
Rating: | ★★★★ |
Category: | Other |
Essa DB se destina a iniciantes, mostrando vários tipos de RPG, aventuras para o miniGURPS que veio de brinde duas edições atrás e também mostra como o RPG pode ser usado na educação.
Notícias do Bardo: Secular Games, empresa d'o Círculo; Point do RPG no RJ; Devir: Manual dos Planos; Son of Gruumsh: uma nova aventura para Forgotten Realms; Tormenta D20: Academia Arcana; Cartas de Combate para GURPS 4ª Edição; Lista de Discussão da REDERPG; Anime Jungle Party no AM e outros eventos programados: Conicillium Blumenal em SC e eventos da Devir em SP.
Resenhas: Os livros avaliados são Vampire, The Réquiem (IMP*, Storytelling, White-Wolf, nota 5/6), Crenças e Panteões (TRA, Dungeons & Dragons, Devir Livraria, nota 5/6), RPGQuest Volume II (NAC, RPGQuest, Daemon Editora, nota 6/6) e Nexus D6 (NAC, Nexus D6, Nexus, nota 4/6).
RPG Eletrônico - Shin Megami Tensai: Shin Megami Tensai são RPGs de cunho adulto para PS2. A resenha abrange os dois últimos títulos que chegaram no Ocidente: Nocturne (Altus, PS2, nota 4/6)** no qual acontece o fim do mundo e seu personagem passa a ser um fantasma e Digital Devil Saga (Altus, PS2, nota 4/6) na qual 6 tribos sobrevivem no "Lixão" e disputam entre elas para ver quem ascende ao Nirvana, mas tudo muda quando eles se transformam em Onis.
Card Game Brasil - Mundial de Magic: Além de trazer o deck do campeão mundial, Katsuhiro Mori, há a cobertura do evento registrada pelo gaúcho (e juiz) Rafael dei Svaldi da Jambô Livraria, inclusive com ele disputando um torneio entre juízes.
Card Game Brasil - Liga de Pokémon: Estamapas Ilustradas: O brinde da revista são duas cartas de Pokémon POP Série 1 que não é vendida. No meu caso, veio um Larvitar e um Swellow, mas como eu parei nos 201 primeiros, não os conheço ou não lembro. Também é abordada a Liga que também funciona como uma gincana.
Live Action - RPG Medieval Ao Vivo: Mais uma matéria feita por um Rafael, agora o d'O Graal que abrange os RPGs ao vivo (live action) discute como deve ser realizado o jogo, segurança e até alimentação.
Adaptação - LOST: A série que tem a primeira temporada exibida pela Globo de madrugadas foi adaptada para GURPS e Daemon. Mas para evitar mencionar a 2ª temporada (já exibida pelo AXN) as fichas estão bem simplificadas: a parte de Daemon, por exemplo, não inclui atributos. Há também o incentivo para os jogadores tentarem descobrirem as habilidades dos outros.
Conto - O Escudeiro e os Orcs: Introduzindo ao Réia uma batalha entre Orc e um Escudeiro, sendo seguida por um "dura".
Mini-Cenário - Réia: O cenário (que pode ser acompanhado em algumas colunas na REDERPG) faz uso do mapa da Europa Medieval para criar um mundo que não tem relação com a Europa real. Na cartografia há de destacar mudanças na Itália. A Grã Bretanha passa a ser Hiperbórea, o Império Otomano vira Império Helênico, o norte da África passa a ser o Califado Abárrida e o continente europeu passa a ser Eurone. No plano sistemático temos as versões dos gnomos, meio-elfos e meio-orcs locais e a Classe Feiticeiro.
Aventura - O Sonho de Artur: A aventura faz uso das Dimensões Infinitas (de GURPS Viagem no Tempo, Alternate Earths e Infinite Worlds) e passa numa dimensão paralela a Terra Shikaku-Mon que tem quatro potências: Brasil, Japão, França e Suécia e passa em dois locais: No sonho do Artur e na vida real, num ambiente futurístico.
20 Lados: Começa discutindo sobre interpretação e combate, qual que deve ser o melhor caminho a seguir, nas dúvidas são sobre muliplicadores, falta de Cíclopes no LdMo, combinação dos Talentos Artes marcias e Briga e OGL e licença D20.
RPG & Educação - Brincando de Aprender: O professor Marcos Tanaka Riyis, autor do SIMPLES discute a aplicação do RPG na escola e de como já foi usado no Brasil.
Movimento Browniano - Histórias do III EIRPG: As curiosidades desse evento foram os convidados: Dave Arneson com infecção, Marco Pecota jogando futebol e Steve Jackson conversando com um caixa do McDonald's. Será um Douglas esse Demóstenes?
Dicas de Mestre - Jogando em com Grupos: Discute os RPGs que permite jogar com mais de um personagem por pessoa como Ars Magica, Dark Sun AD&D, Witchcraft e Wraith, além de sugestões para D&D e GURPS.
Como começar a jogar RPG: Explica como funciona esse jogo e relaciona sistemas e cenários a editoras, netbooks que podem ser baixados e dá a base para a criação de personagens.
Bestiário - Cronal (ND11): Criatura perfeita para o Manual dos Planos que possui ciclo de vida invertido. Além disso podem para o tempo, alterar forma, ver o futuro entre outras habilidades.
Pergaminhos dos Leitores: Nos pergaminhos, a estréia do companheiro do bardo Beltan que poderia adquirir a dublagem de Mauro Ramos (o Pumbaa do Rei Leão e o Tork do Ouvindo Holy Avenger). Novato no RPG, sobre o Reinos de Ferro, confusão em relação ao nome do Bardo, dúvida sobre Ninjas, Star Wars e pais ignorantes. A HQ na DB é Rakkar de Fabiano Pallante que também é publicada no site Sobrecarga.
Publicidade: Na publicidade, a Loja de RPG está de volta, inclusive com a localização dela na Bienal 2006, XIV Encontro Internacional de RPG para breve e Crônicas da Sétima Lua que pertence a Isaldar, novo cenário oficial da Dragão Brasil.
* As siglas significam IMP = Importado, NAC = Nacional, TRA = Traduzido e a seqüência é (Origem, sistema, editora, nota).
** Para jogos a seqüência é (Empresa, console, nota).