quarta-feira, 19 de outubro de 2005

RPGQuest 2 - Você é o Herói

Rating:★★★★
Category:Books
Genre: Entertainment
Author:Ronaldo Barata, Marcelo del Debbio e Norson Botrel
Acabou a masmorra? Vamos voltar para casa!

- E não será nada fácil...

Quatro meses após o lançamento do primeiro RPGQuest, chega a sua segunda versão, que seguindo a tradição da Daemon, pode ser jogado sozinho ou acompanhado do primeiro, o que é altamente recomendado. Ennquanto a primeira versão abrangia apenas masmorras, a segunda é sobre ambientes externos e vem com um mapa que de um lado é um ambiente de praia de um lado tendo inclusive uma escada e de outro uma floresta com vários caminhos. Os dois mapas podem ser interligados facilmente principalmente pelo fato de ter nele duas ligações possíveis com o mapa da praia.

Indo para o livro, dessa vez temos apenas uma página explicando o funcionamento do jogo, já que não é necessário ficar explanado como funciona as salas e corredores e os props são mais simples: agora são templos, árvores (que podem ser arbustos), templos, fonte d'água (também conhecida como oráculo), fogueira (que ficou faltando no anterior), réguas de 25cm (divididas em 10 partes de 2,5 cm), barquinhos e um naviozão. Em uma página, temos uma descrição da história e origem de Arcadia (que será mais completa no livro Velha Arcádia, a ser lançada em breve) e os principais Deuses que são nossos velhos conhecidos das aulas de História ou do desenho/seriado do Hércules: Zeus, Hera, Hades e Poseidon, além de outros mais resumidos ainda. Nada do sistema sofreu grandes alterações: São 10 pontos a serem divididos em 8 atributos: Força, Constituição, Destreza, Agilidade, Inteligência, Força de Vontade, Percepção e Carisma indo de Muito Fraco (-1) a Divino (+10).

As Raças que se manteram do RPGQ1 foram Humano e Minotauro enquanto as que chegaram foram Amazona, Fauno/Sátiro, Ninfa, Cíclope e Centauro, sendo que os Minotauros só podem ser machos e as Amazonas e Ninfas somente fêmeas.

Nas Classes, ficaram Ladrão (que perdeu uma arma), Clérigo (que sofreu alterações na seleção de Perícias) e Mago (idem ao Clérigo) enquanto entram em cena o Aventureiro (semelhante ao Guerreiro, mas com uma Perícia a mais), Soldado (cuja Habilidade Especial Ataque Coodernado lembra o Legionário de Hi-Brazil, livro que faz parte da série Arcadia), Gladiador, Caçador e Marinheiro, que também apareceram em Hi-Brazil, só que como kits para o sistema Daemon, nas Habilidades Especiais Afastar Mortos-Vivos e Ataque Furtivo tiveram substituições, aonde estava +1 agora passa a ser +1d3, além das outras antigas que não sofreram alteração, as novas, além da citada Ataque Coodernado há também Treinamento em Defesa para a Classe Soldado que ocasiona dividir o dano entre outros de mesma Classe.

Para as Perícias, Arqueria agora está dividida em Arco e Flecha, Besta, Funda e Zarabatana, há a nova Meditação que acelera a recuperação de Pontos de Magia, Música que poderá ser usada futuramente para Bardos, Navegação para o bom uso dos barcos/navios enquanto Alquimia/Herbalismo sofreu alterações na sua mecânica, Religião deixa de ser exclusiva para certas Classes e há agora a menção aos Níveis de Dificuldade para a Perícia, este se não for citado é só usar o padrão.

A lista de armas está mais adequada em relação ao jogo, ainda que menor do que o RPGQ1, incluindo armas para Gladiadores como rede e corrente, além disso foi corrigido o erro sobre escudos na parte de armaduras/escudos e na lista de equipamentos normais há agora Tenda (sugiro usar os templos menores para substituir caso seja necessário usá-la).

Na parte de descrição de Magias, não há nenhuma alteração, enquanto na lista temos a estréia do quarto círculo que só pode ser adquirida depois, com experiência. As magias Área Escorregadia, Crescimento, Patas de Aranha, Salto, Toque Macabro, Ventriloquismo, Conjurar Insetos, Círculo Mágico, Conjurar Orcs e Lâmina de Gelo foram substituidas por Reflexão, Conjurar Tritões, Arma Encantada, Bola de Fogo, Pele de Pedra, Pequeno Globo de Invulnerabilidade, Remover Petrificação e Transformação mas é lógico que as magias retiradas podem ser usadas sem problemas.

Nos testes, agora temos um exemplo de como gastá-la, já que existem duas limitações para comprá-la, há limites para Atributos, Perícias, Classes e Raças que passam a ser no máximo Heróicos, as Magias tem limite de atingir 6o. Círculo, ainda que o máximo publicado seja do 4o., agora também é possível comprar Pontos de Vida.

Como a idéia é explorar ambientes externos temos as regras para viagens, desde o custo de estalagens e acampamentos, o custo em dinheiro dos meios de transporte e quanto cada pessoa anda com seu deslocamento normal, andando em marcha (afinal temos soldados agora!) e na corrida e o mesmo para montarias e veículos como cavalos, grifos, bote e navios.

Os monstros são todos de Mitologia Grega como Esqueletos Soldados e Líderes (que me faz lembrar os jogos clássicos Battletoads e Golden Axe) há também Javali Gigante, Tritão e Pegasus, sendo que os maiores são a Hidra de Sete Cabeças, a Estátua de Bronze e o Cria de Cerebrus. O maior detalhe agora é a inclusão de regras para Batalhas de Miniaturas e como se agem os monstros nela, como exemplo a Fênix que com ela estando há 2 casas de distância recupera 1PV. Os tesouros agora podem receber modificadores como exemplo, C (Pedras Nobres)x3, podendo deixar os personagens mais ricos. Isso se não acontecer de eles visitarem Hades tão cedo.

O produto trás 10 idéias para aventuras usando os mapas, a qual destaco uma que se deve capturar o Javali de Erimanto vivo! Essa era um dos doze trabalhos de Hércules. Há também a procura até o Oráculo, que pode ser até o de Delfos ou enfrentar o Cíclope, famoso da Odisséia de Ulisses (não confundir com a versão de James Joyce). A grande invação desse RPGQuest são as batalhas de miniaturas, no livro temos as regras simplificadas mas que já possibilitam realizar um confronto. A partir do Custo de Recrutamento (os mais caros são a Hidra de Sete Cabeças do RPGQ2 com 112 pontos e o Dragão Branco Adulto Jovem do Booster Limitado 2 custando 175 pontos). Cada time tem de 100 a 1.000 pontos para dividir entre os personagens, sendo que alguns têm de ser gasto com um comandante (personagem de ficha pronta) que começará o dobro de XP gasto para o exército, num exemplo de batalha de 100 pontos, o comandante recebe 200XP, a serem gastos livremente com ele. Um exemplo de exército de 100 pontos é esse: Germana (comandante), Homem Escorpião, Estátua de Bronze e Esqueleto. É claro que está desequilibrado mas com o tempo é possível achar a "escalação" certa. No site do RPGQuest há um manual completo com 23 páginas de graça para quem quiser jogar apenas as batalhas.

Encerrando o livro temos 13 personagens que apesar de sugeridos apenas como NPCs, podem ser usados tranqüilamente como PCs já que são Personagens que não ganharam XP ainda. Há também o catálogo da editora com RPGQuest, Tormenta, Hi-Brazil, Anime RPG e Supers RPG, ou seja nada de livros tidos como polêmicos como o Anjos: A Cidade e nem Demônios: A Divina Comédia, a ficha de personagem está mais bonita e com erros corregidos e um mapa de Velha Árcadia contendo parte da onde se situa atualmente a Grécia e a Turquia.

No final, o RPGQuest 2 é uma boa aquisição se você já tiver o primeiro, já que com apenas o segundo você poderá ficar limitado a poucos monstros. Outra crítica é em relação ao mapa, muito restritivo também, mas nada impede que sejam lançados mais mapas como áreas vulcânicas, montanhas, ilhas e cidades. Para as próximas edições estão prometidos RPGQ3: Oriental e depois os seguintes temas: Árabes, Templários e Anjos e Demônios, além de um livro completo só para o RPGQuest, além de novos boosters e localidades, já há um rio completo disponível no site. No fim, é uma boa compra, não é caro e que graças ao suporte da editora permite ajudar bastante numa campanha medieval de qualquer sistema.

domingo, 16 de outubro de 2005

Wikipedia [PT]


http://pt.wikipedia.org
Enciclopédia em português e gratuita, ainda pequena se comparada a em inglês: http://en.wikipedia.org
Sugiro as duas para quem tem de procurar algo, seja para a escola, TCCs ou mesmo se não tiver nada pra fazer.
Além disso, é permitida a edição de artigos livremente.

domingo, 9 de outubro de 2005

Nexus RPG


http://www.nexusrpg.com.br
Site do sistema Nexus RPG e logo de cara vem com os netbooks Star Wars, Alien vs Predador e Renegados - Terra Sem Lei, netbook com cenário de faroeste.

segunda-feira, 3 de outubro de 2005

Futebol Alternativo - orkut


http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=49510
"Dessas feras meia boca eu manjo" (Carneiro Netto - Jornalista e Radialista). Times obscuros, jogadores obscuros, histórias obscuras do futebol. Figuras bizarras, histórias de arquibancada, etc, etc e tal.

Tópico sobre a coluna no Papo de Bola

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=49510&tid=15451477

Endereço da coluna (já no ar): http://www.papodebola.com.br/futebolalternativo

sábado, 24 de setembro de 2005

Anjos para 3D&T


Anjos (21 pontos)
A+2 (2), R+1 (1), Arcano (4 pontos), Armadura Extra (Calor/Fogo e Químico 4), Clericato (2), Forma Alternativa (Humana e Angelical, 4), Imortal (1), Levitação (2) e Resistência a Magia (1).


Meio Anjos (6 pontos)
Armadura Extra Químico (2 pontos), Clericato (2), Imortal (1) e Resistência a Magia (1).


Kits para Anjos:


Os Anjos depedendo da casta que seja escolhida, pode adotar um kit que seja semelhante a ela. É bom lembrar que essa é uma forma resumida de se colocar os kits, na verdade eles são muito mais que isso. Para maiores informações consulte o RPG Anjos: A Cidade de Prata.


- Anjos/Arcanjos: Guerreiro Comum ou Guardião.
- Querubins: Clérigo de Lena ou Paladino de Lena. (Na forma angelical possuem obrigatoriamente Aparência Inofensiva devido a sua forma infantil)
- Tronos: Bardos.
- Dominações: Espião ou Caçador de Vampiros (Expandido a todos outros Mortos-Vivos).
- Potências: Druida de Alihanna.
- Virtudes: Clérigo de Wynna.
- Principados: Ranger Urbano ou Vigilante.


Fontes:
RPG Anjos: a Cidade de Prata e Trevas 3a. Edição (Daemon Editora)
Dragão Brasil n°s. 29 e 72.

sexta-feira, 23 de setembro de 2005

RPGQuest


http://www.rpgquest.com.br
Uma emocionante mistura de jogo de tabuleiro com RPG, RPGQuest é ideal para iniciar crianças a partir de 8 anos de idade no maravilhoso mundo dos Role Playing Games.

RPGQuest foi projetado com as melhores características de jogos clássicos como HeroQuest, Dragon Quest e First Quest, todos fora de catálogo e esgotados desde o final da década de 90 e que fazem muita falta como porta de entrada para iniciantes em nosso hobby.

Existem disponíveis no mercado até agora dois títulos desta série: Nova Arcádia, que trata de Fantasia Medieval Clássica; e Velha Arcádia, voltada para Mitologia Grega.

(Tirado do site da Daemon)

segunda-feira, 19 de setembro de 2005

Dragão Brasil #114 - Tópico a Tópico

Rating:★★★★★
Category:Other
A Dragão Brasil sob nova fase atinge seu terceiro número e no editorial temos um pequeno preview do porquê da mudança de equipe para a revista.

  • Notícias do Bardo: As notícias de destaque são relativas ao ENnies 2005, A Game of Thrones (White Wolf e Guardians of Order), GURPS Character Assistant, Lançamentos para o futuro de diversas editoras, site oficial dos Reinos de Ferro (Jambô Editora), X3 Zone - evento do RJ, lançamentos da Wizards of the Coast (Eberron - Five Nations, D&D - Weapon of Legacy, Eberron - Explorer's Handbook e D&D - Stormwarck) e a capa do novo Mage: The Awakening.

  • Resenhas: As resenhas são sobre o Primeira Aventura (Editora Mantícora, Sistema Aventura, nota 3/6), Vikings: Guerreiros do Norte - Midgard (Conclave Editora, Sistema D20, nota 6/6), Classes de Prestígio 3.5 (Conclave Editora, Sistema D20, nota 5/6) e Tormenta Módulo Básico (Daemon Editora, Sistema Daemon, nota 3/6).

  • RPG Eletrônico: Há a resenha do jogo Grand Theft Auto: San Andreas (Rockstar Games, PS2/XBOX/PC, nota 6/6). A resenha explica o porquê do jogo ser considerado RPG (ou Adventure), mesmo assim essa matéria pode ser considerada polêmica devido às discussões sobre o jogo no fórum da REDERPG. Outro detalhe interessante é que um dos outros jogos citados na resenha é o Hillsfar e eu cheguei a tê-lo no meu antigo PC 386. Pena que na época não entendia nada de inglês...

  • Entrevista - James Wyatt: Para quem não o conhece, ele é autor dos livros Defensores da Fé, Divindades e Semideuses (será que ele gosta de jogar com Clérigo?), Orador dos Sonhos e Aventuras Orientais, atualmente trabalha principalmente na linha Eberron. E para quem acha que tem problemas RPG-Religião, saiba que ele foi seminarista e se tornou pastor durante dois anos e meio!

  • Literatura - Romances de Dragonlance: Os livros resenhados são Dragões do Crepúsculo do Outono, Dragões da Noite de Inverno e Dragões da Alvorada da Primavera (Margareth Weis e Tracy Hickman, Devir Livraria, nota 5/6). É impressão minha ou deveria ter um romance sobre o verão?

  • Release - Dragonlance: Um release contendo um resumo (mas beeem resumido) da história do cenário.

  • Aventure-se em RPGQuest - O Templo de Surya: Primeira aventura para RPGQuest publicada a cores, possui apenas um nível, o outro terá de ser criado pelo Mestre. Um detalhe, antes que alguém ache que ocorreu algum erro, as salas escuras são para dar um destaque diferente para a sala.

  • GURPS Quarta Edição - O Que Mudou? Primeiramente somos informados sobre a história do sistema, tanto no exterior quanto no Brasil. Depois somos informados das principais mudanças, seja na forma ou no conteúdo do livro. Como exemplo, extinguiram as colunas laterais, substituindo-as por caixas e a regra de cavar buraco está lá, entre outros destaques.

  • Quem é Quem no Mercado D20 - Cenários Tradicionais: Os cenários tradicionais comentados são Kalamar (Kenzer Co.), Blackmoor (Goodman Games), Midnight (Fantasy Flight Games), Dawnforge (Fantasy Flight Games), Conan (Mongoose Publishing), Slaine (Mongoose Publishing), Blue Rose (Green Ronin), The Diamond Throne (Monte Cook), Warlord (Alderac) e Legend of the Five Rings/Rokugan (Alderac).
    O último já tem boa fama no mundo RPGístico, dois são baseados em HQs (Conan e Slaine), Diamond Throne existe na web e em papel, Blackmoor foi o primeiro cenário de RPG no mundo e Blue Rose utiliza o sistema TrueD20 (para quem não sabe é um sistema cujo o único dado usado é o D20) enquanto o Conan e Warlord é OGL. Para o próximo número a idéia é falar de cenários pouco tradicionais.

  • Dicas de Mestre - Enredos: Como criar uma aventura é o mote dessa Dicas de Mestre. Partindo de um pequeno FAQ com três perguntas para pensar no mote e ponto central da aventura. Depois, é discutida a realidade desta. Finalizando, é impressão minha ou o ilustrador ficou na ilustração? Ou seja, o personagem caracterizado é o próprio Alexandre Bar?

  • Aventura - Segredos de Guerra: Para os sistemas Daemon, Storyteller e Ação!!! A aventura pode ser a segunda polêmica da revista, já que mistura demônios com nazistas, lembrando Doom, Castle Wolfenstein ou Wolfenstein mesmo, mas com mais cérebro. Ao que parece a aventura dificilmente acaba em uma seção de jogo e tem grandes chances de durar 3 ou 4 seções.

  • Cenário - Gaia 400X: Cenário que usa o estilo technofantasy, segue o estilo dos jogos Xenogears, Phantasy Star (meu primeiro RPG de VG) e Final Fantasy. Ou seja, é fantasia medieval com toques futuristas. A destacar, não existem Clérigos, substituidos por Portadores, que carregam um cristal no qual podem soltar magias com eles. Outro detalhe é que as raças são conhecidas por dois nomes.

  • Estilos de Jogo: O Poder nas Mãos Certas: Dicas de como transformar o personagem do jogo no verdadeiro herói da história, mas destinado principalmente ao Mestre.

  • Vinte Lados - Cenário? Que Cenário? Finalmente respondendo a perguntas, Pozas começa explicando a importância dos cenários (ou a falta deles). O exemplo citado é da construção a partir de uma região, para depois chegar a um mundo. Nas perguntas, Paladino com montaria especial gerando evasão aprimorada e troca de mãos de um ambidestro. Para quem não gostava do logo, este virou uma auto-caricatura do Pozas.

  • CP do Mês - Iniciado do Punho Arcano: Uma CdP feita especialmente para Monges, mas com a capacidade de conjurar magias, há também a habilidade Técnica Arcana na qual é possível ganhar uma técnica extra, "sacrificando" uma magia.

  • Pergaminho dos Leitores: Pessoas que gostaram ou não da revista, dúvida de miniaturas, 3D&T e Lobisomem. Constam também a Barraquinha do Orc e Lendas Lendárias. Na HQ, Ditos & (De)Feitos de H-Minus, autor da capa da aventura de Equinox, com uma crítica social que vem bem ao momento do país.

  • Publicidade: Dois anúncios iguais da Conclave e as novidades são o Sampa RPG Cards, inclusive com uma ficha para cadastro. Pena que o cartaz não anuncie o GURPS Lite 4a. Edição como brinde, o que já está praticamente confirmado e também o da Loja de RPG.com.br da Megaliga de editoras e o anúncio do pessoal que fez a capa, o BigJack Studio de São Paulo-SP e Belo Horizonte-MG.