domingo, 22 de março de 2009

Resenha: Maytréia: Livros de Tendências

Rating:★★★★
Category:Books
Genre: Science Fiction & Fantasy
Author:Danilo Faria,Renato Simões e Alex Genaro
Brâmanes - Do resto do orgulho nasce o autruísmo

Maytréia é uma produção do estúdio Universo Germinante e trata do mundo com uma visão hinduísta, inclusive fazendo uso das castas bramanistas, que foram convertidas em tendências e cada um deles virou um suplemento de tendência, na qual os três primeiros já saíram: Brâmanes, Xatryas e Vaysas. O Shudras ainda não saiu.

O primeiro livro da série abrange os Brâmanes que originalmente são a casta mais alta. No jogo, são os mentores das outras Tendências e ligados ao plano mental e começa com uma capa muito bonita, na qual em todos os livros apresenta uma figura masculina e uma feminina. Essa não é a mais bonita dos três lançados até agora, mas ainda assim, é bonita. A seguir, segue o conto Orgulho e Triunfo com oito páginas, ou seja, 1/4 do livro onde mostra uma viagem pelo plano mental onde ocorrem conflitos e mortes, onde três universos se encontram.

A têndencia é definida como "Aqueles que entendem" explica a relação dos Brâmanes com as filosofias explicadas no livro básico: Mentalistas, empiristas, exploradores, historiadores e centralistas e comenta-se sobre o orgulho necessário para o qual se busca auto-conhecimento. Também explica-se sobre a cidade situada no plano mental, Agharta, conhecida também como a cidade eterna, assim como seu prefeito, Krishnamurti e a possível contaparte dela no mundo dos 300, além de como achá-la em termos de regras, os confrontos com outras facções e uma base de como é o plano mental e regras para a versão abstrata deste. Há mais duas criaturas para o plano: Assuras, criaturas crueis com pele avermelhada e chifres e os Mônadas, criaturas energéticas que são a essência da criação e que existem em número limitado, nenhum deles possui ficha. Há explicação sobre o mental abstrato e o concreto. Além disso há as escolas: Alquimia, artes, poliética, mecânica, liturgia, filosofia e medicina, que funcionam como as tendências do D&D mas de forma mais específica. Também há as opiniões dos Brâmanes sobre as outras tendências.

Chegando na parte de regras: Há novas perícias: Biologia Mental (0), Empatia Interna (PER) que serve para trilhar o caminho emocional do personagem e Conhecimento Acadêmico (CAR) que mostra a capacidade de impressionar uma pessoa através do conhecimento do personagem. Sim, acho que seria melhor (INT) e também acho que a função poderia ser substituída por um teste de Impressionar. Na parte de Aprimoramentos temos Elemental de Estimação (A/1), que é um contato do personagem no plano mental, Aliado Mental (A/Variável) é o mesmo do Elemental de estimação, mas para criaturas mais poderosas e Vício Mental (N/3) como o nome diz, a pessoa adora ficar no plano mental. Pela primeira vez há Kits no Maytréia que são ligados a filosofias já citadas. E há também os Shiddis (que em termos de jogo são os poderes/magias) Camaleão mental, rajada mental e criptologia mística, que não são exclusivos para Brâmanes. O livro termina com um conto rápido de um casal que se encontra na realidade e no plano mental.

Brâmanes é o que possui o texto mais complexo dos três, além de não ter contra-capa independente. O livro faz uso de vários termos filosóficos e regras que só funcionam no plano mental. Isso fará as aventuras acontecerem mais por lá. As ilustrações não estão tão boas como os outros, assim como a capa, como destaque aparece a ilkustração de uma mulher com os seios de fora enviando beijo. Para quem irá jogar com Brâmane será uma maravilha, quem prefere as outras Tendências, será melhor, já que esse é o mais fraco dos três.

Avaliação:
  • Layout/Arte: 4

  • Texto: 4

  • Conteúdo: 5

  • Nota Final: 4


Sistema: Daemon
Editora: Daemon Editora
Autores: Danilo Faria, Renato Simões e Alex Genaro
Formato: 32 páginas, capa mole colorida e miolo preto e branco
Preço Sugerido: R$12,00
Idioma: Português

Xatryas - O maior inimigo é o inimigo interior
Maytréia é uma produção do estúdio Universo Germinante e trata do mundo com uma visão hinduísta, inclusive fazendo uso das castas bramanistas, que foram convertidas em tendências e cada um deles virou um suplemento de tendência, na qual os três primeiros já saíram: Brâmanes, Xatryas e Vaysas. O Shudras ainda não saiu.

O Xatrya é a mais equilibrada das tendências e a que domina o plano astral, além disso é o que possui a capa e a contracapa mais bonitas dos três e originalmente era a casta dos reis indianos e dos guerreiros. O conto desse livro é "Dragões" na qual a personagem Joana enfrenta dois adversários, sendo que o segundo é o dragão do título.

A tendência aparece citada como "Aqueles que combatem" que mostra que o trabalho interno do Xatrya é a ira. Há o conflito que ele tem de enfrentar entre atrito e conflito já que "o atrito cria e o conflito destrói". Os Xatryas possuem um código cujo objetivo é sempre equilibrar a batalha, o que é meio complicado para o mestre deixar. Um dos personagens do conto aparece aqui, o Dragão do Umbral que é uma força oposta e igual ao Iniciado. Há também as armas consagradas que causam dano em dobro quando no plano astral que apesar dos benefícios é difícil usá-la.

Há também os comandos que é similar as Filosofias dos Brâmanes. A primeira é os Defensores do Equilíbrio que só cumprem o drama quando matam o dragão do umbral. Os Guerreiros de Duat, este que é o mundo dos mortos e é relativo às assombrações e ao que causa medo às pessoas. os Guardiões do Templo que são destinados a proteger rituais e escoltarem Iniciados importantes. A última é Os Soldados do Paraíso, o menos conhecido dos comandos, e que guardam um lugar parecido com o Paraíso bíblico.

Depois segue a descrição do já citado mundo de Duat, cheio de assombrações no qual a pessoa pode vagar por toda a eternidade e é comandado por um casal misteriosom e por fora de Duat há uma entidade que caminha pelo plano astral recolhendo restos do morto no plano astral conhecido como Senhor Yama. Os Vórtex Psíquicos que são como redemoinhos que absorvem grandes partes do plano astral inclusive com as regras necessárias para usá-lo. E o assunto do Vórtex acaba ligando aos pequenos demônios Rakshasas que se alimentam de destruição e mortes violentas que possuem inclusive regra para a criação desses NPCs. Há também os mesmos capítulos do anterior: a relação com as escolas (alquimia, arte, poliética, mecânica, liturgia, filosofia e medicina) e as opiniões estereotipadas

Chegando a parte das regras, temos as Perícias Táticas Militares (PER) que é o conhecimento necessário para agir em combate e Clima Astral (0) que funciona como um conhecimento do plano e de seus habitantes. Os Aprimoramentos são Arma Consagrada (A/5), que torna todos os testes fáceis e o dano é dobrado, Exército Elemental (A/Variável) que é um exército de pequenos elementais dado pelo Senhor Yama ao personagem e Dragão Vitorioso (N/4), que torna o Dragão do Umbral do personagem mais poderoso. No capítulo seguem os Kits, que são os mesmos dos Comandos, exceto os Soldados de Paraíso, que são desconhecidos. Há também os Shiddis que sao Invocando a arma psíquica, a Firmeza do Guerreiro, Arrancando a Vitalidade Alheia, Ponto Fraco e Intangibilidade Mutável. No fim, um pequeno texto filosófico falando sobre o plano astral.

A qualidade da capa aumentou nesse, assim como as ilustrações, não identifiquei uma ruim nessa edição. O texto é mais fácil de ler e compreender e dá para pensar que o plano astral é muito mais perigoso que o mental. Um ponto interessante é que a capa beta (que aparece nessa resenha) aparece indicado como Xatrias, o título depois foi alterado para Xatryas que é o correto.

Avaliação:
  • Layout/Arte: 6

  • Texto: 5

  • Conteúdo: 5

  • Nota Final: 5


Sistema: Daemon
Editora: Daemon Editora
Autores: Danilo Faria, Renato Simões e Alex Genaro
Formato: 32 páginas, capa mole colorida e miolo preto e branco
Preço Sugerido: R$12,00
Idioma: Português

Vaysas - Cada inimigo adquirido é um amigo perdido

Maytréia é uma produção do estúdio Universo Germinante e trata do mundo com uma visão hinduísta, inclusive fazendo uso das castas bramanistas, que foram convertidas em tendências e cada um deles virou um suplemento de tendência, na qual os três primeiros já saíram: Brâmanes, Xatryas e Vaysas. O Shudras ainda não saiu.

Os Vaysas do livro são os que buscam o equilíbrio sempre, e se ele não existir, eles consertam o mundo para que se obtenha isso e vivem no plano chamado etérico. Na cultura indiana real, eles são os administradores e que trouxeram prosperidade aos indianos a partir dos bens têxteis.

Vaysas é o que trás a capa mais brilhante dos três e também com a diagramação mais bem cuidado, ainda que peque com o excesso de itálico. O conto inicial é A Nobre Arte da Diplomacia que dura apenas quatro páginas e mostra como conversa e não com porrada, ao contrário dos dois livros anteriores.

Os Vaysas aparecem definidos como "Aqueles que trocam", sem trocadilho, isso se define como os que fazem transações e negociadores, podendo atuar como diplomatas também, lógico que o pecado com que os relacionam é a avareza e de que forma vencê-la. Enquanto as outras tendências falam de Atlântida, os Xatryas pensam em Lemúria, anterior a civilização atlante e que não foi citada no módulo básico, então o texto fala como inserir (ou não) essa nova cidade no jogo que é onde moravam os homens-serpente, mas que ainda andam por aí. As divisões são chamados de Ofícios aqui (para os Brâmanes são Filosofias e para os Xatryas, Comandos), as disponíveis para eles são os Desbravadores, Diplomatas, Arqueólogos, Magistrados e Guerrilheiros. Além disso, há as regras para se fazer um Homem-Serpente. No plano etérico há as cidades chamadas Badaghas que são visitadas por todas as Tendências onde purificam a essência. Na descrição do etérico, os problemas da iniciação dos Vaysas e os elementais que por lá habitam, estes são comandados por Regentes e cada um tipo tem um rei e uma rainha. Existem também Elementais corrompidos surgidos da poluição, da radiotividade e do lixo hospitalar. Há também a Deusa-Mãe dos Elementais, o ser supremo para eles, que pode estar em todos os lugares ou em nenhum. Depois, seguimos com os tradicionais capítulos da ação nas escolas e as opiniões sobre as outras Tendências.

Na parte de regras há as novas Perícias: Arqueologia dos justos (INT), que é como a arqueologia terrena, mas como é nos planos, a busca é atemporal e buscam a história dos Iniciados, Diplomacia extraplanar (CAR) na qual se negocia com a política com seres de outros planos, conhecendo a cultura deles, no entanto é necessário especializar-se e Rastreador etérico (0) na qual o personagem pode procurar rastros em outros planos. São Perícias bem parecidas com as terrenas, mas que funcionam nos planos já citados, principalmente o etérico. Na parte de Kits, pela primeira vez há a explicação de como eles funcionam e subdivididos em Desbravadores, que buscam conhecer o plano em que vivem, os Diplomatas, os Arqueólogos (que está dividido em Cammpista e Arqueólogo de Gabinete) e Magistrado. E os shiddis sãoo Tolerância da força vital e olhar na aura. Ao final, o micro conto.

É possível notar, que um livro em relação ao outro, seguiu uma progressão constante, o texto ficou mais fácil de ler, a diagramação ficou melhor, as ilustrações ficaram melhores, o uso do scanner foi melhor também. A nota de conteúdo não foi alterada devido a todos os livros seguirem o mesmo padarão. Agora é só aguardar o Shudras que deve sair no EIRPG.

Avaliação:
  • Layout/Arte: 6

  • Texto: 6

  • Conteúdo: 5

  • Nota Final: 6


Sistema: Daemon
Editora: Daemon Editora
Autores: Danilo Faria, Renato Simões e Alex Genaro
Formato: 32 páginas, capa mole colorida e miolo preto e branco
Preço Sugerido: R$12,00
Idioma: Português

Extra: Aqui um artigo bom para saber sobre cada casta originalmente.

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