Rating: | ★★★★ |
Category: | Other |
sábado, 22 de abril de 2006
Dragão Brasil #118 - Capa: Crônicas da Sétima Lua
domingo, 16 de abril de 2006
O Livro das Lendas
Rating: | ★★★★ |
Category: | Books |
Genre: | Science Fiction & Fantasy |
Author: | Gustavo César Marcondes |
Como primeiro título de RPG da editora, ela pensou muito mais em fazer um livro de arte com formato brochura, papel de luxo e ilustrador com um estilo interessante, já que em nenhuma das ilustrações de Zoé Degani são usadas linhas retas, com a grande maioria destinada a ambientes como cidades e arbustos, seres vivos podem ser vistos andando nas cidades, mas só um aparece em destaque no capítulo de Criação de Personagens. Esse também é um dos raros livros de RPG nacionais em que há orelha, talvez descontando o OPERA RPG, que serve como marcador de página e na qual há um texto de Louis L. Kodo, professor de História que fala da importância do RPG na educação.
Abrindo o livro, há uma dedicatória do autor aos familiares e uma lista com mais de 100 jogadores que participaram do projeto, logo depois no capítulo Fundamentação é dito aonde é possível desenvolver o RPG numa sala de aula, de forma bem resumida, como o teatro e o uso de ações em grupo para resolver situações, seguido de uma explicação sobre a história do RPG, sobre o livro e sobre o jogo, como ocorrem as ações na mesa e quais aventuras que podem ser realizadas com o livro, pois este é também um sistema.
O sistema Livro das Lendas é jogado com 3 dados de 6 faces e possui 7 atributos: Força, Destreza, Inteligência, Resistência, Vontade, Reflexos e Carisma, além desses há Perícias, Talentos, Falhas e Poderes (Magias, Psiquismo e Efeitos Colaterais). Um ponto interessante do sistema é o seguinte: uma Perícia pode ser ruim! Coisa que praticamente inexiste nos RPGs atuais, as já citadas Perícias são divididas em artísticas, atléticas, combate, espionagem, comerciais, sociais, de conhecimento, com animais, lingüísticas, manipulação, médicas e técnicas. Nenhuma Perícia/Talento/Falha/Poder tem descrição, mesmo assim é fácil entender o que cada um representa, como “Ar de Superioridade”, “Traçar Perfil”, e “Detectar Pontos Fracos”.
O livro continua com os equipamentos - onde fica a curiosidade: 20 reais equivalem a 1 Peça de Ouro -, seguindo com história, experiência, dano - que possui um sistema similar ao Storyteller - e finalizando com o capítulo do Mestre, inclusive com dica do que fazer quando os jogadores estiverem fazendo muito barulho, e cá entre nós, já usei o método usado no livro. Continuando com as dicas de criar sua própria aventura e de como inserir propostas didáticas dentro da aventura. Há ainda a aventura O Segredo da Cidade Cinzenta, destinada ao uso de química, sem combate que ainda pode ser adaptada para outras matérias, que dá um exemplo geral de uso lúdico de RPG. No final, há a ficha de personagem para o uso do sistema Livro das Lendas, uma extensa bibliografia com uma mescla de títulos de RPG e também livros destinados a professores.
Por fim, esse é um livro que pode ser usado por professores, alunos e jogadores normais, o grande problema dele é o preço e a idéia da editora, já experiente no assunto, ao invés de fazer um livro destinado a educadores, fazer um livro de arte. Mesmo assim, este conta com um excelente suporte a partir de duas aventuras na REDERPG: uma educativa e outra não, isso sem contar que o autor pretende publicar o seu mundo para os dois usos, afinal ele também possui um sistema completo, simples e de fácil digestão. Ter um livro assim nas bibliotecas sempre é bom, para tentar eliminar a má fama do RPG, pena que dificilmente atinge o mercado necessário (no caso, o de professores e escolas). Quando tivermos professores e o nosso hobby realmente valorizado nesse país, aí sim este irá para frente.
Livro das Lendas – Aventuras Didáticas Nota: 5/6 Jogo: Sistema Livro das Lendas Editora: Zouk. Formato: 48 páginas, capa mole, P&B. Autor: Gustavo César Marcondes Preço Sugerido: R$26,00 Idioma: Português |
quarta-feira, 15 de março de 2006
RPG na Bienal do Livro de São Paulo
A Bienal do Livro, realizada entre os dias 9 e 19 de Março no pavilhão de Exposições do Anhembi em São Paulo, aqui será dada uma idéia do que aconteceu na parte de RPG durante esse evento. Além dessas, tinham também mais 3 ou 4 editoras, segundo Marcelo del Debbio, lançando romances baseados em RPG, mas esqueci-me de pegar os nomes. Duas delas estão embaixo: Alaúde e Letras Jurídicas.
Comix: A Comix estava dando desconto principalmente na parte de quadrinhos, de RPG possuía dados e produtos da Daemon e da Talismã. A livraria sempre está presente nos eventos de Anime em São Paulo usou o mesmo estande e num espaço um pouco menor que costuma ser nesses eventos.
Daemon Editora RPG: A Daemon levou para o estande da Megaliga (na verdade TODA a Loja de RPG). A editora per se estava lançando o Arcádia Neokosmos do estúdio Kryptéia, na qual há uma coluna toda quinzena na REDERPG para os sistemas Daemon e D20, o romance Príncipe da Destruição de Antônio Augusto Shaftiel e o segundo livro dedicado às artes marciais: Ninjitsu - A Arte da Guerra das Sombras do Shidoshi Roidrigo Müller que não é de RPG, mas pode ser usado como guia de referência. A Jambô trouxe o Academia Arcana D20 e Vectora - A Cidades das Nuvens D20, já que o Panteão D20 não tinha chegado. Outro lançamento foi o romance Véu da Verdade escrito por João Marcelo Beraldo que, dizem por aí, pode vir a se tornar RPG no futuro. Aconteceu também o coquetel de lançamento e tarde de autógrafos dentro do stand com salgadinhos e refrigerantes 'de grátis', além do Shidoshi Rodrigo Müller que levou saquê e um salgadinho de wasabi (raiz forte) realmente com o gosto muito forte, não experimentei-o, mas só de ver a cara dos outros ao comer, meu estômago já avisou: "Nem pensar". No sábado estavam presentes também vários autores da editora, curioso foi que o carrinho do sorvete que deveria ficar do outro lado do restaurante que fica no intervalo das barracas, ao ver a muvuca que estava acontecendo prefiriu ficar do lado da Daemon. Outro fato curioso era o cosplayer de Peregrino de Santiago de Compostela com barba falsa, batina e cajado cuja editora (Santiago de Compostela) era vizinha da Daemon. As crianças viam a miniatura de dragão exposto na editora e iam ver o tiozinho também. Que Bob Esponja (Coquetel Ediouro) que nada!
Devir Livraria: A Devir, de RPG, só lançou Curumatara - De Volta a Floresta aventura-solo paradidática escrita por Maria do Carmo Zanini e José Roberto Zanchetta, o prometido O Livro Completo do Guerreiro não tinha ficado pronto também. A Ludus Culturalis estava demonstrando RPG e Card Games (Tinha prometido ficar para jogar o Anachorism, mas não deu). Na hora em que fui havia uma mesa de Dungeons & Dragons e as outras eram de Star Wars Miniatures, Pokémon TCG e Magic the Gathering. Depois passei por lá várias vezes, mas não deu pra saber qual jogo era. Havia promoção para vários livros da editora, como GURPS à 10 reais. Aproveitei e levei três deles, pena que o Horror não estava na promoção...
Editora Alaúde: A editora Alaúde estava lançando dois romances baseados em RPG: Necrópole - Histórias de Fantasmas e Necrópole - Histórias de Vampiro. Ambos possuem contos relacionados aos temas citados e são escritos por 7 autores, sendo que um deles, Gianpaollo Celli é velho conhecido dos leitores da Dragão Brasil. Para saber mais: http://www.alaude.com.br/terror.htm
Letras Jurídicas: A editora jurídica está lançando Perdidos no Salão do Crepúsculo escrito por Gustavo Moscardo Domingues é baseado numa campanha de Dungeons & Dragons 3.0 e teve alguns de seus capítulos publicados nos fóruns da REDERPG e da SpellBrasil.
As duas grandes livrarias brasileiras: A Saraiva só tinha livros da Devir Livraria na seção Esporte e Lazer e a Siciliano não tinha nenhum livro sequer.
Uma sugestão de livro fora do RPG
Comprei numa das promoções da Bienal o livro Viver nas Cidades Medievais (Editora Moderna) de José Rivair Macedo, professor de história da UFRGS, trata-se de um livro didático juvenil, com 96 páginas que destina-se a explicar como era a vida das pessoas comuns na cidade média, quase todo ilustrado com ilustrações (gravuras e miniaturas) de época. Para o RPG é interessante desde os que passam realmente na Idade Média como Arkanun e Ars Mágica até os cenários medievais comuns.
As duas grandes livrarias brasileiras: A Saraiva só tinha livros da Devir Livraria na seção Esporte e Lazer e a Siciliano não tinha nenhum livro sequer.
Uma sugestão de livro fora do RPG
Comprei numa das promoções da Bienal o livro Viver nas Cidades Medievais (Editora Moderna) de José Rivair Macedo, professor de história da UFRGS, trata-se de um livro didático juvenil, com 96 páginas que destina-se a explicar como era a vida das pessoas comuns na cidade média, quase todo ilustrado com ilustrações (gravuras e miniaturas) de época. Para o RPG é interessante desde os que passam realmente na Idade Média como Arkanun e Ars Mágica até os cenários medievais comuns.
terça-feira, 14 de fevereiro de 2006
Dragão Brasil #117 - Capa: Réia
Rating: | ★★★★ |
Category: | Other |
* As siglas significam IMP = Importado, NAC = Nacional, TRA = Traduzido e a seqüência é (Origem, sistema, editora, nota).
** Para jogos a seqüência é (Empresa, console, nota).
domingo, 22 de janeiro de 2006
domingo, 8 de janeiro de 2006
Sudoku Online
http://sudoku.hex.com.br/
Sudoku, por vezes escrito Su Doku, (Em japonês: 数独, sūdoku) é um puzzle de colocação de números. O objetivo do puzzle é a colocação de números de 1 a 9 em cada uma das células vazias numa grelha de 9×9, constituída por 3×3 subgrelhas chamadas regiões. O puzzle contém algumas pistas iniciais. Cada coluna, linha e região só pode ter um número de cada um dos 1 a 9. Resolver o problema requer apenas raciocínio lógico e algum tempo.
Fonte: Wikipedia.pt
quinta-feira, 5 de janeiro de 2006
Dragão Brasil #116 - Capa: Vikings
Rating: | ★★★★ |
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Marcadores:
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