sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Grow (Jogo em Flash)


http://www.eyemaze.com
Grow é uma série de jogos na qual você tem que descobrir a seqüência correta para ganhar o "Congratulations".
No Grow 1 você começa com um terreno vazio e com uma esfera flutuante, sempre com duas opções ou uma a seguir. No Grow 2 você está numa clareira e dará vida a bichinhos de papel. No Grow 3 você tem uma esfera e tem que ir arrastando os itens até o centro para dar vida a ela. No Grow RPG (Foto) você tem que fazer o mesmo do Grow 3, mas dessa vez, se tudo estiver certo, você será o grande herói da vila, algumas passagens do jogo lembram os Legend of Zelda clássicos.O Grow Cube é similar ao Grow 3, mas é com uma esfera. No Grow Ornament você tem que celebrar o Natal.

O Grow Nano 0 é com tempo corrido e você tem que ir clicando aonde é pedido, rapidez é fundamental. No Grow Nano 1 é o mesmo do anterior, com a diferença que agora você é que tem de descobrir aonde clicar. O Grow Nano 2 é uma versão facilíssima dos Grow normais.

No Grow Island você tem que botar uma ilha para funcionar. Esse possui um final secreto no qual os personagens viram aliens!

Mas para quem quer desafio dos grandes mesmo, conheça o Chrono Grow, aonde você term que descobrir e usar os objetos nos horários certos.

sábado, 3 de novembro de 2007

Superarquivo - Todo o conteúdo da Super - SUPERINTERESSANTE


http://super.abril.com.br/superarquivo/index_superarquivo.shtml
A Superinteressante oferece todo o seu acervo de textos gratuitamente! São mais de 12 mil páginas com as matérias de capa e algumas das seções que construíram a história da revista. Em breve, todos os especiais, o restante das seções e o conteúdo integral das edições em 2005 e 2006 também estarão disponíveis. Só mesmo uma revista tão Super poderia fazer isso!

A Super Interessante liberou todo o arquivo para consulta. A subseção "Salve a Super" é um jogo, mas tenha o anti-vírus atualizado, para informações consulte a comunidade no orkut.

Outra revista que liberou seu conteúdo foi a Veja.

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Terra Oca - As Sociedades Intraterrenas e Terrenas

Aqui terá uma análise de como cada uma delas funciona, além de outras explicações. Em breve trabalharei com as regras.

Educação
Ambos os lugares têm educação muito boa, bem melhor que a atual, seja pobre ou rico. Na Terra, mesmo sendo um mundo cyberpunk, há educação de qualidade jorrando e com certeza você quereria matricular seu filho em qualquer uma delas. Entre os intraterrenos a diferença é que seu personagem pode aprender magias numa escola qualquer.

Habitantes
A Terra possue Humanos, Humanos artificiais (gerados por clonagem) e Híbridos além de muitos seres estranhos advindos da cripotzoologia e lendas urbanas. Sim, Pé Grande, a Nessie, aquele fantasma da menina segurando uma boneca e outros estão presentes no cenário e também os animais que ainda existirão na época. Os Intraterrenos tem eles, os animais e os híbridos também, além de animais típicos. O Intraterreno possui variações ambientais: ou seja, pode ser aquático, do deserto, glacial...

Fronteiras
Nos intraterrenos ainda há a divisão de países tal qual é a nossa atualmente, com o detalhe que o mapa do mundo é o da Terra invertido, mas com algumas diferenças, já que a erosão que ocorreu aqui e moldou não é a mesma para os intraterrenos. A Terra ganhou novos contornos, com empresas dominando no lugar dos países, a ONU ainda existe, mas uma reunião dela parece aquelas reuniões empresariais que aparecem em alguns filmes.

Poderes Especiais
Em termos de regra, Magia existe fortemente entre os intraterrenos como já explicado aqui, na Terra é raro, mas até existe, mas em grupos como os Wicca. Na Terra existem poderes pisônicos -não tao comum quanto a magia para os intraterrenos- mas ocorrem casos assim.

Tecnologia
Na Terra, ela tem servido para fazer viagens espaciais, como para a Lua e Marte, mas bem mais avançado que hoje, com várias estações espaciais funcionando a todo vapor e ainda não foi descoberta nenhuma civilização fora da Terra. (Na verdade até foi, mas sem estabelecer contato com governos ou mostrado pela imprensa). Entre os intraterrenos já existe a velocidade quase perto a da luz e em breve deve atingir, eles tem contato e contratos com várias civilizações espaciais, além de poder entrar na rede dos humanos incógnitos. Os humanos também possuem cyberware, os intraterrenos não.

É bom lembrar que qualquer tópico desse artigo pode ser alterado.

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Terra Oca - Viajando para a Terra Oca

Para quem quiser chegar a Terra Oca, há vários caminhos, geralmente por cavernas. Os mais conhecidos são os seguintes: Serras do Roncador e dos Parecis, no Brasil; nas cavernas de Borodla, na Hungria; nas cavernas dos Mil Budas, na China; o sistema de túneis dos montes Chandore, na Índia e o lago Manasarowar e a Porta Vermelha do Palácio de Potala, no Tibet. Aqui no Brasil também é citada a Pedra da Gávea (RJ) e a Chapada dos Guimarães (MT).

Dentro desses locais citados você pode entrar normalmente, mas tendo que passar por muitos túneis ou por portais que existem dentro desses lugares. Isso também vale para a volta para a Terra.

Os intraterrenos podem ser acessados durante os sonhos ou a partir de meditação também, sendo que na maioria das vezes isso é mais fácil já conhecendo o lugar.

Um outro método é por portais ativados por discos voadores na água. Esse é bem mais difícil, afinal aonde você arranjará um? Nesse cenário, os seres de outros planeta tem pouco contato com os terrenos, a não ser em casos como abduções e aí sim, você pode parar lá, mas não com vontade própria. Esse deverá ser o método preferido por mestres maus.


Porta Vermelha do Palácio de Potala


Serra de Parecis


Cavernas dos Mil Budas


Serra do Roncador


Caverna nas montanhas de Chandore

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Liberated Games (Jogos Liberados)


http://liberatedgames.org/
Site com informações de jogos comerciais de PC liberados pela própria empresa gratuitamente. Quem quiser informações ver o artigo na Wikipédia sobre o assunto.

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Terra Oca - Navegando no Cyberespaço

"Acho que no primeiro sistema que penetrei, eles tinham algum idiota brincando de operador. Eu queimei o cara, sacudi ele todinho com um programa de Raio Infernal que tinha pego emprestado, e fiz o maior saque daquela fortaleza de dados que já se ouviu falar. Em algum lugar lá fora existe um cara com metade do seu cérebro queimado, e um bocado de gente se perguntando porquê"- Spider Murphy*

Como todo bom cenário cyberpunk, a Terra Oca também terá navegações no cyberespaço, mas com a modernidade isso vai ter que mudar em relação aos títulos disponíveis no Brasil (Cyberpunk 2020, Shadowrun 2ª Edição e GURPS Cyberpunk). Para começar, o cyberespaço terá mais a cara do Second Life (claro que para a época estará mais real) que a explícita nesses mundos.

Com isso, ao invés de apenas um hacker (netrunner, tecnauta) invadir o sistema enquanto o grupo fica quietinho aguardando, todo o grupo penetrará no sistema enquanto os hackers servirão para abrir as portas e então todos entrarão, ajudando também a descriptografar os "documentos".

Nesse mundo virtual as pessoas assumirão avatares do que quiser (Samurai, membro de sentai, soldado russo...) e terão que quebrar os GELO que são os programas de firewall.

Para entrar nesses lugares haverá a necessidade de se descobrir em qual porta se deve entrar e desativar (ou eliminar) os mecanismos de segurança. Se um avatar morrer, o personagem não sofrerá nada, mas terá que refazer um.

Abaixo, um exemplo de navegação no cyberespaço do jogo Shadowrun para Mega Drive.



* Trecho do livro Cyberpunk 2020, extraído da RedeRPG.
Acima, uma ilustração do jogo Second Life.

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Terra Oca - Com que sistema eu vou?

(Para o RPG que você me convidou...)

Acordei o dia hoje me perguntando qual sistema colocaria no livro, já pensando na resposta, que terá apoio desse artigo.

O cenário precisará em termos de jogo dos seguintes capítulos de livros básicos (ou suplementos):
Raças, Classes (ou não), Psiônicos, Magia (ainda não garantido), Cibernéticos, Redes e Supers (de baixo nível). Se algo não existir, algo sempre pode ser criado.

Penso em usar o 3D&T, o Daemon e o OPERA para o jogo, visto que eles cobrem os citados acima, principalmente o Daemon que as tem no Invasão e no Anime RPG. O OPERA como sistema genérico e o 3D&T funciona como sistem genérico simplificado. Excluí da lista o GURPS, visto que a edição nova sairá com preço bem alto aqui, se sair... O D20 foi deixado de lado, ao menos por enquanto, devido a quarta edição estar aí, perto de nós e ainda não há nada sobre a existência de um D20 Modern 2.0, penso se for possível, deixá-lo OGL, mas tem tempo ainda... E o RPGQuest também tem chances, visto que há a chance dele ganhar uma versão Moderna ano que vem.

Para o próximo artigo penso em falar sobre criptozoologia ou de um explorador da Terra que conhece os intraterrenos, baseado num explorador escocês do século XIX. Afinal, um pouco de história não vai mal. E pometo que será maior e melhor que esse.

Ah, hoje saiu esse artigo na RedeRPG, quem sabe, ocorram boas idéias com ele.

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Terra Oca - Versão Beta Resumidíssima

 Terra Oca é um cenário mezzo cyberpunk/ mezzo ação moderna e mezzo space opera. É constituído de três ou quatro mundos, dependendo do ponto de vista: Humanóide, Intraterreno, Extraterrestres e Mutantes. O cenário será focado nessas Raças e nos ambientes que elas vivem.

Terráqueos (Humanóide)
A Terra do cenário é quase a mesma Terra em que vivemos, mas com várias mudanças.
Primeiro, como o cronômetro do tempo andou, existem cibernéticos e psiquismo, ainda há de ver como eles resistem no mundo. A geografia mudou e a Terra lembra mais um tabuleiro de WAR (ou Risk) e também estão sendo governados por corporações. Essas corporações são a Microsoft, Petrobrás e outras que são famosas hoje em dia, mas deve ser melhor disfarçar, não?
Também existem monstros no cenário. Procure Criptzoologia em algum serviço de busca e você os verá.

Intraterrenos
Os Intraterrenos são uma civilização que também reside na Terra, também multicultural, geograficamente o mundo lá é como se fosse o mapa-mundi invertido. A base do cenário é a Terra atual, mas habitada por uma Raça nova (em termos de jogo) e com melhor medicina e transportes. Sim, eles visitam os outros planetas! Eles têm contato com os extraterrestres e fazem transações comerciais com esses povos, eles também possuem um conhecimento maior sobre os humanos que os humanos com eles.

Mutantes
Moram no meio-termo entre Humanos e Intraterrenos, são seres humanos que sofreram mutações genéticas, ganhando benefícios ou prejuízos e raramente sobem à Terra. O meio-termo citado sao os subterrâneos e esgotos. (Quem viu Futurama, sabe que a inspiração veio daí, depois dou uma cara para essa parte).

Extraterrestres
Seres que mantém contato com os intraterrenos e vigiam e fazem experiências com os humanos, serão formados por Raças achadas em sites de Ufologia, desde já garanto os grey (ou os vários tipos de greys, já que tem tantas versões surgidas da imaginação humana). Não existirá uma Raça propriamente má, isso será individual.

Híbridos
Cruzamentos raros entre duas Raças citadas acima. A mais comum ocorre entre Humanos e Intraterrenos. A combinação não é possível entre todas, só entre algumas.

Leia a versão anterior do cenário que foi para o concurso Ação!!!, clicando aqui.

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

O Compêndio do Chris para RPGs Gratuitos


http://www.homebrew.net/games/
Sites (em inglês) com muitos RPGs gratuitos. Destaque para o OSRIC, que é OGL.

Outros destaques: FATE, FUDGE, The Guide to Adventure, Fuzion, Risus, Tri Stat DX (Oficial do BESM), GURPS Lite 4th Edition (Disponível em português-brasileiro) e Ars Magica 4th Edition.

domingo, 1 de julho de 2007

Lançamentos de Livros - XV EIRPG

Atualizado em 03/07/2007

Conclave Editora
  • Crônicas de Avalon III - Lendas e Trovas (D20 System) - Preview - Release
  • Crônicas da Sétima Lua (D20 System) - Release - Preview
  • Londres: Cidade das Brumas (Ação!!! e Clavius) Preview - Release

    Daemon Editora
  • Brâmanes - Suplemento para Maytréia (Daemon) - Release
  • Guia de Armas de Fogo (D20, Daemon, RPGQuest, Storyteller e GURPS) - Release
  • Mítica - Módulo Básico (Daemon) - Release
  • RPGQuest 5 - Império de Jade (RPGQuest) - Release
  • RPGQuest - Guia de Monstros  (RPGQuest) -  Release
  • Vikings (Daemon) - Release

    Devir Livraria
  • Arcana Evoluída (D20 System / OGL)
  • Antagonistas (Storytelling)
  • Demônios: A Queda (Storyteller)

    Independente
  • Anel Elemental: Uma Nova Era (OPERA)

    Jambô Editora (Não terá estande)
  • Sem Trégua - Volume I (D20 System) - Release
  • sábado, 21 de abril de 2007

    Fútbol Excitante - HORRIBLE OYE!

    http://www.tegperu.org/tegperu/default.asp?target=/sceneperu/futbolexcitante/default.asp
    Enquanto tínhamos o Ronaldinho Soccer e o Fútbol Brasileiro, os peruanos tinham essa versão baseada no International Superstar Soccer (ou Jikkyou World Soccer: Perfect Eleven).

    Dentro do site também tem esse: http://www.tegperu.org/download/default.asp com mais alguns jogos peruanos que saíram e também http://www.tegperu.org/sceneperu/default.asp com alguns jogos que não saíram como o surpreedente Street Fighter 2 vs. X-Men.

    quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

    Blog do Gustavo Berriel - Dublador do Nhonho

    http://gberriel.zip.net/index.html
    Gustavo Berriel é o dublador do Nhonho no desenho do Chaves e no DVD 5 da Amazonas Filmes e nesse blog mostra bastidores da dublagem, além de comentar sobre os episódios. Ele também organizou o evento Chavesmania, no Rio de Janeiro.