sábado, 29 de janeiro de 2005

Terra Oca (Hollow World)

Estamos na Terra em 2004 (Ahn... 2005), mas não onde moramos e sim dentro do planeta, onde vive a civilização intraterrena, civilização esta formada por seres parecidos com Licantropos na forma híbrida e Grays, extraterrestres refugiados de outros planetas. Neste ano ocorreu a descoberta de uma passagem para uma civilização situada "um nível acima" para onde alguns exploradores foram enviados. Eles, ao conseguirem voltar trouxeram as notícias do mundo de cima: Poluição, violência, guerra e uma língua totalmente estranha. Também haviam sido humilhados por vários habitantes desse novo mundo.
Vinte anos depois (e após alguns seqüestros de humanos para aprender a língua e etiqueta da civilização) foi preparado um projeto de infiltração nesse mundo para combater esses problemas, sendo o principal, a poluição e em pelo menos 2 séculos passar a dividir o "mundo de cima" com a civilização já existente.
Os humanos, na primeira etapa não tinham descoberto nada sobre essa civilização mas na etapa de aprendizado passaram a capturar alguns também, mas nesse caso, eles não voltavam.
Agora é a vez dos humanos se infiltrarem também. Será uma guerra prestes a começar?

*Cenário enviado para o Concurso Ação!!!

Resenha: Holy Avenger 3D&T

Rating:★★★
Category:Books
Genre: Entertainment
Author:Marcelo Cassaro, Rogério Saladino e Flávio L. R. Ribeiro


Muito já se falou sobre Holy Avenger, sobre o seu início, da versão desenho animado, a aventura que deu origem a série, a criação do mundo de Tormenta e assim vai. E agora, essa saga chega no fim. Ao menos na editora Talismã, já que a publicação de Tormenta no sistema D20 passam para a Jambô, a Mantícora ficará com um novo continente ao lado de Arton e quem ficar com 3D&T (Jambô, Daemon ou outro) cuidará da adaptação destes. Com isso, o último livro publicado pela Talismã foi esse.
Para falar do livro, deve-se lembrar que ele é uma versão do Holy Avenger D20 (3.0) publicado em 2004, e possui na minha opinião, uma das mais belas capas lançadas para RPGs aqui no Brasil. Agora, dentro do livro foi adotada uma estratégia diferente de módulo básico de Tormenta 3D&T. Neste livro, não foram utilizado os Kits do Manual do Aventureiro e o sistema de Magias baseado em Focus, agora para o Holy Avenger 3D&T foram utilizados os Kits e o sistema de Magias é o do Manual 3D&T Fastplay, com Magias selecionadas por três Categorias, o que tornou um pouco inviável devido principalmente ao uso desse tipo de Magia, que pelo jeito se torna o oficial do sistema.
Desde o início da HQ, há a evolução de principalmente de dois personagens: Lisandra, por causa dos muitos Poderes Garantidos por ser Meia-Dríade e o Paladino, devido aos Rubis da Virtude, o que torna qualquer personagem criado impossível de enfrentá-los ou ser aliados deles.

Mas como no final, a Lisandra resolve se aposentar e o Paladino talvez esteja morto não há motivos para enfrentá-los, ou se o Mestre for bonzinho pode até pedir uma força para o Vladislav, quem sabe acaba o ressucitando?


No Apêndice, regras para Meio-Dríades, já publicadas na revista Tormenta e Novas Magias para o novo sistema. Nas regras para Meio-Dríades (Pág. 96), Criar Soldados tem o Custo de 2 Pontos.
Ao final, o livro Holy Avenger 3D&T, pelo fato de usar regras diferentes do Tormenta 3D&T, acaba sendo menos útil do que deveria. Mas não deixa de ser um bom livro com muitas explicações sobre as mudanças que afetaram o Mundo de Arton, principalmente relacionado aos personagens Mestre Arsenal e Paladino, assim como a reentrada de Sszzass no Panteão.

E que 3D&T continue vivo na nova editora!

segunda-feira, 24 de janeiro de 2005

Uma Visão Sobre Fudge


Freeform Do-It-Yourself
Gaming Egine

Sistema de Jogo Adaptável, Universal
e Faça Você Mesmo



Traduzindo mais ainda, Fudge significa que é um RPG que não vem pronto, você que terá de adaptar e criar este sistema. Ele é usado no livro Anel Elemental: O Legado (AEoL) até a publicação deste era desconhecido dos brasileiros. O que poucas pessoas sabem é que o Módulo Básico deste sistema estava na pauta de publicação da Devir Livraria mas esta acabou não ocorrendo.
Agora, com base na versão em português traduzida por Fábio Emílio Costa e disponível na REDERPG estarei falando especificamente deste meta-sistema.

As Licenças


FUDGE é um jogo livre, tal como o Sistema Daemon e o D20 System e como tal, é necessária a publicação de licenças indicando que você está fazendo uso deste sistema.
É necessário colocar em seu livro 2 notas legais designadas Sobre o Fudge (About Fudge) e Atenção ou Repúdio (Disclaimer) na íntegra com seu nome, caso você vá publicá-lo e desjear cobrar é necessário uma autorização do autor Stephan O'Sullivan.

Meta-Sistema?
A alguns parágrafos citei que FUDGE é um meta-sistema, isto significa que a partir dele você poderá criar outros sistemas baseados em FUDGE.
O sistema utiliza Atributos, Vantagens (Aqui chamados de Bençãos, em AEoL são Dons), Desvantagens (aqui chamados de Falhas) e Perícias, mas não os especifica. Quem deve decidir quais irão ser utilizados é o Mestre. Por exemplo, se tivermos um mestre fã dos Atributos de Storyteller, Bençãos e Falhas de GURPS e fã das Perícias de OPERA, será possível fazer esta mistura livremente, bastando usar apenas o Bom Senso. O próprio livro incentiva isso, mostrando os sistemas 3d6 (utilizado em GURPS) e 1d100 (ou 1d%) como ficariam em Fudge. Ou seja, se você tem Acrobacia 14 em GURPS será um Bom Acrobata em Fudge.

Pitacos sobre o sistema
Em Fudge é utilizada a divisão de pontos entre todas as características, ao qual o mestre pode sugerir a divisão de quantos pontos podem ser colocados em cada "região" da planilha. Por exemplo, como citado no AEoL: 35 níveis, sendo que 9 devem ser gastos com Atributos e 26 com Perícias, sendo que 6 níveis são para Bençãos se as Falhas totalizarem o mesmo número.
Outra característica é a utilização de nomes em vez de números, ou seja, não se diz que "Meu Guerreiro possui Força 18" mas sim que "Meu Guerreiro possui Força Soberba". Há a possibilidade de criar os personagens sorteando também, mas este modo é menos utilizado.
Como em cada um dos livros a Escala utilizada é diferente, abaixo é mostrada cada uma delas em ordem crescente:

  • Fudge original: Terrible - Poor - Mediocre - Fair - Good - Great - Superb;
  • Fudge em português: Péssimo - Ruim - Medíocre - Bom - Ótimo - Soberbo;
  • Anel Elemental: Terrível - Inferior - Medíocre - Razoável - Bom - Grande - Excepcional.

    Fudge utiliza 3 dados de 6 faces com 2 faces marcadas com +, 2 com - e 2 vazios, mas como esses dados não são vendidos por aqui há 2 métodos que podem ser utilizados, um é pintando as faces indicando que cada cor representa uma forma: 2 faces de verdes (+), 2 faces de vermelho (-) e 2 de branco (neutro), ou usar 4d6, sendo 2 sendo dados positivos e 2 dados negativos, sendo que o menor número é o que vale. Esse método é utilizado no Anel Elemental.
    Os testes são feitos do seguinte modo:
    "Você está correndo atrás de um bandido, policial. Role sua Destreza para ver se você o alcança".
    O jogador consulta a tabela e vê Destreza Ruim. O Jogador rola os dados e consegue +2, o que torna a Destreza Boa, mas como o Mestre aguardava um resultado Ótimo, devido a distância entre os dois, o jogador não conseguiu seu objetivo.
    Há os Pontos de Embuste (Fudge Points) que servem como Sorte ou Pontos Heróicos (no sistema Daemon), fazendo com que a ação tenha sido diferente, se aquele Ferimento Grave que você tomou se torne um Ferimento Leve ou um teste de Perícia que era Medíocre se torne Bom. É possível gastar Pontos de Experiência para adquirir Pontos de Embuste gastando Pontos de Experiência do mesmo que o nacional 3D&T faz.
    Não há regras para Pontos de Vida, apesar de ser possível a criação de um Atributo com este título, o método utilizado para verificação do Dano é através de como foi esse dano, se foi apenas um Arranhão ou Ferimento Grave, se este ataque te deixou Incapacitado ou apenas Ferido.
    Fudge foi criado como RPG realista, mas existem dicas para o caso de utilizar Heróis Lendários, Superpoderes, Psiquismo, Personagens Não-Humanos, Implantes Cibernéticos, Milagres e Magias Arcanas. Há também exemplos de Animais e Criaturas como Gato e Cavalo até Grifos e Dragões, além da Criação de Classes (Aqui chamados de Modelos) e Raças.
    Uma das partes interessantes é a dos Exemplos de Personagens, no qual são mostrados vários exemplos de criação de personagens, desde os medievais, passando pelos modernos, históricos e chegando aos futuristas. Se estiver sem idéias de como irá ser seu cenário e a planilha dele é muito interessante ver esse tópico. Há até uma versão com 2 Atributos (Mental e Espiritual) para campanha Medieval até 12 usado numa campanha Fantasmagórica. Os personagens diversos são muito interessantes, pois apresentam um personagens fantasma, uma vampira detetive particular, um coelho (O que não é tão estranho assim já que autor escreveu GURPS Bunnies & Burrows que trata principalmente desses animais) e um chipanzé de desenho animado, este último caso você queira fazer do seu Fudge um Toon. No final do livro, muitas regras alternativas.

    Conclusão


    Fudge é um sistema dinâmico e com a possibilidade de escolha das regras que você vai utilizar auxilia muito o mestre, se não souber de como será o seu sistema, pode-se utlizar os personagens prontos como base.
    Mas sempre é bom pensar e repensar como será seu sistema para não cometer equívocos.

    Sites sobre Fudge


    Fudge RPG - Site Oficial do Fudge.
    Grey Ghost Games - Editora que publica Fudge nos EUA.
    Steffan O' Sullivan - Site do Autor.
    Fate RPG - Uma das versões adaptadas do Fudge.
    Fudge Brasil - Site de Fábio Emílio Costa que traduziu o Fudge e inclui adaptações como a da série "Carga Pesada" para o sistema.
    Projeto RPG - Site do Projeto RPG, que lançou o livro Anel Elemental - O Legado.
    Riachuelo Games - Editora que promete o RPG GOC (Guerra de Osso e Carne) utilizando esse sistema.

    Publicado Anteriormente em: Fale RPG, NEWS RPG, RPG News Clipping e RPG em Notícia (Jex)
  • domingo, 9 de janeiro de 2005

    News RPG Blogger


    http://newsrpg.blogger.com.br
    Meu site de RPG, atualização semanal ou quinzenal

    Retrospectiva RPG 2004 - Versão Final


    Retrospectiva RPG - 2004

    O ano de 2004 foi mesmo movimentado para o RPG: Miniaturas, muitos livros saindo, principalmente nacionais. Nos temas: tivemos de tudo (ou quase): Seitas psíquicas, mundos orientais, faroeste, 2ª Guerra Mundial... Agora temos mais um sistema (OPERA) e miniaturas da 2ª Guerra. Além da fundação da Megaliga de Editoras Paladinas. Vamos a um resumo do ano, talvez tenha faltado algo ou entrado algo a mais, mas a maioria está aí.


    REDERPG (www.rederpg.com.br )
    Para começar, desde a primeira edição do ano a Rede assumiu a Notícias do Bardo da Dragão Brasil. Outro destaque da Rede durante o ano foram as Parcerias para traduções: Seja do Monte Cook, Skip Williams, Fantasy Flight Games e do Role Playing Tips, um dos vencedores do último Ennies.
    Nos netbooks, tivemos vários destaques, como as aventuras oficiais traduzidas de Dungeons & Dragons, também há a aventura para o OPERA CDA Terça no Parque, o sistema A Pilha, GURPS Magia Primordial, o cenário Brasil.Org, Horizon: Grimm e Supers - Daemon. Isso sem contar os outros como o Inu-Yasha - Daemon, Avatar e outros que não foram ilustrados pela Rede.


    Lançamentos de 2004
    Os livros e os destaques editoriais que foram lançados em 2004:

    Conclave Editora ( editora.conclaveweb.com.br
    A editora juizforense foi a única nesse ano a lançar livros multissistemas, para seu sistema Clavius e também para Ação!!! Primeiramente foi lançado Crepúsculo 3ª Edição, sendo o módulo básico do cenário e depois o livro que ficou muito tempo na fila: Liber des Ritae com magias e monstros.Tivemos também Nachód: Cinzas do Passado que é uma continuação de Mônaco - Corrupção e Decadência.

    Daemon Editora ( www.daemon.com.br )
    Tivemos várias reimpressões nesse ano, adaptadas para a versão 3.5 do Sistema Daemon: Arkanun, Trevas, Anjos: A Cidade de Prata, Demônios: Divina Comédia, Vampiros Mitológicos e Invasão. Outra reimpressão foi o Guia de Armas Medievais que agora tem o sistema OPERA e o romance Entre Anjos e Demônios.
    Os inéditos são Hi-Brazil de Marcelo del Debbio com uma nova visão sobre o Brasil, Cães de Guerra de Thiago Augusto sobre a Segunda Guerra Mundial e Jyhad - A Guerra Santa com Anjos e Demônios judeus e mulçumanos.

    Devir Livraria ( www.devir.com.br/rpg )
    - Dungeons & Dragons: Divindades e Semideuses com regras para Deuses e Clérigos, os livros de Classes Canção e Silêncio para Bardos e Ladrões e Mestres Selvagens sobre Bárbaros, Druidas e Rangers e as aventuras A Pedra Fundamental e Coração Espiral da Presa Nortunae para Forgotten Realms: Fronteiras Prateadas. D&D Miniaturas, junto com duas expansões Harbinger e Dragoneye. O módulo básico de Warcraft RPG foi outro que saiu esse ano.

    - D20 System: Para Ravenloft: Nativos das Trevas com monstros e vilões para este mundo.

    - World of Darkness: Tempo do Sangue Fraco dando início a Gehenna, Guia da Tecnocracia para Mago: A Ascenção, os módulos básicos Múmia: A Ressurreição, Lobisomem: O Apocalipse 3ª Edição

    - Outros: Romances A Sombra dos Homens de Roberto de Souza Causo; Dragões do Crepúsculo de Outono, Dragões da Noite de Inverno e Dragões da Alvorada da Primavera. DVDs de Records of Lodoss War. Warcraft - Jogo de Tabuleiro

    Editora Comic Store ( www.operarpg.com.br )
    Após o sistema genérico OPERA RPG de Leonardo Antônio de Andrade e Rogério de Mello Godoy ter ficado literalmente "na gaveta" pela Devir Livraria, finalmente houve a publicação deste, com o detalhe da capa screen além de dois suplementos: OPERA Conspiração do Amanhecer por Marcelo Telles, baseado no antigo netbook sobre sociedades secretas psíquicas e OPERA 1887: Sob o Sol do Novo México de Marcelo F. Paschoalin (Autor de Anel Elemental - O Legado) tendo como tema o faroeste e seus personagens.

    Editora Mantícora ( www.manticora.com.br )
    A revista D20 Saga teve 5 volumes em 6 possíveis e fugiu da Maldição da 2ª revista. Durante o ano aventuras baseadas em Kriptus (da própria editora), Equinox (Jambô), Mítica (Viu), além da descrição do mundo de Vax e o suplemento completo Simbiose D20.
    Tivemos também o Dicionário de Termos traduzindo os termos da licença D20, o jogo Power Cars um RPG infantil feito com apoio da Fundação Volkswagen da que lembra os primeiros Transformers e lançado durante o Salão do Automóvel de São Paulo e a primeira edição da revista Kaos! com quadrinhos e entrevistas.

    Editora Planeta ( www.angussword.com )
    A Editora Planeta lançou neste ano uma versão RPG do romance Angus.

    Editora Talismã ( www.dragaobrasil.com.br )
    - 3D&T - Defensores de Tóquio 3ª Edição: Para 3D&T foi lançado o Manual 3D&T Fastplay Ampliado com novas regras para Magia (Que já haviam sido publicadas na DB#104). Mas o grande destaque para esse sistema foi o Tormenta - 3D&T, o novo módulo básico para o mundo de Tormenta, sendo precedido por Holy Avenger 3D&T com as fichas dos personagens da HQ. Outra novidade é que quem assume o sistema é Flávio Lúcio Rodrigues Ribeiro.

    - Ação!!! Tivemos o Módulo Básico de Ação!!!, um RPG para heróis baseado na OGL do sistema D20 Modern, sendo que o primeiro suplemento estará disponível em 2005: Magia e Psi!!! ampliando as regras.

    - Dragão Brasil: (5 edições / 6 possíveis) A DB começou o ano com formato tradicional e papel jornal e terminou o ano com formatão e com papel melhorado. Temos a destacar:
    Os cenários resumidos (Hi-Brazil, Equinox, Ethora, Lankhmar, Reinos de Ferro), muito material para Ação!!! (Principalmente monstros, Classes de Prestígio, Ch/Quimera, Ciborgues), adaptação dos Cavaleiros do Zodíaco (até o fim da saga de Asgard) para 3D&T e a prévia de A Libertação de Valkaria, O Inimigo do Mundo e do Anime Nacional de Holy Avenger, também voltou a pauta o RPG eletrônico e o RPG online, além da colaboração da REDERPG na Notícias do Bardo e d'O Círculo na Dicas de Mestre e Troubleshooters.

    - Revista Tormenta: (1 edição) Tivemos apenas um número da revista durante o ano, mas mesmo assim importante, a sua edição #17 com uma aventura introdutória para a Libertação de Valkaria, uma aventura que estará no Tormenta D20 3.5 e O Mestre da Masmorra, com Severus pénabundeado.

    - Tormenta D20: Para Tormenta D20, o único lançamento do ano foi A Libertação de Valkaria escrito por Maury "Shi Dark" Abreu, Marcelo Cassaro e Rogério Saladino, sendo a maior masmorra escrita e publicada no Brasil. Outros lançamentos prometidas para 2004 como Panteão D20, o romance Inimigo do Mundo e Tormenta D20 3.5 não se efetivaram e ficaram para 2005.

    - Outros: Tivemos também o Dicas de Mestre 2, uma compilação de artigos para Mestres da Dragão Brasil e o primeiro volume da mini-série Mercenário$ com personagens que apareceram (ou não) na saga de Holy Avenger.

    Editora Viu ( www.editoraviu.com.br )
    A Editora Viu resolveu se aventurar pelo Oriente em 2004 através de dois lançamentos sobre o mesmo cenário: Mítica: Os Caminhos do Oriente de George Bonfim e Fernando Castilho descrevendo o cenário, novas Raças, novas Classes, novas Classes de Prestígio com um cenário baseado não apenas no Japão Feudal, mas também na China, Indonésia, Tailândia e outras culturas orientais. O segundo livro foi Mítica: Sombras no Oriente de Newton "Nitro" Rocha com vilões, criaturas e organizações malignas para o cenário.

    Jambô Livraria ( www.jamborpg.com.br )
    A editora gaúcha lançou esse ano duas edições do Reinos de Ferro: A Sombra do Exilado e A Legião das Almas Perdidas acumulando uma aventura com total de 226 páginas, foi lançado também A Quintessência do Elfo, o livro com informações sobre essas criaturas.

    Riachuelo Games ( www.riachuelogames.com.br )
    Como a produção da editora foi grande durante todo o ano, vamos destacar o netbook Cruz de Ferro com informações sobre os exércitos americanos, soviéticos e alemães durante a Segunda Guerra Mundial, que ganhou até site próprio e que recebeu vários suplementos durante o ano.

    Para Professores
    A Devir junto com a LVDVS Culturalis lançou Anais do 1º Simpósio de RPG e Educação com as palestras que houveram neste evento enquanto o professor Marco Tanaka Riyis lançou SIMPLES - Sistema Inicial para Mestres-Professores Lecionarem Através de Uma Estratégia Inovadora - Manual para uso do "RPG" na Educação (Ufa!) com dicas de uso do RPG nas escolas.

    Enquanto isso, lá fora
    O grande destaque do ano foram as novas versões de GURPS e do World of Darkness, os 30 Anos de Dungeons & Dragons, o fim de Scarred Lands e o lançamento do mundo de Eberron
    Para GURPS 4th Edition já foram lançados os dois Módulos Básicos, o GM's Screen, o Fantasy e o Magic.
    Para World of Darkness 2.0 já saíram os Módulos Básicos World of Darkness Rulebook e Vampire: The Requiem, além de romances e suplementos para este.
    Para Eberron tivemos o MB Eberron Campaign Setting e outros três suplementos. Outro destaque em termos de D20 foi o D20 Future que agregou novidades à OGL. Houve também a série Complete com Complete Arcana e Complete Divine e o livro Dragonmech.


    Eventos
    Eventos de RPG e Anime que aconteceram em todo o Brasil durante o ano de 2004:

    - Amazonas: Feira de Livros e RPG (Manaus);

    - Bahia: Encontro Amador de RPG (Feira de Santana), Festival Nação HQ (Salvador);

    - Espírito Santo: Evento Masmorra de RPG (Vitória), RPG na Leitura (Vitória);

    - Minas Gerais: Anime Festival (Belo Horizonte), Jogos do Cardgame de Vampire (Juiz de Fora), Lançamento do Mítica: Sombras do Oriente (Juiz de Fora), RPG & Arte (Belo Horizonte), Sábado Crepuscular (Juiz de Fora), Torneio de Senhor dos Anéis - Cardgame (Juiz de Fora), UAI! Play (Juiz de Fora);

    - Paraná: Encontro Internacional de RPG (Curitiba), RPG na Gibiteca (Londrina);

    - Rio de Janeiro: Anime Point (Rio de Janeiro), Encontro da REDERPG no Rio (Rio de Janeiro), Espaço Cultural de Jogos Mentais (Angra dos Reis), Jedicon (Rio de Janeiro), Lançamento de OPERA Conspiração do Amanhecer no Rio (Rio de Janeiro), RPG no Bob's (Rio de Janeiro);

    - Santa Catarina: EnCAR (Joinville), Elísio (Blumenau);

    - São Paulo: ABC Fiction (Santo André), Anime Dreams (São Paulo), Anime Fantasy (São Paulo), Anime Festival (Santos), Anime Friends (São Paulo), Animecon/Fanzinecon (São Paulo), AVEX (São Paulo), Bate-Papo: O Que Mudou no D&D 3.5 (Campinas), Encontro de RPG + Torneio de Magic na CEFET (São Paulo), Encontro Internacional de RPG (São Paulo), Eu Anime RPG (Americana), Festa de Lançamento: livro dos Monstros 3.5 (São Paulo), Festival de Jogos Cooperativos (Bertioga), "Free Day" Anime RPG (Rio Claro), Grito RPG (São Paulo), Lançamento do Livro do Jogador 3.5 (São Paulo), MegaCon BR (São Paulo), Pistoleiros Solitários na Devir (São Paulo), Ragnarok (São Paulo), Ressaca Friends + GameCon + RPG festival (São Paulo), RPG Moye (São Paulo), RPG Rio Preto (Rio Preto), Sampa RPG / Sampa Cards (São Paulo), Semana Aventura no SESC Pinheiros (São Paulo), Torneio D20 Miniaturas (Moji Guaçú), Torneio Oficial na TiamaT (Moji Guaçú);

    - Sergipe: HQ Festival (Aracajú).