
| Rating: | ★★★ |
| Category: | Books |
| Genre: | Entertainment |
| Author: | Marcelo del Debbio e Norson Botrel |
A capa já traz novidades na capa, ao invés de seguir o padrão das antigas edições com fundo mármore, agora o fundo é azul, com uma foto em estilo "Tropa de Elite", que estava em voga na época. Na diagramação, tons cinza e desenho da arma na parte do número e segue o padrão de uma página da web.
Na introdução, a explicação do por que da criação do guia e a descrição da ficha que inclui até o site da arma e duas estatísticas para RPG: o alcance e a cadência de tiro. Nessa edição houve uma mudança importante: o dano do tiro passa a ser baseado na munição e não na arma como acontece em outros livros de RPG. Depois há a lista dos danos em relação a calibre para os sistemas Daemon, Storyteller (que aparece como White Wolf), D20, GURPS, D6 (o de Star Wars e que em breve deverá ser liberado), Shadowrun (2ª edição) e RPGQuest. Já que o único dado é o dano faltam alguns detalhes como o crítico no D20 (que é x3), ou seja, o livro considera que o jogador saiba como funciona o sistema. Infelizmente, o dano das granadas foi esquecido e está disponível como errata aqui.O livro faz a seguinte sequencia: Revólveres, pistolas, submetralhadoras, espingardas, fuzis de ferrolho, fuzis de assalto, metralhadoras, artilharias e granadas. O fato de ter o dano por calibre é um porblema quando, por exemplo na Colt New Service aparece escrito: "Munição: .45 Colt e 17 outros calibres". Quais serão esses outros calibres? Se eu só tiver um outro calibre que não o .Colt, posso colocar aqui?
Nas pistolas, há a Downsizer WSP, o menor revólver do mundo, bem interessante. Há também os modelos Rossie Taurus produzidos no Brasil. Para os anteirores também é importante citar que a nova versão possui apenas armas reais, nenhuma ficcional. Há também alguns protótipos na lista. Depois dela, vem o índice remessivo (em ordem alfabética) das armas. Logo após, a explicação sobre as pontas de projéteis de chumbo e encamisados, as bases das balas e a comparação entre os calibres. Continuando no assunto, são citadas algumas curiosidades sobre munição. Logo após vem o preço da caixa e o peso de cada, além da quantidade de cada uma. E o livro finaliza tradicionalmente com os livros da Daemon.
O livro em si, é bem interessante e útil para quem joga os sistemas citados, ainda que faltem alguns dados. Como referência é muito bom para saber como é e de qual jeito a arma se comporta. Além disso, o livro ganhou muito mais armas que as edições anteriores. Esse guia, para colecionadores, é muito bom, mas para o RPG ficou meio deficiente. A mudança do dano e a justificativa são plenamente aceitáveis e deveriam ser plenaente usadas.
Guia de Armas de Fogo 4ª Edição
- Layout/Arte: 4/6
- Texto: 3/6
- Conteúdo: 5/6
Nota Final: 4/6
Jogo: Sistema Daemon
Editora: Daemon Editora
Autores: Marcelo del Debbio e Norson Botrel
Formato: 192 páginas, capa mole
Preço Sugerido: R$ 39,00 (Temporariamente esgotado)
Idioma: Português
eu quero é o guia de armas medievias!
ResponderExcluir[o.o] o de fogo eu comprei o 3º edição
mas o de armas medievais nunca acho por aqui.
É impressionante como esses Guias da Daemon sempre são falhos, até mesmo sob as regras do próprio sistema. O Guia de Armas Medievais tinha estatísticas gritantemente destonantes quanto às espadas, e o antigo GAF me provocava risadas quando eu lia o alcance dos rifles MILITARES (alguns tinham alcance de 80m).
ResponderExcluir