só lançou Curumatara - De Volta a Floresta aventura-solo paradidática escrita por Maria do Carmo Zanini e José Roberto Zanchetta, o prometido O Livro Completo do Guerreiro não tinha ficado pronto também. A Ludus Culturalis estava demonstrando RPG e Card Games (Tinha prometido ficar para jogar o Anachorism, mas não deu). Na hora em que fui havia uma mesa de Dungeons & Dragons e as outras eram de Star Wars Miniatures, Pokémon TCG e Magic the Gathering. Depois passei por lá várias vezes, mas não deu pra saber qual jogo era. Havia promoção para vários livros da editora, como GURPS à 10 reais. Aproveitei e levei três deles, pena que o Horror não estava na promoção...


  • Editora Alaúde: A editora Alaúde estava lançando dois romances baseados em RPG: Necrópole - Histórias de Fantasmas e Necrópole - Histórias de Vampiro. Ambos possuem contos relacionados aos temas citados e são escritos por 7 autores, sendo que um deles, Gianpaollo Celli é velho conhecido dos leitores da Dragão Brasil. Para saber mais: http://www.alaude.com.br/terror.htm


  • Letras Jurídicas: A editora jurídica está lançando Perdidos no Salão do Crepúsculo escrito por Gustavo Moscardo Domingues é baseado numa campanha de Dungeons & Dragons 3.0 e teve alguns de seus capítulos publicados nos fóruns da REDERPG e da SpellBrasil.

    As duas grandes livrarias brasileiras: A Saraiva só tinha livros da Devir Livraria na seção Esporte e Lazer e a Siciliano não tinha nenhum livro sequer.

    Uma sugestão de livro fora do RPG

    Comprei numa das promoções da Bienal o livro Viver nas Cidades Medievais (Editora Moderna) de José Rivair Macedo, professor de história da UFRGS, trata-se de um livro didático juvenil, com 96 páginas que destina-se a explicar como era a vida das pessoas comuns na cidade média, quase todo ilustrado com ilustrações (gravuras e miniaturas) de época. Para o RPG é interessante desde os que passam realmente na Idade Média como Arkanun e Ars Mágica até os cenários medievais comuns.
  • terça-feira, 14 de fevereiro de 2006

    Dragão Brasil #117 - Capa: Réia

    Rating:★★★★
    Category:Other
    Essa DB se destina a iniciantes, mostrando vários tipos de RPG, aventuras para o miniGURPS que veio de brinde duas edições atrás e também mostra como o RPG pode ser usado na educação.

  • Notícias do Bardo: Secular Games, empresa d'o Círculo; Point do RPG no RJ; Devir: Manual dos Planos; Son of Gruumsh: uma nova aventura para Forgotten Realms; Tormenta D20: Academia Arcana; Cartas de Combate para GURPS 4ª Edição; Lista de Discussão da REDERPG; Anime Jungle Party no AM e outros eventos programados: Conicillium Blumenal em SC e eventos da Devir em SP.

  • Resenhas: Os livros avaliados são Vampire, The Réquiem (IMP*, Storytelling, White-Wolf, nota 5/6), Crenças e Panteões (TRA, Dungeons & Dragons, Devir Livraria, nota 5/6), RPGQuest Volume II (NAC, RPGQuest, Daemon Editora, nota 6/6) e Nexus D6 (NAC, Nexus D6, Nexus, nota 4/6).

  • RPG Eletrônico - Shin Megami Tensai: Shin Megami Tensai são RPGs de cunho adulto para PS2. A resenha abrange os dois últimos títulos que chegaram no Ocidente: Nocturne (Altus, PS2, nota 4/6)** no qual acontece o fim do mundo e seu personagem passa a ser um fantasma e Digital Devil Saga (Altus, PS2, nota 4/6) na qual 6 tribos sobrevivem no "Lixão" e disputam entre elas para ver quem ascende ao Nirvana, mas tudo muda quando eles se transformam em Onis.

  • Card Game Brasil - Mundial de Magic: Além de trazer o deck do campeão mundial, Katsuhiro Mori, há a cobertura do evento registrada pelo gaúcho (e juiz) Rafael dei Svaldi da Jambô Livraria, inclusive com ele disputando um torneio entre juízes.

  • Card Game Brasil - Liga de Pokémon: Estamapas Ilustradas: O brinde da revista são duas cartas de Pokémon POP Série 1 que não é vendida. No meu caso, veio um Larvitar e um Swellow, mas como eu parei nos 201 primeiros, não os conheço ou não lembro. Também é abordada a Liga que também funciona como uma gincana.

  • Live Action - RPG Medieval Ao Vivo: Mais uma matéria feita por um Rafael, agora o d'O Graal que abrange os RPGs ao vivo (live action) discute como deve ser realizado o jogo, segurança e até alimentação.

  • Adaptação - LOST: A série que tem a primeira temporada exibida pela Globo de madrugadas foi adaptada para GURPS e Daemon. Mas para evitar mencionar a 2ª temporada (já exibida pelo AXN) as fichas estão bem simplificadas: a parte de Daemon, por exemplo, não inclui atributos. Há também o incentivo para os jogadores tentarem descobrirem as habilidades dos outros.

  • Conto - O Escudeiro e os Orcs: Introduzindo ao Réia uma batalha entre Orc e um Escudeiro, sendo seguida por um "dura".

  • Mini-Cenário - Réia: O cenário (que pode ser acompanhado em algumas colunas na REDERPG) faz uso do mapa da Europa Medieval para criar um mundo que não tem relação com a Europa real. Na cartografia há de destacar mudanças na Itália. A Grã Bretanha passa a ser Hiperbórea, o Império Otomano vira Império Helênico, o norte da África passa a ser o Califado Abárrida e o continente europeu passa a ser Eurone. No plano sistemático temos as versões dos gnomos, meio-elfos e meio-orcs locais e a Classe Feiticeiro.

  • Aventura - O Sonho de Artur: A aventura faz uso das Dimensões Infinitas (de GURPS Viagem no Tempo, Alternate Earths e Infinite Worlds) e passa numa dimensão paralela a Terra Shikaku-Mon que tem quatro potências: Brasil, Japão, França e Suécia e passa em dois locais: No sonho do Artur e na vida real, num ambiente futurístico.

  • 20 Lados: Começa discutindo sobre interpretação e combate, qual que deve ser o melhor caminho a seguir, nas dúvidas são sobre muliplicadores, falta de Cíclopes no LdMo, combinação dos Talentos Artes marcias e Briga e OGL e licença D20.

  • RPG & Educação - Brincando de Aprender: O professor Marcos Tanaka Riyis, autor do SIMPLES discute a aplicação do RPG na escola e de como já foi usado no Brasil.

  • Movimento Browniano - Histórias do III EIRPG: As curiosidades desse evento foram os convidados: Dave Arneson com infecção, Marco Pecota jogando futebol e Steve Jackson conversando com um caixa do McDonald's. Será um Douglas esse Demóstenes?

  • Dicas de Mestre - Jogando em com Grupos: Discute os RPGs que permite jogar com mais de um personagem por pessoa como Ars Magica, Dark Sun AD&D, Witchcraft e Wraith, além de sugestões para D&D e GURPS.

  • Como começar a jogar RPG: Explica como funciona esse jogo e relaciona sistemas e cenários a editoras, netbooks que podem ser baixados e dá a base para a criação de personagens.

  • Bestiário - Cronal (ND11): Criatura perfeita para o Manual dos Planos que possui ciclo de vida invertido. Além disso podem para o tempo, alterar forma, ver o futuro entre outras habilidades.

  • Pergaminhos dos Leitores: Nos pergaminhos, a estréia do companheiro do bardo Beltan que poderia adquirir a dublagem de Mauro Ramos (o Pumbaa do Rei Leão e o Tork do Ouvindo Holy Avenger). Novato no RPG, sobre o Reinos de Ferro, confusão em relação ao nome do Bardo, dúvida sobre Ninjas, Star Wars e pais ignorantes. A HQ na DB é Rakkar de Fabiano Pallante que também é publicada no site Sobrecarga.

  • Publicidade: Na publicidade, a Loja de RPG está de volta, inclusive com a localização dela na Bienal 2006, XIV Encontro Internacional de RPG para breve e Crônicas da Sétima Lua que pertence a Isaldar, novo cenário oficial da Dragão Brasil.

    * As siglas significam IMP = Importado, NAC = Nacional, TRA = Traduzido e a seqüência é (Origem, sistema, editora, nota).
    ** Para jogos a seqüência é (Empresa, console, nota).
  • domingo, 8 de janeiro de 2006

    Sudoku Online


    http://sudoku.hex.com.br/
    Sudoku, por vezes escrito Su Doku, (Em japonês: 数独, sūdoku) é um puzzle de colocação de números. O objetivo do puzzle é a colocação de números de 1 a 9 em cada uma das células vazias numa grelha de 9×9, constituída por 3×3 subgrelhas chamadas regiões. O puzzle contém algumas pistas iniciais. Cada coluna, linha e região só pode ter um número de cada um dos 1 a 9. Resolver o problema requer apenas raciocínio lógico e algum tempo.

    Fonte: Wikipedia.pt

    quinta-feira, 5 de janeiro de 2006

    Dragão Brasil #116 - Capa: Vikings

    Rating:★★★★
    Category:Other
    Nessa edição, o destaque é dado aos títulos D20 da Conclave, assim como a bela capa da revista, além da estréia do desconhecido e misterioso Demóstenes discutindo a história do mercado do RPG.

  • Notícias do Bardo: Últimos Lançamentos da Wizards em 2005 (Adesivos para carro, Three-Dragon Ante, Special Edition Dungon Master's Guide, D&D Races Gift Set, Fantastic Locations: Fane of the Drow, Fantastic Localizations: Hellspike Prison, Magic of Incarnum, Magic of Eberron, Heroes of Horror, Champions of Valor e Spell Compedium), Dragão Brasil no orkut, RPGQuest3 - Cavaleiros Templários e 10 Anos de Arkanun, GURPS Banestorm e GURPS Powers, Últimos Lançamentos da Devir (Forgotten Realms: Crenças e Panteões, Forgotten Realms: Monstros de Faerûn, Horizonte Profundo e Anachorism), Homenagem a Keith Parkinson, Tormenta D20: Guia do Mestre e A DB Quer Ouvir Você.

  • Resenhas: Os livros resenhados são Dragonlance: Cenário de Campanha (Devir Livraria, D20 System, Nota 4/6), Legado de Nosphoros (Conclave Editora, Clavius e Ação!!!, Nota 4/6) e Warcraft: Livro de Monstros (Devir Livraria, D20 System, Nota 5/6).

  • Romances: O livro resenhado é a Estilha de Cristal (RR Salvatore, Devir Livraria, Nota 5/6), romance do cenário Forgotten Realms. Amplie seus Horizontes: Leonel Domingos sugere as Crônicas de Nárnia (os romances).

  • Card Game Brasil - Regionais de Yu-Gi-Oh! No artigo escrito pel'A Torre o destaque são os torneios regionais de Yu-Gi-Oh! sendo que o primeiro será dia 07/01 na Pendragon em Brasília.

  • Movimento Browniano - Hidden City: Na estréia do misterioso Demóstenes, que lida "há 20 anos trabalhando com o RPG" (1985? Quem será? Será brasileiro?) há a história da criação da Wizards of the Coast, dos direitos de Pokémon TCG e a criação da Hidden City. Os destaques são Peter Adkinson e Richard Garfield, citados várias vezes. Pelo visto a seção substitui a entrevista, rejeitada na pesquisa da DB.

  • Aventure-se em RPGQuest - A Busca pelo Cálice de Knossos: A aventura faz a contraposição entre o RPGQ1 e RPGQ2, usando o mapa da praia do RPGQ2 e a masmorra do RPGQ1, além do rio disponível em netbook.

  • Release - Crônicas de Avalon - O Começo: A introdução ao livro destaca as principais alterações que o livro faz, além dos bônus dedicados aos reinos e aos povos. Há também duas Classes de Prestígio: Sacerdotisa e Cavaleiro Britânico.

  • Conto - Luar no Mississipi: A volta da seção traz a "primeira vez" de uma pessoa que se torna vampiro, nesse caso, em Nova Orleans.

  • Mini-Cenário - Nova Orleans: O artigo tem dados sobre a história da cidade e vampírica, como o Mardi Gras, o carnaval local, além dos NPCs vampiros e seus clãs: Brujah (Jackie), Gangrel (Nyamekye), Malkavian (O Pierrô, Primogênito Malkaviano; King Bolden, o rei do Jazz), Nosferatu (Bertrand, Algoz de Nova Orleans), Toreador (Ferdinando, Ancião Toreador; Constance, Primogênita Toreador; Johnson, o Príncipe), Tremere (Guido, regente e primógeno Tremere; Kate; Mark Leblanc), Ventrue (Lord Gloucester, Líder e Ancião Ventrue; Lafite, Primógeno Ventrue e Xerife de Nova Orleans) e Seguidores de Set (Marie Laveau, a rainha do Vodu) num total de 14 personagens.

  • Aventura - A Fonte de Mimir: Longa aventura de 12º nível no qual enfrentará vários desafios, inclusive vários Gigantes no qual os jogadores irão buscar a fonte do título e ainda prefazem o caminho de volta, que terá continuação na DB#117.

  • Dicas de Mestre - É Guerra!!! A seção descreve as batalhas de RPG dando destaque às acontecidas em Senhor dos Anéis, há a sugestão de usar batalhas de miniaturas também.

  • Vinte Lados: Dessa vez não está respondendo cartas (Tá, e-mails). Ele traz o Monstro Dragão Corcel, usado em Dragonlance e também há dicas sobre Modelos de como criar um Balrog do Senhor dos Anéis e Henry Jekyll/Edward Hyde d'o Médico e o Monstro usando exatamente Modelos!

  • Pergaminho dos Leitores: A sombra de um outro personagem assombra Beltan, há dúvidas de Vikings, encontros no RJ, mini-cenários e dúvida de Vampiro: A Máscara. Nos quadrinhos, Ditos & (De)Feitos especial de Natal.