
Rating: | ★★★ |
Category: | Books |
Genre: | Entertainment |
Author: | Marcelo Cassaro, Rogerio Saladino, JM Trevisan, Ricardo Wendel e Marcelo Wendel |
No Brasil, o primeiro livro a ser publicado como OGL foi o Ação!!! pela Talismã Editora que trazia uma versão mais simplificada do D20 Modern, com regras para ser um herói de ação num mundo moderno. Agora a Mantícora lança o Primeira Aventura com a mesma intenção do Ação!!! (desculpem-me o trocadilho) com uma versão simplificada do Dungeons & Dragons. A idéia principal do jogo é que tenhamos novas versões no futuro com o Aventura, Aventura Heróica e Aventura Épica, outro detalhe é que temos material da licença D20 System como base, do Unearthed Arcana (da Wizards of the Coast) como as Classes e os Talentos relativos a Poderes de Classe e da um pouco da licença D20 Modern, como o Talento Artista Marcial que substitui o Ataque Desarmado Aprimorado. Agora, vamos ir a cada um dos livros:
Guia do Jogador
O Guia do Jogador começa com uma mini aventura-solo na qual a pessoa tem de definir o futuro da ação, caso ocorra a escolha de colocar o anel ou não. A seguir temos a explicação de que jogo é esse (sem mencionar RPG), aventureiros, o que é necessário para jogar, dados necessários, mecânica de jogo, informações do Guia de mestre, próximos livros e um glossário com os termos importantes para os personagens jogadores como Raça, Classe e Nível. A seguir partimos para a criação de personagens propriamente explicando sobre as Habilidades, Resistências, BBA e Tendências, nada de novo para quem já conhece D20.
A seguir temos as Classes de Personagens que são 3: Combatente, Conjurador e Especialista que vieram do Unearthed Arcana. O Conjurador é subdividido em Arcano e Divino, cada o qual com Dados de Vida, seleção de Armas/Armaduras diferentes, seleção de Magias Arcana ou Divinas. Cada Classe possui como Arquétipos as Classes existentes no D&D: O Combatente possui (Guerreiro, Ranger, Paladino e Bárbaro), Conjurador (Mago, Feiticeiro, Clérigo e Druida) e Especialista (Ranger, Ladino e Bardo) cada um desses Arquétipos possui apenas sugestões de melhores Habilidades, Perícias e Armas e Armaduras, ficando mais fracos que uma Classe comum, já que você terá de . A única limitação é a Tendência, que diga o Paladino... Encerrando o capítulo temos 6 personagens icônicos de nível 3, em vez de serem do primeiro nível para um jogador começar jogando com eles.
Continuando, temos as Perícias com descrições resumidas e faltando algumas úteis como Ofícios e Cavalgar isso inclui também uma lista pronta para os Arquétipos, com 6 Perícias para os Combatentes e Conjuradores e 12 para Especialistas. Os Talentos vêm, conforme já foi dito da licença normal como Foco em Perícia, Iniciativa Aprimorada e Trespassar, da licença do D20 Modern vem Artes Marciais e Artes Marciais Defensivas e as conversões dos Ataques/Qualidades Especiais dos PJs como Conhecimento de Bardo, Expulsar Mortos Vivos e Fúria Bárbara, alguns vindo do Unearthed Arcana e outros criados a partir das Classes de D&D. A seguir, temos a lista de equipamentos com as moedas, as armas estão divididas do mesmo jeito que os Talentos em Simples e Comuns (não, não tem nenhuma exótica), as armaduras e como a magia as afeta e equipamentos para o dia-a-dia do aventureiro. Para encerrar temos uma lista com 69 Magias divididas em Arcanas e Divinas para os Conjuradores, a ficha de personagem indicando como se deve proceder a construção do personagem e a roleta que substitui os dados.
Guia do Mestre
O Guia do Mestre é bem menor que a sua versão para os Jogadores contendo 50 páginas contra 66 do outro manual. O livro tem em seu início a explicação do comportamento do Mestre na mesa de jogo, que será explicada mais adiante. O primeiro capítulo é sobre combates com a explicação turno-por-turno, seguido pela explicação de termos e como funcionam o BBA, Acerto Decisivo, Classe de Armadura, Pontos de Vida e a lista com as condições como Paralisado, Enjoado, sofrendo Dreno de Habilidade, Surpreendido e por aí vai. A seguir, uma explicação maior da rodada de Testes de Resistência, Iniciativa, Surpresa e Ataques Corpo-A-Corpo e a Distância e quando forem acontecer mais ataques por rodada.
O segundo capítulo é sobre o Mestre com a sua função, a importância de manter o segredo, a realidade do jogo, criando aventuras que podem evoluir para campanhas, a criação de NPCs e as masmorras do jogo. A masmorra está explicada passo-a-passo, com armadilhas com ND máximo 5, podendo ser ampliado para 6 com a Cobertura Especial e efeitos especiais como ruídos, monstro farsante, magias, teletransporte, este encerra-se com idéias para cidades, ou seja, o mundo lá fora, Encontros Aleatórios incluindo tabelas segundo o ND e regras para Experiência bem simplificadas, já que esta não pertence à SRD. A seguir tems as criaturas, na qual algumas eram Raça. A lista é a seguinte: Anão, Cão Infernal, Carniçal, Cubo Gelatinoso, Elfo, Esqueleto, Goblin, Halfling, Harpia, Homem Lagarto, Kobold, Lobo, Lobo Atroz, Mantícora, Ogre, Orc, Rato, Rato Gigante, Troll e Zumbi. Nas fichas não temos como se calcula a CA do Monstro (Bônus de Destreza + Natural + Armadura + Escudo) nem há o tipo do Monstro (Morto Vivo, Besta Mágica, Humanóide) que pelo visto esse não se aplica e faltam ilustrações dos monstros desconhecidos, mesmo com a descrição fica difícil imaginar um Troll. Depois de matar os monstros vem o tesouro, relacionando com o ND e o que pode vir nele como objetos de arte, gemas e itens mágicos contendo armas, armaduras, escudos, poções, pergaminhos, anéis, varinhas e outros objetos mágicos, com tabela para fazer o sorteio segundo o Nível de Desafio e para a seleção do item mágico do personagem. Para encerrar há a aventura O Templo do Inseto Rei com idéias boas como o que fazer quando chegar na masmorra: Jogar algo dentro, procurar armadilhas ou lançar uma magia por exemplo. O nome da aventura é inspirada num evento de Holy Avenger que não chegou a aparecer no mangá, há dois mapas prontos para qumem quer criar outras aventuras na mesma dungeon, um Modelo (Criatura Inseto). No final a mesma roleta que funciona como dados do outro livro e papel quadriculado.
* D&D para iniciantes e muito mais barato.
* Ilustrações muito boas, de ambos ilustradores. Talvez venha reclamação por causa de uma bunda, mas nada de mais.
* Substituição dos dados pela roleta. O único problema seria furar um dos livros.
* Falta de Raças, já que poderiam ter colocado pelo menos Elfo, Halfling e Anão que estavam no D&D da Grow.
* Não é totalmente compatível com o D20 System.
* Falta de personagens prontos e construção de personagens a partir dela.