Nome variante: Birdman (Homem-Pássaro)
Locais de aparição: Vale do Rio Ohio em Virginia Ocidental e Gallipolis, Ohio. Também apareceu em Salem e St. Albans na Virginia Ocidental, Lowell en Ohio, Maysville em Kentucky. Chernobyl (UCR) antes da explosão da usina nuclear, no dia 11/09/2001 passando perto do World Trade Center e em diversas observações de UFOs.
Aparência: Ele tem entre 1,50 e 2,10m de altura, corpo avantajado, de cor cinza ou marrom, asas grandes recolhidas nas costas, pernas humanóides e olhos vermelho-cintilantes, como faróis hipnotizantes. O maior estudioso do episódio Mothman (O Homem-Mariposa), John A. Keel, escreveu que no mínimo 100 pessoas viram esta criatura nos anos de 1966 e 1967.
Segundo testemunha da época, o Homem-Mariposa andava de um jeito arrastado e manco e emitia um som esganiçado. Sua cabeça, de tão pequena, parecia enterrada no tronco. Tinha olhos grandes, vermelhos e cintilantes. As asas pareciam de morcego, mas não batiam quando ela voava: "...subia direto para cima, sem bater asas, como um helicóptero, e emitia um zumbido mecânico durante o sobrevôo..."
Aparições: Na primeira metade do século XX, um pássaro enorme com envergadura de 3,6m e penas verdes escuras são vistas ocasionalmente em torno dos rios Ohio e Kanawha Rivers na Virginia Ocidental.
Os casais Roger e Linda Scarberry e Steve e Mary Mallette estavam dirigindo próximos a um local chamado "TNT area" um antigo depósito de munição da 2ª Guerra Mundial situado em Point Pleasant, Virginia Ocidental em 15/11/1966 quando encontraram uma figura humanóide 2,10m com grandes olhos vermelhos brilhantes. Scarberry acelerou seu Chevy, mas a criatura abriu suas asas e os perseguiu a 160km/h, em velocidade máxima até os limites da cidade. Ele não bateu suas asas em nenhum momento.
Em 26/11/1966, Marvin Shock e Ewing Tilton observaram quatro pássaros enormes por muitas horas durante a luz dia que voaram em torno de árvores no próximo a Lowell, Ohio. Eles tinham entre 1,20m e 1,5m de altura com envergadura de 3m. Os seus peitos eram em cor cinza carvão, as costas em tom marrom escuro iluminado, as cabeças avermelhadas e seu corpo magro com cerca de 6 centímetros de comprimento. Em outubro de 1974, em Elma, Nova Iorque. Keel descobriu uma mulher de Virginia Ocidental que dizia tê-lo visto à noite numa estrada, em 1961, na Área de Caça de Chief Cornstalk, no rio Ohio. Ela contou a Keel que a "criatura era muito maior que um homem. Uma figura grande e cinza. Estava no meio da estrada. Aí, ela abriu as asas e praticamente tomou quase toda a estrada. Parecia um avião pequeno. Depois decolou direto para cima...e sumiu de vista em questão de segundos". Mais relatos de observação nas fotos abaixo.
Eles foram tema do filme "A Última Profecia" (
The Mothman Prophecy) com Richard Gere, de 2002.
3D&TF1-3 (Perfuração), H1-3, R2-6, A1-5, PdF0-1
Genialidade, Imortal, Levitação, Regeneração, Sentidos Especiais (Todos), Telepatia
RPGQuest[Extraplanar
]PVs/Tamanho: 15/Médio
FR 1, CON 0, DEX 3, AGI 2,
INT 3, WILL 4, PER 3, CAR 0
Movimentação: 3 casas (solo), 30 casas (vôo)
Ataques: Garras x2 (Bom [+2]) dano 1d6+2
Defesa/Iniciativa: 10/+3
Ambiente: Plano desconhecido
Organização: Solitário ou grupo (1d3+2)
Especial: Aura de Medo [5 casas, WILL 2-4], Elo Telepático [qualquer quantidade desde que enxergue], Enxergar Invisível [10 casas], Enxergar no Escuro [10 casas], Imortal, Interferência Telepática.
.