domingo, 22 de fevereiro de 2009

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Meu Twiter, devo postar muitas coisas nele, incluindo atualizações da NewsRPG

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Resenha: Guia de Armas de Fogo 4ª Edição

Rating:★★★
Category:Books
Genre: Entertainment
Author:Marcelo del Debbio e Norson Botrel
Os guias sempre foram um dos principais produtos da Daemon e surgiram na época do lançamento das primeiras edições de Arkanun e Trevas, quando saiu a primeira edição do Grimório. Um tempo depois, já pela Daemon sairam os dois guias: O de armas de fogo (chamado simplesmente de Guia de armas) e o Guia de armas medievais, ambos multi-sistema. Um tempo depois, junto com as segundas edições saiu também o Guia dos itens mágicos em duas opções: dois volumes ou edição de luxo, com nova edição depois, com o D20. Arkanun, o cenário clássico da editora mesmo chegou a ser dividido em dois guias: o Guia dos jogadores de Arkanun e o Guia da Europa Medieval, que são na verdade um livro só. Com o lançamento da terceira edição de Tormenta, apareceu o Guia de monstros de Arton (para 3D&T e Daemon) e o Guia de Classes de Prestígio (para Daemon e D20), que é uma versão do Manual do Aventureiro (3D&T) para esses dois sistemas. Depois saiu o primeiro guia não feito pela dupla Marcelo del Debbio e Norson Botrel, o Guia dos dragões, de Mauri Shi Dark. E em 2007, junto com a quarta edição do Guia de armas de fogo, a resenhada aqui, foi lançado o Guia de veículos.

A capa já traz novidades na capa, ao invés de seguir o padrão das antigas edições com fundo mármore, agora o fundo é azul, com uma foto em estilo "Tropa de Elite", que estava em voga na época. Na diagramação, tons cinza e desenho da arma na parte do número e segue o padrão de uma página da web.

Na introdução, a explicação do por que da criação do guia e a descrição da ficha que inclui até o site da arma e duas estatísticas para RPG: o alcance e a cadência de tiro. Nessa edição houve uma mudança importante: o dano do tiro passa a ser baseado na munição e não na arma como acontece em outros livros de RPG. Depois há a lista dos danos em relação a calibre para os sistemas Daemon, Storyteller (que aparece como White Wolf), D20, GURPS, D6 (o de Star Wars e que em breve deverá ser liberado), Shadowrun (2ª edição) e RPGQuest. Já que o único dado é o dano faltam alguns detalhes como o crítico no D20 (que é x3), ou seja, o livro considera que o jogador saiba como funciona o sistema. Infelizmente, o dano das granadas foi esquecido e está disponível como errata aqui.

O livro faz a seguinte sequencia: Revólveres, pistolas, submetralhadoras, espingardas, fuzis de ferrolho, fuzis de assalto, metralhadoras, artilharias e granadas. O fato de ter o dano por calibre é um porblema quando, por exemplo na Colt New Service aparece escrito: "Munição: .45 Colt e 17 outros calibres". Quais serão esses outros calibres? Se eu só tiver um outro calibre que não o .Colt, posso colocar aqui?

Nas pistolas, há a Downsizer WSP, o menor revólver do mundo, bem interessante. Há também os modelos Rossie Taurus produzidos no Brasil. Para os anteirores também é importante citar que a nova versão possui apenas armas reais, nenhuma ficcional. Há também alguns protótipos na lista. Depois dela, vem o índice remessivo (em ordem alfabética) das armas. Logo após, a explicação sobre as pontas de projéteis de chumbo e encamisados, as bases das balas e a comparação entre os calibres. Continuando no assunto, são citadas algumas curiosidades sobre munição. Logo após vem o preço da caixa e o peso de cada, além da quantidade de cada uma. E o livro finaliza tradicionalmente com os livros da Daemon.

O livro em si, é bem interessante e útil para quem joga os sistemas citados, ainda que faltem alguns dados. Como referência é muito bom para saber como é e de qual jeito a arma se comporta. Além disso, o livro ganhou muito mais armas que as edições anteriores. Esse guia, para colecionadores, é muito bom, mas para o RPG ficou meio deficiente. A mudança do dano e a justificativa são plenamente aceitáveis e deveriam ser plenaente usadas.


Guia de Armas de Fogo 4ª Edição
  • Layout/Arte: 4/6

  • Texto: 3/6

  • Conteúdo: 5/6

Nota Final: 4/6

Jogo: Sistema Daemon
Editora: Daemon Editora
Autores: Marcelo del Debbio e Norson Botrel
Formato: 192 páginas, capa mole
Preço Sugerido: R$ 39,00 (Temporariamente esgotado)
Idioma: Português

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Papai Noel (3D&T)

Essa adaptação para 3D&T Turbo é baseada numa versão publicada pela Wizards e traduzida pela RedeRPG. Esse ano, só farei para 3D&T Turbo, para 3D&T Alpha coloco os duendes aqui, já que para fazer o Papai Noel ficará melhor com o futuro Manual do Aventureiro.

Papai Noel
F3 H8 R5 A2 PdF3 20PV 20PM
Kit: Druida
Vantagens: Aliados (os duendes e as renas), Arena (H+2 no Polo Norte), Aparência Inofensiva, Boa Fama, Clericato, Genialidade, Máquina (trenó), Riqueza e Telepatia.
Desvantagens: Código de Honra (1ª Lei de Asimov, da Honestidade e do Caçador), Devoção (Entregar todos os presentes).
Perícias: Animais e Sobrevivência
Especializações: Alpinismo, Criptografia, Disfarce, Furtividade, Lábia e Rasteio
Poderes: Companheiro Animal (as renas, veja abaixo)

Renas
F3 (Perfuração, chifres) H2 R2 A1 PdF0
Vantagem: Aceleração, Levitação, Parceiro (trenó).
São chamadas de Rudolph, Dasher, Dancer, Prancer, Vixen, Comet, Cupid, Donner e Blitzen, em português, na mesma ordem: Rodolfo, Corredora, Dançarina, Empinadora, Raposa, Cometa, Cupido, Trovão e Relâmpago.

Trenó
F2 H10 A5 R10 PdF0 50PV
Vantagem: Parceiro (renas), Teleporte, Levitação.

Ambos combinados fazem as entregas rapidamente.

Duendes (4 pontos)
Possuem H+2 (até um máximo de 5), Modelo Especial, Patrono (Papai Noel) e possuem a perícia Máquina gratuitamente.

Duendes em 3D&T Alpha (3 pontos)
Habilidade+2 - Duendes são excelentes constutores, além disso são rápidos e espertos já que têm muitos brinquedos para fazerem no ano todo.
Modelo Especial - Duendes não podem usar roupas e equipamentos feitos para humanos.
Teste de Resistência +1 contra água - Os duendes possuem resistência ao frio.
Patrono (Papai Noel) - Desde pequenos (hehe), os duendes aprendem sobre o Papai Noel, e a maioria deles consegue trabalho o ano todo com o bom velhinho. Nem todos conseguem esse emprego, mas ainda assim possuem adimiração por ele e tentam todo ano conseguir de novo. Alguns podem trocar essa vantagem e trocar o chefe pelo Willy Wonka. Caso ele não trabalhe com o Papai Noel, essa vantagem (em qualquer das duas versões) cai em um ponto.
Aptidão para Máquina - Para Duendes, essa perícia custa 1 ponto.

Um Feliz Natal e próspero 2009 para todos!

sábado, 13 de dezembro de 2008

Pasta de arquivos de RPGs gratuitos

http://www.mediafire.com/newsrpg
Os dois blogs RPG News estão entrando numa nova fase, com arquivos para download, somente os gratuitos que estão disponibilizados. É o embrião de uma wiki que estou criando. Contendo inclusive muitas raridades em termo de RPG gratuitos. A seção Arquivos do Talude será com arquivos que criei, para a RedeRPG ou sozinho (espero aprender a mexer com diagramação um dia). Confira em http://www.mediafire.com/newsrpg.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Peripércias do Talude » Stripgenerator v1.0.3

http://talude.stripgenerator.com/
Como não desenho nada resolvi fazer umas tirinhas no Stripgenerator, espero que gostem.

Podem esperar muitas piadas sem graça.

sábado, 6 de dezembro de 2008

OPERA - O Mais Longo dos Dias

Rating:★★★★
Category:Books
Genre: History
Author:Leonardo Antonio de Andrade e equipe
A 2ª Guerra Mundial já foi tratada muitas vezes no RPG, como por exemplo, no importado GURPS WWII e os nacionais Cães de Guerra e o wargame Cruz de Ferro, mas o primeiro livro com esse tema a ser produzido no Brasil foi O Mais Longo dos Dias, lançado de forma independente para o sistema OPERA. Agora ele está de volta, em uma nova versão produzida pela editora Comic Store.

Para quem não sabe, o mais longo dos dias foi o Dia D (06/06/1944), quando houve o desembarque das tropas anglo-americanas na região da Normandia no sul da França que acarretou principalmente na libertação de Paris e a tomada de Berlim pelo exército russo.

O 1º capítulo trata do histórico da 2ª Guerra, podendo ser usado tranqüilamente na escola, de uma forma resumida. O capítulo encerra-se com a descrição de grandes personalidades desse período: o general alemão E. Rommel, o presidente norte-americano D.D, Eisenhower, o general americano O. N. Bradley e o general inglês B. L. “Monty” Montgomery com biografia, pensamentos, além da sua ficha de personagem.

O próximo capítulo é especificamente sobre a Operação Overlord, que é o plano para o acontecimento do Dia D, nesse capítulo há diagramas para as defesas alemãs em terra e os portos que foram usados para o desembarque de tropas, construídos pelos Aliados e o mapa do Canal da Mancha, indicando os pontos de partida e desembarque, mas ficou devendo algum destes portos na ilustração. A partir daí partimos para as ações em terra, com os vários desembarques, a chegada do UDT, também é dado um grande destaque ao avanço para a conquista do porto de Cherbourg. O capítulo Elementos do Cenário começa pelo código militar, que são regras como obedecer a ordens e o que é considerado crime e sugerindo não apenas soldados, mas também capelães e agentes secretos., temos o equipamento básico de dois tipos de soldados e as diversas subdivisões de um exército, quatro dicas de campanhas, podendo ser de Espionagem, Operações Especiais e Crônicas de Campanha, além de sugestões dos quadrinhos Para finalizar, os alfabetos fonéticos usados para passar informações usados até atualmente.

Chegamos finalmente às Regras e começamos com três novas Características Favoráveis e uma adaptada, que é a Posto, que pode ser de 0 à 50 pontos.Há também as desfavorávies como Anseio de Glória, Código do Soldado, Covardia, Devoção: Pátria e Fanático.Há 12 novas Habilidades relacionadas à Guerra, a destacar o Instalar Explosivo, com detalhes do terreno. O capítulo continua falando dos Jogos de Guerra, ou seja, como utilizar as situações de guerra no RPG. É explicado como as regras podem ser quebradas e como alterá-las durante o jogo. Essa parte é interessante mesmo para quem não irá jogar OMLdD ou mesmo o sistema OPERA, há a Confiabilidade de Aparelhos (MB, Pág.77), reescrito totalmente aqui. Depois somos apresentados aos tanques típicos da Segunda Guerra com sua tripulação e a infantaria.Temos muitas situações que existem na guerra: tocas de raposa, barragens de artilharia, as tochas para combate noturno, o uso do arame farpado, ninhos de metralhadora e as situações psicológicas extremas.

No capítulo 5 falamos dos Personagens, primeiro com os Comportamentos como Soldado Modelo, Brigão, Pacifista Boa Vida, Louco, Pessoa Comum, Renegado e Herói, que são idéias para a construção do personagem. Temos também os Arquétipos, a citar, Curinga, Correspondente de Guerra, Especialistas, Franco Atirador, Médico de Combate, Oficial e Soldado, aonde são dadas sugestões de como aplicar os pontos, não sendo fornecida uma lista estática. A seguir temos 9 unidades policiais, assim como personagens pré-fabricados para serem usados como PCs ou NPCs em aventura rápida, é abordado os vários equipamentos militares com vários tipos de armas usados na época, os vários tipos de granadas, minas, facas e punhais, capacetes e os vários veículos usados tradicionalmente. Para encerrar uma aventura e um apêndice contendo exércitos de outros países, como o Brasil.

OMLdD é um livro muito bom, detalhado ao extremo, usá-lo em conjunto com Cães de Guerra e \ou Cruz de Ferro, além de um bom livro sobre o tema com muitas boas ilustrações de Altair de Souza. O livro fica interessante também devido a apresentação de outros temas da 2ªGM, como sobrenatural ou espionagem. Um livro interessante para quem quer conhecer melhor a 2ª Guerra ou quer conhecê-la por outro lado, na mesa de jogo.

OPERA RPG: O Mais Longo dos Dias

160 páginas

Autores: Aquiles Jorge Neto, Edson Gomes dos Santos Jr, Gustavo Aurelio Prieto, Leonardo Antonio de Andrade e Luiz Gilberto de Oliveira Messias

Nota 5/6

sábado, 15 de novembro de 2008

[Meme] Aleatoridades (ou Taudealeatoridades)

Fui indicado pelo Hazzenko e pelo blog Área Neutra.

1. Link a pessoa que te "pegou".
2. Poste as regras em seu blog.
3. Escreva 6 coisas aleatórias sobre você.
4. Pegue mais 6 pessoas e coloque os links no final do post.
4.1........ Devido à rede Multiply ser grande, vou indicar apenas 4.
5. Deixe a pessoa saber que você o pegou, deixando um comentário no blog dela.
6. Deixe os pêgos saberem quando você publicar seu post.



Minhas aleatoriedades:

1. Não fui eu quem xavequei a Dani e sim, o inverso. Já estamos juntos a dois anos quase (11/01/2007) e eu amo demais ela, é muito lindo meu amor.

2. Adoro games antigos, apesar que agora estou jogando uma versão pirata do Wining Eleven 2002, emulado e o Streets of Rage Remix. Adoro pesquisar sobre games "piratas originais", ou seja, o pirata que é feito do zero e versões de games (como Street Fighter para Commodore 64 ou Streets of Rage para Game Gear).

3. Adoro ver botas femininas, mas não fotas delas apenas, tem que estar vestida, com o cano a mostra, agora não sei explicar o porquê...

4. Tenho MUITOS projetos de RPG, não não são muitos. São MUITOS mesmo!

5. Adoro pesquisar sobre fantasmas, ufologia, criptozoologia e ourtas coisas bizarras. Não tenho medo de extraterrestres, mas de fantasmas sim. Brrr....

6. Tenho curso técnico de Informática e faço faculdade de História, mas já prestei vestibular para Biblioteconomia e Jornalismo. Faria sem problemas estas e Astronomia, Geografia e Matemática, além de matérias ligadas a informática (p. ex. Sistemas de Informação)

Indico Shaftiel, Valberto, And Becker e Hikaruon para fazerem essa brincadeira também.