Editoras
Os lançamentos (ou relançamentos) do ano, além de projetos editoriais:
A Comic Store só lançou um livro para OPERA: O Mais Longo dos Dias sobre a segunda guerra mundial. Além dos quadrinhos The Long Yesterday do cenário Intempol.
A Conclave teve seus lançamentos iniciais durante o EIRPG: O Guia de Classe de Prestígio 3.5, uma nova versão do livro lançado ano passado e para Crepúsculo, Legado de Nósphoros. Mas o grande destaque da editora foram os novos cenários: Vikings: Guerreiros do Norte e Crônicas de Avalon - O Começo, ambos para D20 e envovendo mitologia viking e mitologia celta e rei Arthur, respectivamente.
A Daemon teve um grande ano, cujo início foi dado com Jyhad - A Guerra Santa sobre mitologia judaica e islâmica. Para o EIRPG, houve o lançamento de Tormenta Daemon, uma reedição do Tormenta 3E. Mas o grande destaque do ano da editora foi o RPGQuest, jogo de miniaturas sendo possível colecioná-las, além de possuir regras para batalhas de miniaturas. No EIRPG foi lançado o primeiro volume, RPGQuest: Nova Arcádia sobre mundos medievais contendo um tabuleiro modular para montagem de masmorras, em outubro o lançamento foi RPGQuest: Velha Arcádia contendo um mapa de praia e outro de estrada, em dezembro foi lançado o RPGQuest: Templários sobre os cavaleiros Templários também com dois mapas: Um castelo e um campo de batalhas.
- Dungeons & Dragons: Completando os módulos básicos é lançado o Livro do Mestre 3.5 e os suplementos Livro dos Níveis Épicos, Aventuras Orientais e Manual dos Planos e a aventura Horizonte Profundo. Para Forgotten Realms Rios de Prata, Crenças e Panteões e Monstros de Faerun.
- D20 System: Para Warcraft, Warcraft Livro dos Monstros e Warcraft Livro do Mestre. Para Dragonlance, Dragonlance Cenário de Campanha
- GURPS: Para GURPS, o lançamento foi o GURPS Lite 4ª Edição distribuído no Sampa RPG e na revista Dragão Brasil nº115.
- Romances Foram lançadas A Estilha de Cristal e A Lendária Hy-Brazil.
- Senhor dos Anéis RPG: O único lançamento do ano foi Mapas da Terramédia Volume 2.
- World of Darkness: De módulos básicos, Lobisomem 3ª Edição e Changeling: O Sonhar, além do Romance do Clã Setita. No fim do ano aconteceu uma enquete sobre o futuro do Mundo das Trevas na editora.
A Jambô começou o ano lançando o Counter Collection - Cidades e Subterrâneos, uma coleção de counters premiadas lá fora do artista brasileiro Claudio Pozas. No EIRPG (mesmo sem stand) o lançamento foi Tormenta - Guia do Jogador v.3.5, versão atualizada do Tormenta D20. No fim de ano, Tormenta - Guia do Mestre 3.5 e o primeiro de uma série de livros com 32 páginas Tormenta - Academia Arcana.
A editora começou o ano anunciando o fim da D20 Saga e teve seus lançamentos durante o EIRPG: A revista Dragonslayer (3 edições/8 possíveis) que abrangia D20 System, Primeira Aventura (cujo nome beta era Primeira Aventura!!!) e Ação!!! Houve também o lançamento do Primeira Aventura: Guia do Jogador e Primeira Aventura: Guia do Mestre que era uma versão mais simplificada que o Dungeons & Dragons que usava uma das sugestões de classes do Unearthed Arcana e Habilidades de Classe convertidas em Talentos. Houve também a primeira aventura da pentologia de aventuras: Relíquias de Brachian - O Forte do Leão. No fim do ano, uma parceria com o CEL*LEP, Ajude a Salvar John Carter! um jogo exclusivo.
A Mythos entrou no RPG em agosto com a revista RPG Master (2 edições/5 possíveis) dedicada ao sistema RPG Master, que seria uma remodelagem do 3D&T com toques de Primeira Aventura e RPGQuest.
A primeira editora de RPG nordestina do Brasil teve como primeiro lançamento o seu sistema genérico Nexus D6 e um site com vários netbooks para o sistema.
A Riachuelo Games dedicou-se principalmente aos eventos no RJ e em netbooks para o Cruz de Ferro, no fim do ano a grande notícia foi ela ter adquirido os direitos do wargame Mare Nostrum.
O único lançamento em livro da editora foi Holy Avenger 3D&T. Agora, a revista da editora, Dragão Brasil (6 ou 7 edições/12 possíveis) começou o ano com o trio Tormenta e um preview do Primeira Aventura, logo depois uma pausa de 4 meses e a REDERPG assumiu a revista na DB#112, lançada durante o EIRPG. Além da série normal, foram aproveitadas as muitas sobras de livros na DB#114 com Libertação de Valkária e Ação!!! grátis e as DBs encardenadas. Em Novembro, uma enquete no fórum da REDERPG para os leitores decidirem os rumos da revista.
A Viu só teve um lançamento esse ano: Mítica: Desbravando o Oriente que aborda principalmente a religião de Lieh lançado durante o EIRPG.
A Zouk não é propriamente uma editora de RPG, mas lançou o RPG Educacional O Livro das Lendas com sistema próprio.
Eventos
Esses são os eventos que foram realizados durante o ano de 2005, seja de RPG, Anime ou wargames. Talvez faltem alguns, mesmo assim tivemos muitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário