
Rating: | ★★★★★ |
Category: | Books |
Genre: | Entertainment |
Author: | M Cassaro, R Saladino, JM Trevisan e M Telles |
As (Muitas) Origens do Ação!!!
Antes de começar a escrever esta resenha, resolvi consultar a resenha do livro que deu origem a este. Logo de cara, o título desta resenha: "Ação!" já fez entender por que batizaram o título de Ação!!!
Os !!! devem-se devido a presença das 3 Classes Básicas, as quais falo daqui a pouco.
O D20 Modern aproveita-se de vários títulos da Wizards of the Coast (que não são de licença aberta) tais como Star Wars e Call of Cthulhu, assim como as revistas Dragon e Dungeon. Trata-se de um jogo heróico no qual os personagens são heróis que seguem estilo de vários filmes de Hollywood tal como "O Duro de Matar", "Aventureiros do Bairro Proibido" e vários do Jackie Chan ou a série Um Policial da Pesada (Martial Law), só para dar alguns exemplos.
A idéia inicial era publicar uma nova versão do Invasão, OGL que não utilizaria o selo D20 e funcionaria independentemente do Livro do Jogador. Este projeto foi alterado, e a idéia foi alterada para que o Ação!!! fosse OGL e o Invasão 2.0 (agora batizado de Projeto Ayla) será compatível com este.
Debulhando o Livro!!!
Esse capítulo está disponível para visualização, na forma de imagem, naREDERPG (assim como a capa e a contra-capa).
Os Bônus de Defesa, em comparação ao D20 Modern, são iguais ao Strong Hero (Que tem como principal Habilidade a Força), ao Tough Hero (Constituição) e ao Dedicated Hero (Sabedoria). Os Bônus de Reputação são iguais ao Fast Hero (Destreza) e ao Tough Hero (Constituição).
Não foi inserido no RPG as Talent Trees, principalmente por causa da simplificação do sistema, mas se o Mestre tiver o SRD e resolver colocar, não há nenhum problema. Basta ter algum conhecimento em inglês
O Lutador possui o BBA do Strong Hero e testes de Resistência muito baixos (Os 3 evoluem a cada 2 níveis, em circunstâncias semelhantes): O Sobreviente possui BBA igual ao Tough Hero e testes de Resistência iguais muito altos (+2 nos 3 e evolução a cada 1 e 2 níveis) e o Perito tem níveis de Resistência iguais ao do Lutador, Pontos de Perícia igual ao do Smart Hero e BBA igual ao do Tough Hero.
Pessoalmente, preferiria que as Classes tivessem mais diferenças entre si. Já falei muito das Classes Básicas, vamos continuar a falar do capítulo.
Chegamos às Ocupações Iniciais, que é obrigatório para o Personagem escolher para ter acesso às Perícias de Classe. A maioria concede Bônus de Renda, como destaque a Ocupação Diletante que concede +5 na Renda e algumas cedem Bônus na Reputação. Destaco também o Estudante que tem acesso no total a 33 Perícias. Algumas combinações ficam interessantes, mas outras devido ao nome da Classe ficam muito curiosas: Imagine um Paramédico (Pertencente a Ocupação Serviços de Emergência) combinado a Sobrevivente. Este deve conhecer os nomes de todos os outros Paramédicos de cór, após passar por todos os Hospitais da cidade... Ou um Funcionário de Escritório Lutador (Um Dia de Fúria, talvez). O livro segue com a seção de Background, que é o que estamos fazendo agora, dando idéias para a criação de sua Personagem. Para finalizar o capítulo (ufa!) temos Pontos de Ação, Reputação, Dinheiro Inicial (Que usa um método diferente do D20 Modern, já que aqui realmente você tem dinheiro e o gasta). Finalizando de vez, temos os Personagens do Mestre (Sejam Heróicos ou Comuns).
Os NPCs Comuns adotam as Classes disponíveis no livro, mas não recebem grande parte dos benefícios delas, como os Pontos de Ação!!! É o mesmo método do D20 Modern, mas prefiro uma Classe Específica para os Comuns, como o Plebeu do D&D ou o Cidadão do FUBAR.
Para se adaptar a Edição 3.5 de D20 System que foi usada como base para esse livro, algumas Perícias tiveram que ser alteradas da versão que conhecemos do Livro do Jogador. Um exemplo é Atuação (Que tem o nome em inglês de Perform) na qual antes você podia escolher um tipo por graduação, agora você escolhe uma Categoria apenas, ao mesmo estilo de outras Perícias como Ofícios (Craft) e Conhecimento (Knowledge), outro exemplo: Mensagens Secretas (Innuendo) agora pertence a Blefar (Bluff). Há algumas Perícias Novas, vindas da D20 Modern SRD (A licença do D20 Modern) como Presdigitação que possibilita o feitio de pequenos truques e Usar Computador.
Há uma tabela sobre Venenos que inclui até o do peixe nacional Baiacu, de como subornar relacionado a Diplomacia, dicas de como usar a Perícia Hackear Computador e dicas de como Adestrar Animais. Até aí tudo bem, mas não existe nenhuma tabela com os animais relacionados...
As Perícias Adestrar Animais, Atuação, Conhecimento e Ofícios estão bem detalhadas, mostrando por exemplo como ensinar os animais a fazer pequenos truques como Seguir Pelo Faro e Quieto (Para o animal parar de atacar).
Como já foi dito, Atuação, Conhencimento e Ofícios possuem subdivisões que você seleciona ao escolher a Perícia como Conhecimento (Tecnologia), Atuação (Comediante) e Ofícios (Artes Plásticas) possibilitando várias escolhas bem interessantes para um personagem mais interessante, auxiliando na montagem deste. Aliás, o personagem que escolher essas três sugestões que dei, realmente irá ficar um personagem interessante...
Para começar, um pequeno problema de edição: a lista contendo os Talentos começa 2 páginas depois da descrição deles.
Só para variar, a grande maioria dos Talentos é destinado ao Combate, o que é uma festa para o personagem Lutador. Muitos destes Talentos estarão no Livro do Jogador 3.5, mas você pode aproveitá-los tranqüilamente em sua aventura medieval, já que estarão no Livro do Jogador do D&D 3.5.
- Artista Marcial, Lutador de Rua, Soldado, Pistoleiro, que tem como Classe Básica sugerida o Lutador.
- Acrobata, Operativo, Infiltrador e Investigador ligados, principalmente ao Sobrevivente.
- Cientista, Hacker, Celebridade e Piloto, cuja Classe Básica é o Perito.
Elas não sofrem o mesmo problema das Classes Básicas e possuem cada uma Bônus de Defesa e Reputação diferentes. Essas Classes também dão um Clima a mais no cenário, principalmente se você quiser ligar a algum Cenário, como por exemplo o Infiltrador com o jogo Tom Clancy's Splinter Cell, o Pistoleiro com o jogo Max Payne, são apenas algumas idéias de como utilizá-las.
Na CdP Piloto há a recomendação de não a utilizar caso a campanha não envolva perseguição de automóveis, o que foi uma decisão inteligente, já que o livro não possui essas regras ainda. (Num próximo suplemento, talvez).
Para finalizar o capítulo: Armas e Armaduras. Temos de tudo: Até um Lança Foguetes que causa 10d6 de dano! Para adquirir uma arma, é necessário que você tenha a licença e pague por ela, o que acaba fazendo a arma ficar mais cara, se quiser comprar no Mercado Negro com certeza, o preço será maior.
Não há tabela de Experiência em relação ao seu CD contra o do Adversário, mas sim estes serão premiados pela interpretação e boas idéias.
O livro ficou devendo nas Classes Básicas, e as regras para animais (Que, dizem os boatos, virá na próxima edição da DB) e veículos. A lista de equipamentos ficou muito boa, podendo aproveitá-la em qualquer cenário moderno/ futurista e agora é só esperar a Talismã lançar (quando?) os cenários Invasão ou o Spy!
Baixe as fichas AQUI e a versão simplificada AQUI.
E inscreva-se na lista de discussão lista-acao@yahoogrupos.com.brhttp://br.groups.yahoo.com/group/lista-acao.
Nenhum comentário:
Postar um comentário