quarta-feira, 15 de março de 2006

RPG na Bienal do Livro de São Paulo

A Bienal do Livro, realizada entre os dias 9 e 19 de Março no pavilhão de Exposições do Anhembi em São Paulo, aqui será dada uma idéia do que aconteceu na parte de RPG durante esse evento. Além dessas, tinham também mais 3 ou 4 editoras, segundo Marcelo del Debbio, lançando romances baseados em RPG, mas esqueci-me de pegar os nomes. Duas delas estão embaixo: Alaúde e Letras Jurídicas.


  • Comix: A Comix estava dando desconto principalmente na parte de quadrinhos, de RPG possuía dados e produtos da Daemon e da Talismã. A livraria sempre está presente nos eventos de Anime em São Paulo usou o mesmo estande e num espaço um pouco menor que costuma ser nesses eventos.


  • Daemon Editora RPG: A Daemon levou para o estande da Megaliga (na verdade TODA a Loja de RPG). A editora per se estava lançando o Arcádia Neokosmos do estúdio Kryptéia, na qual há uma coluna toda quinzena na REDERPG para os sistemas Daemon e D20, o romance Príncipe da Destruição de Antônio Augusto Shaftiel e o segundo livro dedicado às artes marciais: Ninjitsu - A Arte da Guerra das Sombras do Shidoshi Roidrigo Müller que não é de RPG, mas pode ser usado como guia de referência. A Jambô trouxe o Academia Arcana D20 e Vectora - A Cidades das Nuvens D20, já que o Panteão D20 não tinha chegado. Outro lançamento foi o romance Véu da Verdade escrito por João Marcelo Beraldo que, dizem por aí, pode vir a se tornar RPG no futuro. Aconteceu também o coquetel de lançamento e tarde de autógrafos dentro do stand com salgadinhos e refrigerantes 'de grátis', além do Shidoshi Rodrigo Müller que levou saquê e um salgadinho de wasabi (raiz forte) realmente com o gosto muito forte, não experimentei-o, mas só de ver a cara dos outros ao comer, meu estômago já avisou: "Nem pensar". No sábado estavam presentes também vários autores da editora, curioso foi que o carrinho do sorvete que deveria ficar do outro lado do restaurante que fica no intervalo das barracas, ao ver a muvuca que estava acontecendo prefiriu ficar do lado da Daemon. Outro fato curioso era o cosplayer de Peregrino de Santiago de Compostela com barba falsa, batina e cajado cuja editora (Santiago de Compostela) era vizinha da Daemon. As crianças viam a miniatura de dragão exposto na editora e iam ver o tiozinho também. Que Bob Esponja (Coquetel Ediouro) que nada!


  • Devir Livraria: A Devir, de RPG, só lançou Curumatara - De Volta a Floresta aventura-solo paradidática escrita por Maria do Carmo Zanini e José Roberto Zanchetta, o prometido O Livro Completo do Guerreiro não tinha ficado pronto também. A Ludus Culturalis estava demonstrando RPG e Card Games (Tinha prometido ficar para jogar o Anachorism, mas não deu). Na hora em que fui havia uma mesa de Dungeons & Dragons e as outras eram de Star Wars Miniatures, Pokémon TCG e Magic the Gathering. Depois passei por lá várias vezes, mas não deu pra saber qual jogo era. Havia promoção para vários livros da editora, como GURPS à 10 reais. Aproveitei e levei três deles, pena que o Horror não estava na promoção...


  • Editora Alaúde: A editora Alaúde estava lançando dois romances baseados em RPG: Necrópole - Histórias de Fantasmas e Necrópole - Histórias de Vampiro. Ambos possuem contos relacionados aos temas citados e são escritos por 7 autores, sendo que um deles, Gianpaollo Celli é velho conhecido dos leitores da Dragão Brasil. Para saber mais: http://www.alaude.com.br/terror.htm


  • Letras Jurídicas: A editora jurídica está lançando Perdidos no Salão do Crepúsculo escrito por Gustavo Moscardo Domingues é baseado numa campanha de Dungeons & Dragons 3.0 e teve alguns de seus capítulos publicados nos fóruns da REDERPG e da SpellBrasil.

    As duas grandes livrarias brasileiras: A Saraiva só tinha livros da Devir Livraria na seção Esporte e Lazer e a Siciliano não tinha nenhum livro sequer.

    Uma sugestão de livro fora do RPG

    Comprei numa das promoções da Bienal o livro Viver nas Cidades Medievais (Editora Moderna) de José Rivair Macedo, professor de história da UFRGS, trata-se de um livro didático juvenil, com 96 páginas que destina-se a explicar como era a vida das pessoas comuns na cidade média, quase todo ilustrado com ilustrações (gravuras e miniaturas) de época. Para o RPG é interessante desde os que passam realmente na Idade Média como Arkanun e Ars Mágica até os cenários medievais comuns.
  • terça-feira, 14 de fevereiro de 2006

    Dragão Brasil #117 - Capa: Réia

    Rating:★★★★
    Category:Other
    Essa DB se destina a iniciantes, mostrando vários tipos de RPG, aventuras para o miniGURPS que veio de brinde duas edições atrás e também mostra como o RPG pode ser usado na educação.

  • Notícias do Bardo: Secular Games, empresa d'o Círculo; Point do RPG no RJ; Devir: Manual dos Planos; Son of Gruumsh: uma nova aventura para Forgotten Realms; Tormenta D20: Academia Arcana; Cartas de Combate para GURPS 4ª Edição; Lista de Discussão da REDERPG; Anime Jungle Party no AM e outros eventos programados: Conicillium Blumenal em SC e eventos da Devir em SP.

  • Resenhas: Os livros avaliados são Vampire, The Réquiem (IMP*, Storytelling, White-Wolf, nota 5/6), Crenças e Panteões (TRA, Dungeons & Dragons, Devir Livraria, nota 5/6), RPGQuest Volume II (NAC, RPGQuest, Daemon Editora, nota 6/6) e Nexus D6 (NAC, Nexus D6, Nexus, nota 4/6).

  • RPG Eletrônico - Shin Megami Tensai: Shin Megami Tensai são RPGs de cunho adulto para PS2. A resenha abrange os dois últimos títulos que chegaram no Ocidente: Nocturne (Altus, PS2, nota 4/6)** no qual acontece o fim do mundo e seu personagem passa a ser um fantasma e Digital Devil Saga (Altus, PS2, nota 4/6) na qual 6 tribos sobrevivem no "Lixão" e disputam entre elas para ver quem ascende ao Nirvana, mas tudo muda quando eles se transformam em Onis.

  • Card Game Brasil - Mundial de Magic: Além de trazer o deck do campeão mundial, Katsuhiro Mori, há a cobertura do evento registrada pelo gaúcho (e juiz) Rafael dei Svaldi da Jambô Livraria, inclusive com ele disputando um torneio entre juízes.

  • Card Game Brasil - Liga de Pokémon: Estamapas Ilustradas: O brinde da revista são duas cartas de Pokémon POP Série 1 que não é vendida. No meu caso, veio um Larvitar e um Swellow, mas como eu parei nos 201 primeiros, não os conheço ou não lembro. Também é abordada a Liga que também funciona como uma gincana.

  • Live Action - RPG Medieval Ao Vivo: Mais uma matéria feita por um Rafael, agora o d'O Graal que abrange os RPGs ao vivo (live action) discute como deve ser realizado o jogo, segurança e até alimentação.

  • Adaptação - LOST: A série que tem a primeira temporada exibida pela Globo de madrugadas foi adaptada para GURPS e Daemon. Mas para evitar mencionar a 2ª temporada (já exibida pelo AXN) as fichas estão bem simplificadas: a parte de Daemon, por exemplo, não inclui atributos. Há também o incentivo para os jogadores tentarem descobrirem as habilidades dos outros.

  • Conto - O Escudeiro e os Orcs: Introduzindo ao Réia uma batalha entre Orc e um Escudeiro, sendo seguida por um "dura".

  • Mini-Cenário - Réia: O cenário (que pode ser acompanhado em algumas colunas na REDERPG) faz uso do mapa da Europa Medieval para criar um mundo que não tem relação com a Europa real. Na cartografia há de destacar mudanças na Itália. A Grã Bretanha passa a ser Hiperbórea, o Império Otomano vira Império Helênico, o norte da África passa a ser o Califado Abárrida e o continente europeu passa a ser Eurone. No plano sistemático temos as versões dos gnomos, meio-elfos e meio-orcs locais e a Classe Feiticeiro.

  • Aventura - O Sonho de Artur: A aventura faz uso das Dimensões Infinitas (de GURPS Viagem no Tempo, Alternate Earths e Infinite Worlds) e passa numa dimensão paralela a Terra Shikaku-Mon que tem quatro potências: Brasil, Japão, França e Suécia e passa em dois locais: No sonho do Artur e na vida real, num ambiente futurístico.

  • 20 Lados: Começa discutindo sobre interpretação e combate, qual que deve ser o melhor caminho a seguir, nas dúvidas são sobre muliplicadores, falta de Cíclopes no LdMo, combinação dos Talentos Artes marcias e Briga e OGL e licença D20.

  • RPG & Educação - Brincando de Aprender: O professor Marcos Tanaka Riyis, autor do SIMPLES discute a aplicação do RPG na escola e de como já foi usado no Brasil.

  • Movimento Browniano - Histórias do III EIRPG: As curiosidades desse evento foram os convidados: Dave Arneson com infecção, Marco Pecota jogando futebol e Steve Jackson conversando com um caixa do McDonald's. Será um Douglas esse Demóstenes?

  • Dicas de Mestre - Jogando em com Grupos: Discute os RPGs que permite jogar com mais de um personagem por pessoa como Ars Magica, Dark Sun AD&D, Witchcraft e Wraith, além de sugestões para D&D e GURPS.

  • Como começar a jogar RPG: Explica como funciona esse jogo e relaciona sistemas e cenários a editoras, netbooks que podem ser baixados e dá a base para a criação de personagens.

  • Bestiário - Cronal (ND11): Criatura perfeita para o Manual dos Planos que possui ciclo de vida invertido. Além disso podem para o tempo, alterar forma, ver o futuro entre outras habilidades.

  • Pergaminhos dos Leitores: Nos pergaminhos, a estréia do companheiro do bardo Beltan que poderia adquirir a dublagem de Mauro Ramos (o Pumbaa do Rei Leão e o Tork do Ouvindo Holy Avenger). Novato no RPG, sobre o Reinos de Ferro, confusão em relação ao nome do Bardo, dúvida sobre Ninjas, Star Wars e pais ignorantes. A HQ na DB é Rakkar de Fabiano Pallante que também é publicada no site Sobrecarga.

  • Publicidade: Na publicidade, a Loja de RPG está de volta, inclusive com a localização dela na Bienal 2006, XIV Encontro Internacional de RPG para breve e Crônicas da Sétima Lua que pertence a Isaldar, novo cenário oficial da Dragão Brasil.

    * As siglas significam IMP = Importado, NAC = Nacional, TRA = Traduzido e a seqüência é (Origem, sistema, editora, nota).
    ** Para jogos a seqüência é (Empresa, console, nota).
  • domingo, 22 de janeiro de 2006

    domingo, 8 de janeiro de 2006

    Sudoku Online


    http://sudoku.hex.com.br/
    Sudoku, por vezes escrito Su Doku, (Em japonês: 数独, sūdoku) é um puzzle de colocação de números. O objetivo do puzzle é a colocação de números de 1 a 9 em cada uma das células vazias numa grelha de 9×9, constituída por 3×3 subgrelhas chamadas regiões. O puzzle contém algumas pistas iniciais. Cada coluna, linha e região só pode ter um número de cada um dos 1 a 9. Resolver o problema requer apenas raciocínio lógico e algum tempo.

    Fonte: Wikipedia.pt

    quinta-feira, 5 de janeiro de 2006

    Dragão Brasil #116 - Capa: Vikings

    Rating:★★★★
    Category:Other
    Nessa edição, o destaque é dado aos títulos D20 da Conclave, assim como a bela capa da revista, além da estréia do desconhecido e misterioso Demóstenes discutindo a história do mercado do RPG.

  • Notícias do Bardo: Últimos Lançamentos da Wizards em 2005 (Adesivos para carro, Three-Dragon Ante, Special Edition Dungon Master's Guide, D&D Races Gift Set, Fantastic Locations: Fane of the Drow, Fantastic Localizations: Hellspike Prison, Magic of Incarnum, Magic of Eberron, Heroes of Horror, Champions of Valor e Spell Compedium), Dragão Brasil no orkut, RPGQuest3 - Cavaleiros Templários e 10 Anos de Arkanun, GURPS Banestorm e GURPS Powers, Últimos Lançamentos da Devir (Forgotten Realms: Crenças e Panteões, Forgotten Realms: Monstros de Faerûn, Horizonte Profundo e Anachorism), Homenagem a Keith Parkinson, Tormenta D20: Guia do Mestre e A DB Quer Ouvir Você.

  • Resenhas: Os livros resenhados são Dragonlance: Cenário de Campanha (Devir Livraria, D20 System, Nota 4/6), Legado de Nosphoros (Conclave Editora, Clavius e Ação!!!, Nota 4/6) e Warcraft: Livro de Monstros (Devir Livraria, D20 System, Nota 5/6).

  • Romances: O livro resenhado é a Estilha de Cristal (RR Salvatore, Devir Livraria, Nota 5/6), romance do cenário Forgotten Realms. Amplie seus Horizontes: Leonel Domingos sugere as Crônicas de Nárnia (os romances).

  • Card Game Brasil - Regionais de Yu-Gi-Oh! No artigo escrito pel'A Torre o destaque são os torneios regionais de Yu-Gi-Oh! sendo que o primeiro será dia 07/01 na Pendragon em Brasília.

  • Movimento Browniano - Hidden City: Na estréia do misterioso Demóstenes, que lida "há 20 anos trabalhando com o RPG" (1985? Quem será? Será brasileiro?) há a história da criação da Wizards of the Coast, dos direitos de Pokémon TCG e a criação da Hidden City. Os destaques são Peter Adkinson e Richard Garfield, citados várias vezes. Pelo visto a seção substitui a entrevista, rejeitada na pesquisa da DB.

  • Aventure-se em RPGQuest - A Busca pelo Cálice de Knossos: A aventura faz a contraposição entre o RPGQ1 e RPGQ2, usando o mapa da praia do RPGQ2 e a masmorra do RPGQ1, além do rio disponível em netbook.

  • Release - Crônicas de Avalon - O Começo: A introdução ao livro destaca as principais alterações que o livro faz, além dos bônus dedicados aos reinos e aos povos. Há também duas Classes de Prestígio: Sacerdotisa e Cavaleiro Britânico.

  • Conto - Luar no Mississipi: A volta da seção traz a "primeira vez" de uma pessoa que se torna vampiro, nesse caso, em Nova Orleans.

  • Mini-Cenário - Nova Orleans: O artigo tem dados sobre a história da cidade e vampírica, como o Mardi Gras, o carnaval local, além dos NPCs vampiros e seus clãs: Brujah (Jackie), Gangrel (Nyamekye), Malkavian (O Pierrô, Primogênito Malkaviano; King Bolden, o rei do Jazz), Nosferatu (Bertrand, Algoz de Nova Orleans), Toreador (Ferdinando, Ancião Toreador; Constance, Primogênita Toreador; Johnson, o Príncipe), Tremere (Guido, regente e primógeno Tremere; Kate; Mark Leblanc), Ventrue (Lord Gloucester, Líder e Ancião Ventrue; Lafite, Primógeno Ventrue e Xerife de Nova Orleans) e Seguidores de Set (Marie Laveau, a rainha do Vodu) num total de 14 personagens.

  • Aventura - A Fonte de Mimir: Longa aventura de 12º nível no qual enfrentará vários desafios, inclusive vários Gigantes no qual os jogadores irão buscar a fonte do título e ainda prefazem o caminho de volta, que terá continuação na DB#117.

  • Dicas de Mestre - É Guerra!!! A seção descreve as batalhas de RPG dando destaque às acontecidas em Senhor dos Anéis, há a sugestão de usar batalhas de miniaturas também.

  • Vinte Lados: Dessa vez não está respondendo cartas (Tá, e-mails). Ele traz o Monstro Dragão Corcel, usado em Dragonlance e também há dicas sobre Modelos de como criar um Balrog do Senhor dos Anéis e Henry Jekyll/Edward Hyde d'o Médico e o Monstro usando exatamente Modelos!

  • Pergaminho dos Leitores: A sombra de um outro personagem assombra Beltan, há dúvidas de Vikings, encontros no RJ, mini-cenários e dúvida de Vampiro: A Máscara. Nos quadrinhos, Ditos & (De)Feitos especial de Natal.
  • terça-feira, 27 de dezembro de 2005

    RPGQuest 3: Templários

    Rating:★★★★
    Category:Books
    Genre: Entertainment
    Author:Ronaldo Barata, Marcelo del Debbio e Alexandre José Garzeri
    Em 6 meses foram lançados três livros para RPGQuest, além de dois boosterpacks e vários netbooks e aventuras todo mês na revista Dragão Brasil. A novidade desse é o tema: Templários e Sarracenos, cujo tema já havia sido abordado no livro Templários da mesma editora em 2000, mas para o sistema Daemon. Nesse livro, temos duas estréias na editora: Alexandre José Garzeri e Pietro Antognioni, o primeiro é terapeuta holístico especialista no tema que deu uma palestra sobre o assunto no XIII EIRPG, enquanto Pietro, vencedor do concurso de ilustrações do RPGQuest, foi o responsável por todas as ilustrações, enquanto o Barata, ilustrador das outras edições, ficou com a função de colorizar as ilustrações e também como diretor de arte.

    O livro, tal qual o segundo começa com publicidade, principalmente de livrarias em vários estados do Brasil, na parte de créditos e agradecimentos um aviso curioso, mas necessário: Esta é uma obra de ficção: Ogros não existem! Na introdução, ficamos sabendo que ele é um suplemento para os outros dois RPGQuest e que a região que se situa não é a Terra e sim um lugar situado no Reino de Nova Arcádia chamada Languedoc semelhante ao sul da França Medieval.

    A seguir, vem a parte de background, com o texto de Alexandre Garzeri, abrangendo 10 páginas, começando com a lenda do Santo Graal, a távola redonda e a sua simbologia, sendo os principais descritos: o cajado do Mago Merlin, relativo ao fogo, a espada Excalibur relativa ao ar e o cálice sagrado, relativo a água, andando um pouco chegamos a busca do Santo Graal. O texto a seguir é sobre Toulouse falando do massacre no Languedoc que esta era a sociedade cristã mais avançada da época, este anunciado pelo papa Inocêncio III e durou 35 anos, dentro desse texto há a citação do Nobre de Foix que é uma das Classes do jogo. Mas a primeira Classe a ter um capítulo próprio é o Catarismo de aonde surgiu o termo gnose que significa conhecimento, este muito usado hoje em dia, eles também cuidavam da guarda do Santo Graal e de um grande segredo que efetivou o massacre de Languedoc. A próxima classe a ser descrita é o Priorado de Sião ou Monastério do Sinai que nasceu com três objetivos a cumprir e tentou cumprí-los em sangue e espada. Os Cavaleiros do Santo Sepulcro, criado pelo mesmo que fundou o Priorado que tinham como objetivo defender o túmulo de Cristo e dos peregrinos que o visitavam e que tinha como mistério maior a guarda do Santo Sudário. Os Hospitalários que tinham outros dois nomes, Cavaleiros de São João e Cavaleiros de Rodes, eram divididos em eclesiásticos, cavaleiros e subalternos, dedicados a cuidar do próximo tal como Jesus Terapeuta. Os Templários são o destaque do livro e dão título a este que realizaram escavações em Jerusalém no sécuo XII e eram excelentes guerreiros e quase foi extinta em 1314 com a morte de Jaques de Molay, mesmo com isso, a organização continua viva até hoje. Os Teutônicos eram conquistadores de terras tidas como selvagens e também conquistaram a arca da aliança. No fim, apoiaram Martinho Lutero.

    Continuando, segue o capítulo de criação de personagem, a partir dos atributos, depois há as Classes diviidas em Cavaleiros (podendo ser Cátaro, Cavaleiro Templário, Cavaleiro do Priorado de Sião, Cavaleiro Hospitalário, Protetor do Santo Sepúlcro, Cavaleiro Teutônico e Nobre de Foix), Sarraceno (Mago Sarraceno, Sarraceno e Hassassin) e Cultista (Inquisidor e Cultista), O livro recomenda que a parte iniquisitória fique como PdM. Há duas Habilidades Especiais novas: Controlar Mortos-Vivos e Exorcismo e 1 Perícia novas: Heráldica que é o estudo dos brasões e nobreza. A propósito, não há Raças, mas é possível a mistura com qualquer outra Raça ou Classe de qualquer outro RPGQ. A lista de armas e equipamentos e o capítulo Testes e Combates não sofreram modificações, apesar de não ter magias.

    Mesmo não tendo regras para Magias, este suplemento trás 10 novas Magias que vão do 2º ao 4º nível dentro dos monstros, aliás o destaque nesses monstros são vários demônios e vários mortos vivos, além de versões inimigas das Classes citadas acima. Os destaques são os apelões Daemon que garante 600XP e o Dragão Negro que valem 1000XP, do outro lado, matar um Monge Cátaro ou Parfait valem -100XP enquanto o Protegido vale -1000XP! Sim, pontos de experiência negativos. Temos outras apelações, as Lendas que não podem substituir os comandantes e só pode possuir um por grupo em Batalhas de Miniaturas, eles são pessoas que realmente existiram: St George, Sir Godfroi, Sir Heinrich, Sir Hugues, Sir Jacques e St Patrick. No final do livro, informações das relíquias (Idéias de aventuras) e como funciona o mapa do castelo e um mapa da Europa em 1304, maior do que o do RPG Templários.

    No geral, o livro está com qualidade muito boa e possui muitas referências ao Código da Vinci que parece ser o caminho da linha Trevas/Arkanun a partir de agora. As ilustrações do Pietro são muito boas e transmitem o clima, principalmente as que estão em preto e branco. o problema é que faltou na parte histórica mais informações sobre os sarracenos, coisa que pode ser solucionada com o outro Templários. É uma boa ter os dois anteriores para jogar junto com esse, para uso de props do RPGQ1 e mais terreno com o RPGQ2. Agora, com licença que minha mãe quer ler esse livro por causa do Código da Vinci.

    segunda-feira, 26 de dezembro de 2005

    Retrospectiva RPG 2005

    Esse ano foi contubardo, principalmente no que se diz em relação a revistas, trio saindo da Talismã, abrindo revistas novas que pararam de ser lançadas em Setembro e desde então, sem notícias novas etambém tivemos a REDERPG assumindo a Dragão Brasil. Nos livros, os destaques foram o RPGQuest da Daemon Editora, os suplementos capa dura para Dungeons & Dragons da Devir e os cenários baseados em locais que ainda não tinham sido explorados na Conclave Editora.



    Editoras
    Os lançamentos (ou relançamentos) do ano, além de projetos editoriais:


  • Comic Store Editora: (www.rpg.com.br)
    A Comic Store só lançou um livro para OPERA: O Mais Longo dos Dias sobre a segunda guerra mundial. Além dos quadrinhos The Long Yesterday do cenário Intempol.


  • Conclave Editora: (editora.conclaveweb.com.br)
    A Conclave teve seus lançamentos iniciais durante o EIRPG: O Guia de Classe de Prestígio 3.5, uma nova versão do livro lançado ano passado e para Crepúsculo, Legado de Nósphoros. Mas o grande destaque da editora foram os novos cenários: Vikings: Guerreiros do Norte e Crônicas de Avalon - O Começo, ambos para D20 e envovendo mitologia viking e mitologia celta e rei Arthur, respectivamente.


  • Daemon Editora: (www.daemon.com.br)
    A Daemon teve um grande ano, cujo início foi dado com Jyhad - A Guerra Santa sobre mitologia judaica e islâmica. Para o EIRPG, houve o lançamento de Tormenta Daemon, uma reedição do Tormenta 3E. Mas o grande destaque do ano da editora foi o RPGQuest, jogo de miniaturas sendo possível colecioná-las, além de possuir regras para batalhas de miniaturas. No EIRPG foi lançado o primeiro volume, RPGQuest: Nova Arcádia sobre mundos medievais contendo um tabuleiro modular para montagem de masmorras, em outubro o lançamento foi RPGQuest: Velha Arcádia contendo um mapa de praia e outro de estrada, em dezembro foi lançado o RPGQuest: Templários sobre os cavaleiros Templários também com dois mapas: Um castelo e um campo de batalhas.


  • Devir Livraria: (www.devir.com.br/rpg)
    - Dungeons & Dragons: Completando os módulos básicos é lançado o Livro do Mestre 3.5 e os suplementos Livro dos Níveis Épicos, Aventuras Orientais e Manual dos Planos e a aventura Horizonte Profundo. Para Forgotten Realms Rios de Prata, Crenças e Panteões e Monstros de Faerun.
    - D20 System: Para Warcraft, Warcraft Livro dos Monstros e Warcraft Livro do Mestre. Para Dragonlance, Dragonlance Cenário de Campanha
    - GURPS: Para GURPS, o lançamento foi o GURPS Lite 4ª Edição distribuído no Sampa RPG e na revista Dragão Brasil nº115.
    - Romances Foram lançadas A Estilha de Cristal e A Lendária Hy-Brazil.
    - Senhor dos Anéis RPG: O único lançamento do ano foi Mapas da Terramédia Volume 2.
    - World of Darkness: De módulos básicos, Lobisomem 3ª Edição e Changeling: O Sonhar, além do Romance do Clã Setita. No fim do ano aconteceu uma enquete sobre o futuro do Mundo das Trevas na editora.


  • Jambô Editora: (www.jamborpg.com.br)
    A Jambô começou o ano lançando o Counter Collection - Cidades e Subterrâneos, uma coleção de counters premiadas lá fora do artista brasileiro Claudio Pozas. No EIRPG (mesmo sem stand) o lançamento foi Tormenta - Guia do Jogador v.3.5, versão atualizada do Tormenta D20. No fim de ano, Tormenta - Guia do Mestre 3.5 e o primeiro de uma série de livros com 32 páginas Tormenta - Academia Arcana.


  • Editora Mantícora: (www.manticora.com.br)
    A editora começou o ano anunciando o fim da D20 Saga e teve seus lançamentos durante o EIRPG: A revista Dragonslayer (3 edições/8 possíveis) que abrangia D20 System, Primeira Aventura (cujo nome beta era Primeira Aventura!!!) e Ação!!! Houve também o lançamento do Primeira Aventura: Guia do Jogador e Primeira Aventura: Guia do Mestre que era uma versão mais simplificada que o Dungeons & Dragons que usava uma das sugestões de classes do Unearthed Arcana e Habilidades de Classe convertidas em Talentos. Houve também a primeira aventura da pentologia de aventuras: Relíquias de Brachian - O Forte do Leão. No fim do ano, uma parceria com o CEL*LEP, Ajude a Salvar John Carter! um jogo exclusivo.


  • Mythos Editora: (www.mythoseditora.com.br)
    A Mythos entrou no RPG em agosto com a revista RPG Master (2 edições/5 possíveis) dedicada ao sistema RPG Master, que seria uma remodelagem do 3D&T com toques de Primeira Aventura e RPGQuest.


  • Editora Nexus: (www.nexusrpg.com.br)
    A primeira editora de RPG nordestina do Brasil teve como primeiro lançamento o seu sistema genérico Nexus D6 e um site com vários netbooks para o sistema.


  • Riachuelo Games: (www.riachuelogames.com.br)
    A Riachuelo Games dedicou-se principalmente aos eventos no RJ e em netbooks para o Cruz de Ferro, no fim do ano a grande notícia foi ela ter adquirido os direitos do wargame Mare Nostrum.


  • Editora Talismã: (www.dragaobrasil.com.br)
    O único lançamento em livro da editora foi Holy Avenger 3D&T. Agora, a revista da editora, Dragão Brasil (6 ou 7 edições/12 possíveis) começou o ano com o trio Tormenta e um preview do Primeira Aventura, logo depois uma pausa de 4 meses e a REDERPG assumiu a revista na DB#112, lançada durante o EIRPG. Além da série normal, foram aproveitadas as muitas sobras de livros na DB#114 com Libertação de Valkária e Ação!!! grátis e as DBs encardenadas. Em Novembro, uma enquete no fórum da REDERPG para os leitores decidirem os rumos da revista.


  • Editora Viu: (www.editoraviu.com.br)
    A Viu só teve um lançamento esse ano: Mítica: Desbravando o Oriente que aborda principalmente a religião de Lieh lançado durante o EIRPG.


  • Zouk Editora: (www.zoukeditora.com.br)
    A Zouk não é propriamente uma editora de RPG, mas lançou o RPG Educacional O Livro das Lendas com sistema próprio.



    Eventos
    Esses são os eventos que foram realizados durante o ano de 2005, seja de RPG, Anime ou wargames. Talvez faltem alguns, mesmo assim tivemos muitos.


  • Amazonas: 1º Encontro RPG Manaus, Feira de Livros do SESC e RPG em Manaus.

  • Distrito Federal: Anime Sunday, Kodama.

  • Espírito Santo: I Encontro AJIEES, Encontro Phendragon de Interpretação e Estratégia.

  • Minas Gerais: III Encontro CÓDE-X de RPG, II Encontro Letraviva de RPG, X Encontro de RPG de Viçosa, UAI! Play 2005.

  • Paraíba: RPG & Cultura.

  • Paraná: XIII Encontro Internacional de RPG - Curitiba

  • Rio de Janeiro: Anime Family, 2º campeonato Carioca de D&D Miniatures, Dragão Brasil na Metrópolis, Encontro de RPG na Point HQ), 1º Encontro Mensal RPG Zone, Encontro RPG no Bob's, Encontro RPG no Bob's com a Conclave, 2º Encontro RPG e Cultura, 1º Espaço Cultural de RPG e Magic, Lançamento Crônicas de Avalon (Rio), RPG e Wargame na Gibiteria, Wargamecon 2005, War Road Show Cruz de Ferro, X3 Zone.

  • Rio Grande do Sul: AnimeXtreme.

  • São Paulo: XX ABC Fiction, AnimABC 2, Anime Friends 2005, Aniversário MegaCorp - 6 anos de Estrada, 10 anos de Arkanun, Avalon: De Volta à Idade Média, Batalha Campal, BIG RPG VII, Curso da Jogos de Aprender, Dia mundial do D&D, Encontro de Babylon 5, XIII Encontro Internacional de RPG, V encontro RPG Padre Moye, EuAnimeRPG - Festival de Cultura Jovem, FateCon III / MegaCon, Férias Dentro da Escola, 3o Grito RPG, II Hobbitcon, JEDICON São Paulo 2005, Live-Action "Encontro Mundial da Paz...", Live Action "Terror na Galeria de Arte", 21º Live de Camarilla Refúgio dos Ventos, Play Test do The Camarilla em Campinas, RPG e Não-Violência no Fórum Humanista, RPG no CELLEP, RPG Rio Preto XI, RPG na Casa das Rosas, Sampa RPG & Sampa Cards, Workshop RPG & Internet no Centro Cultural Vergueiro.