sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Terra Oca - Viajando para a Terra Oca

Para quem quiser chegar a Terra Oca, há vários caminhos, geralmente por cavernas. Os mais conhecidos são os seguintes: Serras do Roncador e dos Parecis, no Brasil; nas cavernas de Borodla, na Hungria; nas cavernas dos Mil Budas, na China; o sistema de túneis dos montes Chandore, na Índia e o lago Manasarowar e a Porta Vermelha do Palácio de Potala, no Tibet. Aqui no Brasil também é citada a Pedra da Gávea (RJ) e a Chapada dos Guimarães (MT).

Dentro desses locais citados você pode entrar normalmente, mas tendo que passar por muitos túneis ou por portais que existem dentro desses lugares. Isso também vale para a volta para a Terra.

Os intraterrenos podem ser acessados durante os sonhos ou a partir de meditação também, sendo que na maioria das vezes isso é mais fácil já conhecendo o lugar.

Um outro método é por portais ativados por discos voadores na água. Esse é bem mais difícil, afinal aonde você arranjará um? Nesse cenário, os seres de outros planeta tem pouco contato com os terrenos, a não ser em casos como abduções e aí sim, você pode parar lá, mas não com vontade própria. Esse deverá ser o método preferido por mestres maus.


Porta Vermelha do Palácio de Potala


Serra de Parecis


Cavernas dos Mil Budas


Serra do Roncador


Caverna nas montanhas de Chandore

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Liberated Games (Jogos Liberados)


http://liberatedgames.org/
Site com informações de jogos comerciais de PC liberados pela própria empresa gratuitamente. Quem quiser informações ver o artigo na Wikipédia sobre o assunto.

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Terra Oca - Navegando no Cyberespaço

"Acho que no primeiro sistema que penetrei, eles tinham algum idiota brincando de operador. Eu queimei o cara, sacudi ele todinho com um programa de Raio Infernal que tinha pego emprestado, e fiz o maior saque daquela fortaleza de dados que já se ouviu falar. Em algum lugar lá fora existe um cara com metade do seu cérebro queimado, e um bocado de gente se perguntando porquê"- Spider Murphy*

Como todo bom cenário cyberpunk, a Terra Oca também terá navegações no cyberespaço, mas com a modernidade isso vai ter que mudar em relação aos títulos disponíveis no Brasil (Cyberpunk 2020, Shadowrun 2ª Edição e GURPS Cyberpunk). Para começar, o cyberespaço terá mais a cara do Second Life (claro que para a época estará mais real) que a explícita nesses mundos.

Com isso, ao invés de apenas um hacker (netrunner, tecnauta) invadir o sistema enquanto o grupo fica quietinho aguardando, todo o grupo penetrará no sistema enquanto os hackers servirão para abrir as portas e então todos entrarão, ajudando também a descriptografar os "documentos".

Nesse mundo virtual as pessoas assumirão avatares do que quiser (Samurai, membro de sentai, soldado russo...) e terão que quebrar os GELO que são os programas de firewall.

Para entrar nesses lugares haverá a necessidade de se descobrir em qual porta se deve entrar e desativar (ou eliminar) os mecanismos de segurança. Se um avatar morrer, o personagem não sofrerá nada, mas terá que refazer um.

Abaixo, um exemplo de navegação no cyberespaço do jogo Shadowrun para Mega Drive.



* Trecho do livro Cyberpunk 2020, extraído da RedeRPG.
Acima, uma ilustração do jogo Second Life.