segunda-feira, 3 de outubro de 2005

Futebol Alternativo - orkut


http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=49510
"Dessas feras meia boca eu manjo" (Carneiro Netto - Jornalista e Radialista). Times obscuros, jogadores obscuros, histórias obscuras do futebol. Figuras bizarras, histórias de arquibancada, etc, etc e tal.

Tópico sobre a coluna no Papo de Bola

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=49510&tid=15451477

Endereço da coluna (já no ar): http://www.papodebola.com.br/futebolalternativo

sábado, 24 de setembro de 2005

Anjos para 3D&T


Anjos (21 pontos)
A+2 (2), R+1 (1), Arcano (4 pontos), Armadura Extra (Calor/Fogo e Químico 4), Clericato (2), Forma Alternativa (Humana e Angelical, 4), Imortal (1), Levitação (2) e Resistência a Magia (1).


Meio Anjos (6 pontos)
Armadura Extra Químico (2 pontos), Clericato (2), Imortal (1) e Resistência a Magia (1).


Kits para Anjos:


Os Anjos depedendo da casta que seja escolhida, pode adotar um kit que seja semelhante a ela. É bom lembrar que essa é uma forma resumida de se colocar os kits, na verdade eles são muito mais que isso. Para maiores informações consulte o RPG Anjos: A Cidade de Prata.


- Anjos/Arcanjos: Guerreiro Comum ou Guardião.
- Querubins: Clérigo de Lena ou Paladino de Lena. (Na forma angelical possuem obrigatoriamente Aparência Inofensiva devido a sua forma infantil)
- Tronos: Bardos.
- Dominações: Espião ou Caçador de Vampiros (Expandido a todos outros Mortos-Vivos).
- Potências: Druida de Alihanna.
- Virtudes: Clérigo de Wynna.
- Principados: Ranger Urbano ou Vigilante.


Fontes:
RPG Anjos: a Cidade de Prata e Trevas 3a. Edição (Daemon Editora)
Dragão Brasil n°s. 29 e 72.

sexta-feira, 23 de setembro de 2005

RPGQuest


http://www.rpgquest.com.br
Uma emocionante mistura de jogo de tabuleiro com RPG, RPGQuest é ideal para iniciar crianças a partir de 8 anos de idade no maravilhoso mundo dos Role Playing Games.

RPGQuest foi projetado com as melhores características de jogos clássicos como HeroQuest, Dragon Quest e First Quest, todos fora de catálogo e esgotados desde o final da década de 90 e que fazem muita falta como porta de entrada para iniciantes em nosso hobby.

Existem disponíveis no mercado até agora dois títulos desta série: Nova Arcádia, que trata de Fantasia Medieval Clássica; e Velha Arcádia, voltada para Mitologia Grega.

(Tirado do site da Daemon)

segunda-feira, 19 de setembro de 2005

Dragão Brasil #114 - Tópico a Tópico

Rating:★★★★★
Category:Other
A Dragão Brasil sob nova fase atinge seu terceiro número e no editorial temos um pequeno preview do porquê da mudança de equipe para a revista.

  • Notícias do Bardo: As notícias de destaque são relativas ao ENnies 2005, A Game of Thrones (White Wolf e Guardians of Order), GURPS Character Assistant, Lançamentos para o futuro de diversas editoras, site oficial dos Reinos de Ferro (Jambô Editora), X3 Zone - evento do RJ, lançamentos da Wizards of the Coast (Eberron - Five Nations, D&D - Weapon of Legacy, Eberron - Explorer's Handbook e D&D - Stormwarck) e a capa do novo Mage: The Awakening.

  • Resenhas: As resenhas são sobre o Primeira Aventura (Editora Mantícora, Sistema Aventura, nota 3/6), Vikings: Guerreiros do Norte - Midgard (Conclave Editora, Sistema D20, nota 6/6), Classes de Prestígio 3.5 (Conclave Editora, Sistema D20, nota 5/6) e Tormenta Módulo Básico (Daemon Editora, Sistema Daemon, nota 3/6).

  • RPG Eletrônico: Há a resenha do jogo Grand Theft Auto: San Andreas (Rockstar Games, PS2/XBOX/PC, nota 6/6). A resenha explica o porquê do jogo ser considerado RPG (ou Adventure), mesmo assim essa matéria pode ser considerada polêmica devido às discussões sobre o jogo no fórum da REDERPG. Outro detalhe interessante é que um dos outros jogos citados na resenha é o Hillsfar e eu cheguei a tê-lo no meu antigo PC 386. Pena que na época não entendia nada de inglês...

  • Entrevista - James Wyatt: Para quem não o conhece, ele é autor dos livros Defensores da Fé, Divindades e Semideuses (será que ele gosta de jogar com Clérigo?), Orador dos Sonhos e Aventuras Orientais, atualmente trabalha principalmente na linha Eberron. E para quem acha que tem problemas RPG-Religião, saiba que ele foi seminarista e se tornou pastor durante dois anos e meio!

  • Literatura - Romances de Dragonlance: Os livros resenhados são Dragões do Crepúsculo do Outono, Dragões da Noite de Inverno e Dragões da Alvorada da Primavera (Margareth Weis e Tracy Hickman, Devir Livraria, nota 5/6). É impressão minha ou deveria ter um romance sobre o verão?

  • Release - Dragonlance: Um release contendo um resumo (mas beeem resumido) da história do cenário.

  • Aventure-se em RPGQuest - O Templo de Surya: Primeira aventura para RPGQuest publicada a cores, possui apenas um nível, o outro terá de ser criado pelo Mestre. Um detalhe, antes que alguém ache que ocorreu algum erro, as salas escuras são para dar um destaque diferente para a sala.

  • GURPS Quarta Edição - O Que Mudou? Primeiramente somos informados sobre a história do sistema, tanto no exterior quanto no Brasil. Depois somos informados das principais mudanças, seja na forma ou no conteúdo do livro. Como exemplo, extinguiram as colunas laterais, substituindo-as por caixas e a regra de cavar buraco está lá, entre outros destaques.

  • Quem é Quem no Mercado D20 - Cenários Tradicionais: Os cenários tradicionais comentados são Kalamar (Kenzer Co.), Blackmoor (Goodman Games), Midnight (Fantasy Flight Games), Dawnforge (Fantasy Flight Games), Conan (Mongoose Publishing), Slaine (Mongoose Publishing), Blue Rose (Green Ronin), The Diamond Throne (Monte Cook), Warlord (Alderac) e Legend of the Five Rings/Rokugan (Alderac).
    O último já tem boa fama no mundo RPGístico, dois são baseados em HQs (Conan e Slaine), Diamond Throne existe na web e em papel, Blackmoor foi o primeiro cenário de RPG no mundo e Blue Rose utiliza o sistema TrueD20 (para quem não sabe é um sistema cujo o único dado usado é o D20) enquanto o Conan e Warlord é OGL. Para o próximo número a idéia é falar de cenários pouco tradicionais.

  • Dicas de Mestre - Enredos: Como criar uma aventura é o mote dessa Dicas de Mestre. Partindo de um pequeno FAQ com três perguntas para pensar no mote e ponto central da aventura. Depois, é discutida a realidade desta. Finalizando, é impressão minha ou o ilustrador ficou na ilustração? Ou seja, o personagem caracterizado é o próprio Alexandre Bar?

  • Aventura - Segredos de Guerra: Para os sistemas Daemon, Storyteller e Ação!!! A aventura pode ser a segunda polêmica da revista, já que mistura demônios com nazistas, lembrando Doom, Castle Wolfenstein ou Wolfenstein mesmo, mas com mais cérebro. Ao que parece a aventura dificilmente acaba em uma seção de jogo e tem grandes chances de durar 3 ou 4 seções.

  • Cenário - Gaia 400X: Cenário que usa o estilo technofantasy, segue o estilo dos jogos Xenogears, Phantasy Star (meu primeiro RPG de VG) e Final Fantasy. Ou seja, é fantasia medieval com toques futuristas. A destacar, não existem Clérigos, substituidos por Portadores, que carregam um cristal no qual podem soltar magias com eles. Outro detalhe é que as raças são conhecidas por dois nomes.

  • Estilos de Jogo: O Poder nas Mãos Certas: Dicas de como transformar o personagem do jogo no verdadeiro herói da história, mas destinado principalmente ao Mestre.

  • Vinte Lados - Cenário? Que Cenário? Finalmente respondendo a perguntas, Pozas começa explicando a importância dos cenários (ou a falta deles). O exemplo citado é da construção a partir de uma região, para depois chegar a um mundo. Nas perguntas, Paladino com montaria especial gerando evasão aprimorada e troca de mãos de um ambidestro. Para quem não gostava do logo, este virou uma auto-caricatura do Pozas.

  • CP do Mês - Iniciado do Punho Arcano: Uma CdP feita especialmente para Monges, mas com a capacidade de conjurar magias, há também a habilidade Técnica Arcana na qual é possível ganhar uma técnica extra, "sacrificando" uma magia.

  • Pergaminho dos Leitores: Pessoas que gostaram ou não da revista, dúvida de miniaturas, 3D&T e Lobisomem. Constam também a Barraquinha do Orc e Lendas Lendárias. Na HQ, Ditos & (De)Feitos de H-Minus, autor da capa da aventura de Equinox, com uma crítica social que vem bem ao momento do país.

  • Publicidade: Dois anúncios iguais da Conclave e as novidades são o Sampa RPG Cards, inclusive com uma ficha para cadastro. Pena que o cartaz não anuncie o GURPS Lite 4a. Edição como brinde, o que já está praticamente confirmado e também o da Loja de RPG.com.br da Megaliga de editoras e o anúncio do pessoal que fez a capa, o BigJack Studio de São Paulo-SP e Belo Horizonte-MG.
  • sexta-feira, 26 de agosto de 2005

    Comunidade Jonas Mello - A Voz de CDZ no orkut


    http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=4423628
    Comunidade em homenagem ao grande ator, dublador e narrador.

    Alguns papéis dele:
    Narrador (Cavaleiros do Zodíaco)
    Narrador (Dragon Ball - Gota Mágica)
    Narrador (Guerreiras Mágicas de Rayearth)
    Narrador (Sailor Moon - Gota Mágica)
    Narrador (Samurai Warriors)
    Bison (Street Fighter Movie)
    Narrador (Super Campeões)

    Além de ter feito mais de 50 novelas, sendo a última como o Francisco da Escrava Isaura e ter feito o tele-teatro O Coronel e o Lobisomem.

    Nexus D6

    Rating:★★★
    Category:Books
    Genre: Entertainment
    Author:João Carlos F. Lucena
    RPGs indepedentes sempre foram conhecidos no Brasil durante seus eventos de RPG, dois exemplos paulistas são o OPERA RPG, que após vários anos conseguiu realizar seu lançamento ano passado e o outro é Calíope, RPG de fantasia medieval que esse ano teve inclusive mesa de destaque no EIRPG. Outros exemplos são os livros da Marginal Games e o ZIP RPG. No Nordeste do Brasil surge o projeto Nexus D6, posso estar enganado mas este deve ser o primeiro livro de RPG publicado por um autor nordestino no Brasil.


    O Livro

    Este é bem pequeno, podendo inclusive ser levado no bolso de dentro de alguns bolsos, papel bom e apenas 88 páginas, sendo 20 para monstros, sim, temos 73 animais e monstros no livro, também 8 Classes de personagens e 4 Raças, regras para Magia e Psiquismo (que usam o mesmo sistema), sendo possível a jogabilidade em qualquer cenário de fantasia medieval. Mesmo assim, o sistema é genérico e simples e permite que seja jogado não apenas em Fantasia Medieval.

    As ilustrações de Jessé Avelino da Silva são simples, com a maioria podendo ser classificadas como regulares, mesmo assim temo boas ilustrações no livro como a da página 31. Todos os símbolos, sendo das Magias ou do sistema são bons, mas teriam destaque maior num livro colorido.


    O Sistema

    O sistema é composto por Atributos, Poderes/Restrições (Vantagens e Desvantagens) e Talentos, que também abrange Perícias. Há também Traços Raciais, Magias e dados influenciados pelos Atributos como Nível de Defesa e Pontos de Vida e o personagem é feito por pontos sendo que, por exemplo, um Novato (6 pontos) tem Atributo Máximo 2, a Magia pode ir de 0 a 2, 2 pontos de Poderes, -1 ponto de Restrição e recebem 5 Talentos.

    Os Atributos sofrem de um problema: São praticamente os mesmos de 3D&T: Força, Precisão (Em 3D&T, Poder de Fogo), Habilidade, Defesa (Armadura) e Energia (Resistência). Ocorre inclusive de ser a Habilidade o atributo mais importante, devido a sua utilidade para testes. Os testes deles são feitos através de Dificuldades sendo de 5 (Extremamente Fácil) até 15 (Quase Impossível) o que acabou influenciando o RPGQuest da editora Daemon, há também uma tabela de incosciência, que depende do atributo Energia.

    A seguir temos as Regras para Combate, que resumido é o seguinte: Iniciativa, Ataque (2d6+Hab) >= Nível de Defesa (Def+7), Dano (For ou Pre), Pontos de Vida (PV-Dano) e fim de turno. Há também regras específicas para tipo de dano, investida e tiro à queima roupa. O capítulo 5 é sobre Poderes e Restrições, onde também podemos encontrar mais semelhanças ao 3D&T: como por exemplo, Companheiro é semelhante à Parceiro, Desviar Disparos é semelhante a Reflexão e por aí vai. Elas podem ser limitadas pela Energia ao dia ou não, como por exemplo, Ataque Poderoso pode ser usado 2x Energia por dia, se sua Enegria for 4 então pode ser usado 8x/dia, as Restrições não sofrem isso, já que seria muito fácil ter um Inimigo 3x/dia não?

    Os Talentos são um tipo especial de vantagem e tem custo especial, 1 Ponto de Personagem é igual a 2 Talentos e são poucos como Reputação, Biblioteca, Aparência Frágil, Riqueza, Infravisão, Imune a Fome e Sede. Como já foi dito, temos também as Perícias como Diplomacia, Rastrear Idiomas, Investigação. Há divisão entre as que você pode usar com ou sem treinamento.

    O próximo capítulo trata das Raças, aonde temos Anões (2 pontos), Construtos (0), Elfos (1) e Halflings (2). Para combinar com as Raças, as Classes, começando pelas não-mágicas, todas com custo fixo de 5 pontos: Arqueiro, Bárbaro, Guerreiro e Ladino. As Classes que fazem uso de magias vêm após o capítulo de magias e são Clérigo, Ranger, Mago e Monge.

    As Magias são compostas de duas categorias: Esfera (Divina, Elemental, Mental e Natural) e Efeitos (Ataque, Conexão, Conjuração, Cura, Fusão, Movimento e Ofuscação). As Esferas determinam como será a magia visualmente e também restringe o uso dela, como a combinação Elemental+Cura não existe e os Efeitos, como ela funciona. Como exemplo, a combinação Elemental, Movimento 1 você pode erguer um peso através do fogo, meio estranho, mas possível.

    Para encerrar o livro os capítulos Experiência e Criaturas. Na Experiência são dados notas de 0 a 2 para 5 questões avaliadas, vai de 0 a 6 pontos no não combate e de 0 a 4 pontos pelo combate. Na parte de criaturas ocorrem animais comuns como cavalo, crocodilo, leão, animais atrozes como morcego atroz, tubarão atroz e urso atroz. Na outra ponta da tabela, dinossauros e dragões!


    Pontos Positivos
    - RPG pequeno e barato
    - Sistema Simples
    - Boa diagramação

    Pontos Negativos
    - Pouca divulgação
    - Atributos e vantagens bem semelhantes ao 3D&T
    - Dificuldades em achá-lo


    Conclusão
    O sistema do Nexus D6 é bem simples, já adaptado a cenários medievais. As semelhanças com 3D&T podem chamar a atenção do antigo público deste e quem sabe atingir um público novo, principalmente no Norte-Nordeste, aonde deve ser possível encontrar mais facilmente o livro.

    sábado, 20 de agosto de 2005

    Jogos Antigos


    http://www.jogos.antigos.nom.br
    Site destinado à história de vários jogos como War, Gamão, Xadrez, Go, Banco Imobiliário e por aí vai.
    Para não ficar apenas no RPG