sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

[Terra Oca] Três Livros

Para facilitar a leitura, dividi o Terra Oca em três livros para evitar a mistura de regras para PCs, aqui o que será mostrado é apenas um compacto, já que ainda não decidi como serão os Intraterrenos, tirando o que já foi especificado.

Humanos (Terrenos)
Cobrirá toda as partes dos Humanos, incluindo os Humanos surgidos de cloanagem e os Mutantes. incluirá cibernéticos, geografia e criptozoologia (bestiário) e regras para navegação em rede e hackerismo. Em breve deverei trazer o Bicho Papão adaptado para cá (ele está presente no menace Manual do D20M).

Intraterrenos
Aqui a abordagem será em relação aos intraterrenos e seus sub-tipos, além de detalhar os Híbridos também. Assim como o acima, também detalhará a geografia e a história, além de animais comuns (pra eles claro).

Extraterrestres
Além de detalhar uma por uma as espécies extraterrestres, também mostrará a relação deles com os Intraterrenos e Extraterrenos. Antes eu tinha falado que os Humanos não tinham contato com os ETs, mas basta fuçar em qualquer site de Ufologia que você verá que não, mesmo com muitas histórias inventadas. (Ficcionalmente, menos ainda)

De início, devo fazer os netbooks em Daemon, com todos com as regras básicas e talvez depois deixarei adaptações para OPERA, 3D&T e, quem sabe, D20 ou para a nova versão do D20 Modern?

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Grow (Jogo em Flash)


http://www.eyemaze.com
Grow é uma série de jogos na qual você tem que descobrir a seqüência correta para ganhar o "Congratulations".
No Grow 1 você começa com um terreno vazio e com uma esfera flutuante, sempre com duas opções ou uma a seguir. No Grow 2 você está numa clareira e dará vida a bichinhos de papel. No Grow 3 você tem uma esfera e tem que ir arrastando os itens até o centro para dar vida a ela. No Grow RPG (Foto) você tem que fazer o mesmo do Grow 3, mas dessa vez, se tudo estiver certo, você será o grande herói da vila, algumas passagens do jogo lembram os Legend of Zelda clássicos.O Grow Cube é similar ao Grow 3, mas é com uma esfera. No Grow Ornament você tem que celebrar o Natal.

O Grow Nano 0 é com tempo corrido e você tem que ir clicando aonde é pedido, rapidez é fundamental. No Grow Nano 1 é o mesmo do anterior, com a diferença que agora você é que tem de descobrir aonde clicar. O Grow Nano 2 é uma versão facilíssima dos Grow normais.

No Grow Island você tem que botar uma ilha para funcionar. Esse possui um final secreto no qual os personagens viram aliens!

Mas para quem quer desafio dos grandes mesmo, conheça o Chrono Grow, aonde você term que descobrir e usar os objetos nos horários certos.

sábado, 3 de novembro de 2007

Superarquivo - Todo o conteúdo da Super - SUPERINTERESSANTE


http://super.abril.com.br/superarquivo/index_superarquivo.shtml
A Superinteressante oferece todo o seu acervo de textos gratuitamente! São mais de 12 mil páginas com as matérias de capa e algumas das seções que construíram a história da revista. Em breve, todos os especiais, o restante das seções e o conteúdo integral das edições em 2005 e 2006 também estarão disponíveis. Só mesmo uma revista tão Super poderia fazer isso!

A Super Interessante liberou todo o arquivo para consulta. A subseção "Salve a Super" é um jogo, mas tenha o anti-vírus atualizado, para informações consulte a comunidade no orkut.

Outra revista que liberou seu conteúdo foi a Veja.

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Terra Oca - As Sociedades Intraterrenas e Terrenas

Aqui terá uma análise de como cada uma delas funciona, além de outras explicações. Em breve trabalharei com as regras.

Educação
Ambos os lugares têm educação muito boa, bem melhor que a atual, seja pobre ou rico. Na Terra, mesmo sendo um mundo cyberpunk, há educação de qualidade jorrando e com certeza você quereria matricular seu filho em qualquer uma delas. Entre os intraterrenos a diferença é que seu personagem pode aprender magias numa escola qualquer.

Habitantes
A Terra possue Humanos, Humanos artificiais (gerados por clonagem) e Híbridos além de muitos seres estranhos advindos da cripotzoologia e lendas urbanas. Sim, Pé Grande, a Nessie, aquele fantasma da menina segurando uma boneca e outros estão presentes no cenário e também os animais que ainda existirão na época. Os Intraterrenos tem eles, os animais e os híbridos também, além de animais típicos. O Intraterreno possui variações ambientais: ou seja, pode ser aquático, do deserto, glacial...

Fronteiras
Nos intraterrenos ainda há a divisão de países tal qual é a nossa atualmente, com o detalhe que o mapa do mundo é o da Terra invertido, mas com algumas diferenças, já que a erosão que ocorreu aqui e moldou não é a mesma para os intraterrenos. A Terra ganhou novos contornos, com empresas dominando no lugar dos países, a ONU ainda existe, mas uma reunião dela parece aquelas reuniões empresariais que aparecem em alguns filmes.

Poderes Especiais
Em termos de regra, Magia existe fortemente entre os intraterrenos como já explicado aqui, na Terra é raro, mas até existe, mas em grupos como os Wicca. Na Terra existem poderes pisônicos -não tao comum quanto a magia para os intraterrenos- mas ocorrem casos assim.

Tecnologia
Na Terra, ela tem servido para fazer viagens espaciais, como para a Lua e Marte, mas bem mais avançado que hoje, com várias estações espaciais funcionando a todo vapor e ainda não foi descoberta nenhuma civilização fora da Terra. (Na verdade até foi, mas sem estabelecer contato com governos ou mostrado pela imprensa). Entre os intraterrenos já existe a velocidade quase perto a da luz e em breve deve atingir, eles tem contato e contratos com várias civilizações espaciais, além de poder entrar na rede dos humanos incógnitos. Os humanos também possuem cyberware, os intraterrenos não.

É bom lembrar que qualquer tópico desse artigo pode ser alterado.

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Terra Oca - Viajando para a Terra Oca

Para quem quiser chegar a Terra Oca, há vários caminhos, geralmente por cavernas. Os mais conhecidos são os seguintes: Serras do Roncador e dos Parecis, no Brasil; nas cavernas de Borodla, na Hungria; nas cavernas dos Mil Budas, na China; o sistema de túneis dos montes Chandore, na Índia e o lago Manasarowar e a Porta Vermelha do Palácio de Potala, no Tibet. Aqui no Brasil também é citada a Pedra da Gávea (RJ) e a Chapada dos Guimarães (MT).

Dentro desses locais citados você pode entrar normalmente, mas tendo que passar por muitos túneis ou por portais que existem dentro desses lugares. Isso também vale para a volta para a Terra.

Os intraterrenos podem ser acessados durante os sonhos ou a partir de meditação também, sendo que na maioria das vezes isso é mais fácil já conhecendo o lugar.

Um outro método é por portais ativados por discos voadores na água. Esse é bem mais difícil, afinal aonde você arranjará um? Nesse cenário, os seres de outros planeta tem pouco contato com os terrenos, a não ser em casos como abduções e aí sim, você pode parar lá, mas não com vontade própria. Esse deverá ser o método preferido por mestres maus.


Porta Vermelha do Palácio de Potala


Serra de Parecis


Cavernas dos Mil Budas


Serra do Roncador


Caverna nas montanhas de Chandore

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Liberated Games (Jogos Liberados)


http://liberatedgames.org/
Site com informações de jogos comerciais de PC liberados pela própria empresa gratuitamente. Quem quiser informações ver o artigo na Wikipédia sobre o assunto.

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Terra Oca - Navegando no Cyberespaço

"Acho que no primeiro sistema que penetrei, eles tinham algum idiota brincando de operador. Eu queimei o cara, sacudi ele todinho com um programa de Raio Infernal que tinha pego emprestado, e fiz o maior saque daquela fortaleza de dados que já se ouviu falar. Em algum lugar lá fora existe um cara com metade do seu cérebro queimado, e um bocado de gente se perguntando porquê"- Spider Murphy*

Como todo bom cenário cyberpunk, a Terra Oca também terá navegações no cyberespaço, mas com a modernidade isso vai ter que mudar em relação aos títulos disponíveis no Brasil (Cyberpunk 2020, Shadowrun 2ª Edição e GURPS Cyberpunk). Para começar, o cyberespaço terá mais a cara do Second Life (claro que para a época estará mais real) que a explícita nesses mundos.

Com isso, ao invés de apenas um hacker (netrunner, tecnauta) invadir o sistema enquanto o grupo fica quietinho aguardando, todo o grupo penetrará no sistema enquanto os hackers servirão para abrir as portas e então todos entrarão, ajudando também a descriptografar os "documentos".

Nesse mundo virtual as pessoas assumirão avatares do que quiser (Samurai, membro de sentai, soldado russo...) e terão que quebrar os GELO que são os programas de firewall.

Para entrar nesses lugares haverá a necessidade de se descobrir em qual porta se deve entrar e desativar (ou eliminar) os mecanismos de segurança. Se um avatar morrer, o personagem não sofrerá nada, mas terá que refazer um.

Abaixo, um exemplo de navegação no cyberespaço do jogo Shadowrun para Mega Drive.



* Trecho do livro Cyberpunk 2020, extraído da RedeRPG.
Acima, uma ilustração do jogo Second Life.