quinta-feira, 1 de dezembro de 2005

Dragão Brasil #115 - Tópico a Tópico

Rating:★★★
Category:Other
A Dragão Brasil chega ao número 115, comemorando seus 11 anos. Sim, deveria estar na 132, mas foram tantos atrasos durante esse tempo que 17 edições se perderam no tempo. Falando especificamente da edição, o grande destaque é o GURPS Lite, que a revista traz gratuitamente em parceria com a Devir Livraria, além de uma encadernação diferente, em brochura.

  • Notícias do Bardo: Enquanto a edição anterior trouxe os indicados ao Ennies, essa traz os vencedores dando destaque as duas pratas conquistadas por Claudio Pozas com o Battlebox: Core Fantasy Set e o Counter Collection Digital. A seção também anuncia o RPGQuest 2, Encontro Mensal RedeRPG-Bob's em nova loja, Crônicas de Avalon - O Começo, a enquete da Devir sobre o Mundo das Trevas e a devolução de Ravenloft e Gamma World à Wizards of the Coast.

  • Resenhas: Aproveitando que a capa vem como tema oriental, as resenhas também enfocam esse tema. A primeira é sobre o Aventuras Orientais (Devir Livraria, nota 6/6) e a segunda sobre Mítica: Desbravando o Oriente (Editora Viu, nota 5/6). Além desses dois livros há também a resenha de Changeling: O Sonhar (Devir Livraria, nota 4/6) com resenha de Bruno G. Canato, da lista Changeling Brasil e o o Livro dos Níveis Épicos (Devir Livraria, nota 5/6).

  • Card Game Brasil - Nacional de Magic 2005: Na estréia da coluna feita pelo pessoal d'A Torre Game cobre o nacional de Magic realizado no Salão Devir no bairro do Cambuci em São Paulo, este vencido pelo curitibano Pedro Henrique Uehara, também apresentando o deck vencedor dele.

  • Aventure-se em RPGQuest - O Templo de Gorath: A aventura mensal dedicada a RPGQuest (Mas também compatível com 100% dos sistemas que tenham cenário medieval) possui tantos monstros que faz lembrar o jogo antigo Gauntlet, só faltaram os covis.

  • Dicas de Mestre - Explorando seu cenário oriental: Dando apoio a matéria de capa, a matéria abrange o funcionamente de uma sociedade oriental no grupo de jogo, a economia da sociedade relacionada a plantação de arroz, medida usada no período Edo (1603-1867) da história japonesa, uma época feudal da história japonesa durante o Xogunato dos Tokugawa, o próximo tópico abrange as religiões: Xintoísmo, Budismo, Taoísmo, Confucionismo e Hinduísmo. A seguir, uma parte meio que desconhecida de nós, ocidentais: Os jogos que incluem os jogos de tabuleiro Shôgi e Go, além de disputados ao ar livre como corrida de cavalos e arquerismo montado.

  • Quem é Quem no Mercado D20 - Cenários Alternativos: Continuando da edição anterior da revista, agora os alternativos, é bom lembrar que essa divisão é muito mais para exemplificar do que para explicar, já que cada um possui característica próprias: De ficção científica: Gamma World, Star Wars, Dragonstar, Babylon 5, Dragonmech, Wars e Trinity/Aberrant/Adventure; de espionagem, Spycraft; de super-heróis, Mutant & Masterminds; de pirataria, Skull & Bones; de humor Macho Woman with Guns (Mulheres Machonas Armadas Até os Dentes); de faroeste Deadlands; e o religioso, Testament, baseado no Antigo Testamento.

  • Entrevista - Douglas Guimarães, o D3: Na entrevista com o Homem Forte do D&D e D20 da Devir, a expectativa é de novos lançamentos e eles estão num quadro destacando-os, para citar exemplos, o Arcana Evoluída do Monte Cook e talvez o BESM D20, além disso há duas perguntas em relação ao Living Greyhawk Gazetter e a não possibilidade de chegar os títulos adultos da Wizards por aqui.

  • GURPS Lite 4ª Edição: Das 80 páginas da Dragão Brasil, 36 ou seja 45% são destinadas ao suplemento GURPS Lite que foi distribuido gratuitamente no Sampa RPG e agora veio em conjunto com a encardenação da Dragão Brasil, já que houve um problema de comunicação com a gráfica. Mas dá para utilizá-lo tranquilamente, já que a revista não pesa nem meio quilo e cabe em qualquer mala de RPGista :) Agora as ilustrações estão coloridas, ao contrário da versão distribuida na internet em inglês e no Sampa em português. Bem que nas futuras atualizações do GURPS Lite 4th (em inglês) poderiam ampliar a parte de cenário, situada na última página do livro.

  • Vinte Lados: Claudio Pozas ajuda um jogador a construir um elfo drow que pelo visto vieram de Forgotten Realms, já que uma das línguas adicionais é Kuo-Toa, há também duas perguntas relacionadas ao Talento Combater com Duas Armas.

  • Capa - O Caminho das Sombras: As três escolas de Ninja ilustradas na capa são explicadas através de um conto introdutório para cada um deles. O primeiro é o Discípulo de Igasaki, especialista em veneno e em enganar as pessoas, o segundo é o Agente Inpo, especialista em infiltração e assassinatos e também é usuário de magias e o terceiro é o Guerreiro do Lótus - na tabela relativa está o título errado - espião com direito a técnicas elementais. Complementando a matéria, há os Talentos, todos [GERAL]: Chuva de Estrelas, Flanquear Aprimorado, Golpe Silenciador e Maestria do Envenamento. Há também as armas Ninja-Tô, Bakuhatsugama, Kusarigama, Bo-Shuriken e Tsubute e os equipamentos Doka e Nagedeppo.

  • Cenário do Mês - Koren Kazyr: O cenário é do mesmo autor do livro Crônicas de Avalon - O Começo, mas não mantém relação com o livro. O cenário é situado nos subterrâneos uma cidade, aonde os Ladinos imperam divididos em três grupos distintos: Ratos de Rua, Dardos Negros e Servos das Sombras. Há também dois NPCs Mordamir, senhor dos ladrões, já obeso e mal conseguindo se levantar da cadeira e Duranamur um druida subterrâneo, há também os ratos do submundo (Ratazana, Rato Atroz e Roedor Gigante) e por fim, Koren Kazyr, a jóia-lágrima, um novo item mágico.

  • CP do Mês - Mago Temporal: A CP do Mês é um kit Daemon, o Mago Temporal que trabalha principalmente com os Caminhos Luz e Metamagia, criando Magias Temporais. Há também o novo ritual Paralisar o Tempo (Criar Metamagia 9).

  • Pergaminhos dos Leitores: Finalmente o Bardo se livra da amnésia e ganha um nome que é... Bem, não vou contar agora, é bom fazer segredo nessas horas. Nas cartas, o vencedor tem um apelido curioso Sean Masters, será uma mistura do brasileiro Sean do Street Fighter III com o sobrenome do seu mestre, Ken Masters (sem trocadilho)? Nas cartas, um projeto de nova revista, discussão sobre RPGQuest, preconceito em relação a nova DB e dúvidas gerais. Quatro Lendas Lendárias e o Calabouço Tranqüilo de Leonel Domingos sempre obediente ao seu mestre.
  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário