quarta-feira, 15 de março de 2006

RPG na Bienal do Livro de São Paulo

A Bienal do Livro, realizada entre os dias 9 e 19 de Março no pavilhão de Exposições do Anhembi em São Paulo, aqui será dada uma idéia do que aconteceu na parte de RPG durante esse evento. Além dessas, tinham também mais 3 ou 4 editoras, segundo Marcelo del Debbio, lançando romances baseados em RPG, mas esqueci-me de pegar os nomes. Duas delas estão embaixo: Alaúde e Letras Jurídicas.


  • Comix: A Comix estava dando desconto principalmente na parte de quadrinhos, de RPG possuía dados e produtos da Daemon e da Talismã. A livraria sempre está presente nos eventos de Anime em São Paulo usou o mesmo estande e num espaço um pouco menor que costuma ser nesses eventos.


  • Daemon Editora RPG: A Daemon levou para o estande da Megaliga (na verdade TODA a Loja de RPG). A editora per se estava lançando o Arcádia Neokosmos do estúdio Kryptéia, na qual há uma coluna toda quinzena na REDERPG para os sistemas Daemon e D20, o romance Príncipe da Destruição de Antônio Augusto Shaftiel e o segundo livro dedicado às artes marciais: Ninjitsu - A Arte da Guerra das Sombras do Shidoshi Roidrigo Müller que não é de RPG, mas pode ser usado como guia de referência. A Jambô trouxe o Academia Arcana D20 e Vectora - A Cidades das Nuvens D20, já que o Panteão D20 não tinha chegado. Outro lançamento foi o romance Véu da Verdade escrito por João Marcelo Beraldo que, dizem por aí, pode vir a se tornar RPG no futuro. Aconteceu também o coquetel de lançamento e tarde de autógrafos dentro do stand com salgadinhos e refrigerantes 'de grátis', além do Shidoshi Rodrigo Müller que levou saquê e um salgadinho de wasabi (raiz forte) realmente com o gosto muito forte, não experimentei-o, mas só de ver a cara dos outros ao comer, meu estômago já avisou: "Nem pensar". No sábado estavam presentes também vários autores da editora, curioso foi que o carrinho do sorvete que deveria ficar do outro lado do restaurante que fica no intervalo das barracas, ao ver a muvuca que estava acontecendo prefiriu ficar do lado da Daemon. Outro fato curioso era o cosplayer de Peregrino de Santiago de Compostela com barba falsa, batina e cajado cuja editora (Santiago de Compostela) era vizinha da Daemon. As crianças viam a miniatura de dragão exposto na editora e iam ver o tiozinho também. Que Bob Esponja (Coquetel Ediouro) que nada!


  • Devir Livraria: A Devir, de RPG, só lançou Curumatara - De Volta a Floresta aventura-solo paradidática escrita por Maria do Carmo Zanini e José Roberto Zanchetta, o prometido O Livro Completo do Guerreiro não tinha ficado pronto também. A Ludus Culturalis estava demonstrando RPG e Card Games (Tinha prometido ficar para jogar o Anachorism, mas não deu). Na hora em que fui havia uma mesa de Dungeons & Dragons e as outras eram de Star Wars Miniatures, Pokémon TCG e Magic the Gathering. Depois passei por lá várias vezes, mas não deu pra saber qual jogo era. Havia promoção para vários livros da editora, como GURPS à 10 reais. Aproveitei e levei três deles, pena que o Horror não estava na promoção...


  • Editora Alaúde: A editora Alaúde estava lançando dois romances baseados em RPG: Necrópole - Histórias de Fantasmas e Necrópole - Histórias de Vampiro. Ambos possuem contos relacionados aos temas citados e são escritos por 7 autores, sendo que um deles, Gianpaollo Celli é velho conhecido dos leitores da Dragão Brasil. Para saber mais: http://www.alaude.com.br/terror.htm


  • Letras Jurídicas: A editora jurídica está lançando Perdidos no Salão do Crepúsculo escrito por Gustavo Moscardo Domingues é baseado numa campanha de Dungeons & Dragons 3.0 e teve alguns de seus capítulos publicados nos fóruns da REDERPG e da SpellBrasil.

    As duas grandes livrarias brasileiras: A Saraiva só tinha livros da Devir Livraria na seção Esporte e Lazer e a Siciliano não tinha nenhum livro sequer.

    Uma sugestão de livro fora do RPG

    Comprei numa das promoções da Bienal o livro Viver nas Cidades Medievais (Editora Moderna) de José Rivair Macedo, professor de história da UFRGS, trata-se de um livro didático juvenil, com 96 páginas que destina-se a explicar como era a vida das pessoas comuns na cidade média, quase todo ilustrado com ilustrações (gravuras e miniaturas) de época. Para o RPG é interessante desde os que passam realmente na Idade Média como Arkanun e Ars Mágica até os cenários medievais comuns.