Rating: | ★★★ |
Category: | Books |
Genre: | Entertainment |
Author: | Marcelo Cassaro, Rogério Saladino e Flávio L. R. Ribeiro |

Muito já se falou sobre Holy Avenger, sobre o seu início, da versão desenho animado, a aventura que deu origem a série, a criação do mundo de Tormenta e assim vai. E agora, essa saga chega no fim. Ao menos na editora Talismã, já que a publicação de Tormenta no sistema D20 passam para a Jambô, a Mantícora ficará com um novo continente ao lado de Arton e quem ficar com 3D&T (Jambô, Daemon ou outro) cuidará da adaptação destes. Com isso, o último livro publicado pela Talismã foi esse.
Para falar do livro, deve-se lembrar que ele é uma versão do Holy Avenger D20 (3.0) publicado em 2004, e possui na minha opinião, uma das mais belas capas lançadas para RPGs aqui no Brasil. Agora, dentro do livro foi adotada uma estratégia diferente de módulo básico de Tormenta 3D&T. Neste livro, não foram utilizado os Kits do Manual do Aventureiro e o sistema de Magias baseado em Focus, agora para o Holy Avenger 3D&T foram utilizados os Kits e o sistema de Magias é o do Manual 3D&T Fastplay, com Magias selecionadas por três Categorias, o que tornou um pouco inviável devido principalmente ao uso desse tipo de Magia, que pelo jeito se torna o oficial do sistema.
Desde o início da HQ, há a evolução de principalmente de dois personagens: Lisandra, por causa dos muitos Poderes Garantidos por ser Meia-Dríade e o Paladino, devido aos Rubis da Virtude, o que torna qualquer personagem criado impossível de enfrentá-los ou ser aliados deles.
Mas como no final, a Lisandra resolve se aposentar e o Paladino talvez esteja morto não há motivos para enfrentá-los, ou se o Mestre for bonzinho pode até pedir uma força para o Vladislav, quem sabe acaba o ressucitando?
No Apêndice, regras para Meio-Dríades, já publicadas na revista Tormenta e Novas Magias para o novo sistema. Nas regras para Meio-Dríades (Pág. 96), Criar Soldados tem o Custo de 2 Pontos.
Ao final, o livro Holy Avenger 3D&T, pelo fato de usar regras diferentes do Tormenta 3D&T, acaba sendo menos útil do que deveria. Mas não deixa de ser um bom livro com muitas explicações sobre as mudanças que afetaram o Mundo de Arton, principalmente relacionado aos personagens Mestre Arsenal e Paladino, assim como a reentrada de Sszzass no Panteão.
E que 3D&T continue vivo na nova editora!
Estas mudanças constantes no sistema base de 3D&T ao meu ver e apenas uma forma de levar os jogadores a adquirirem outro e outro manual ... já até perdi a conta de quantas versões finais e definitivas ele já teve....
ResponderExcluirEssa estratégia de mudar alguma coisa e republicar vem sendo adotada também em Tormenta. Várias edições com uma cidade nova aqui, um detalhe revelado ai e metade do seu material se torna obsoleto.
O que é uma pena se observarmos que tem (ou tinha) tanta coisa para se trabalhar ainda...
Seria uma previsão esse post do Marlon?
ResponderExcluirPois é, três anos antes eu já previa uma nova edição definitiva ehuheu =D
ResponderExcluir