sábado, 22 de abril de 2006

Dragão Brasil #118 - Capa: Crônicas da Sétima Lua

Rating:★★★★
Category:Other
Esse mês, após um longo atraso Chinagliar, a Dragão Brasil traz o preview de seu novo cenário, Crônicas da Sétima Lua, além de um mini-cenário completo, Yrth Ancestral.

  • Notícias do Bardo: Primeiros lançamentos de 2006 e D&D Miniatures (Player's Guide to Eberron, Races of The Dragon, Thirty Years of Adventure: A Celebration of Dungeons & Dragons. Red Hand of Doom, Starter Set Wardrums, War of the Dragon Queene Dungeons & Dragons Icons), Véu da Verdade, Devir - D&D: Kit do Mestre, Arcádia: Neokosmos, Tromenta D20 - Vectora: Cidade nas Nuvens, Aniversário da Conclave: Presente para os Jogadores e novo lançamento e SPHERE: O MMORPG que veio do frio.

  • Resenhas: Os livros avaliados e as notas são Tormenta Guia do Mestre 3.5 (Nota 4/6, D20 System, Jambô Editora), Tormenta: Academia Arcana (Nota 3/6, D20 System 3.5, Jambô Editora), Crônicas de Avalon - Nos tempos do Rei Arthur (Nota 5/6, D20 System, Conclave Editora), Monstros de Faerûn (Nota 5/6, Dungeons & Dragons, Devir Livraria) e RPGQuest 3: Cavaleiros Templários (Nota 5/6, RPG Quest, Daemon Editora).

  • RPG Eletrônico - Dragonshard: DragonShard (Nota: 3/6, PC, Atari) é um RPG da Atari baseado em Eberron e aproveita a engine de Warcraft III.

  • Aventurando-se em RPGQuest - Itens Mágicos: Os itens mágicos são construídos por tabelas. Outro destaque é a inclusão de todos os cenários de Arcádia: Midgard (Vikings), Hi-Brazil, Reinos de Jade (China), Camelot (Avalon), Velha Arcádia (RPGQ2), Nova Arcádia (RPGQ1), Neokosmos, Languedoc (RPGQ3), Reino das 1001 Noites (Árabe), Afrika e Reino do Sol Nascente (Oriental).

  • Capa - Crônicas da Sétima Lua: O texto começa contando a história do mundo e a morte divina. Há como destaque a alteração nas regras, a raça Meio-Elfo, nova Classe de Prestígio: Xamã de Ossos e um novo Talento.

  • Aventura - Armadura Negra: Aventura para 5º nível preparada pela equipe da Conclave baseada num "pequeno cenário". Será um próximo lançamento da editora?

  • Mini-Cenário - Yrth Ancestral: Um mundo sem humanos e cheio de gênios era assim Yrth antes da ocasião do Cataclisma, ao menos na visão de Christian "MBasico" Maillefaud.

  • Dicas de Mestre - Mestrando para Iniciantes: Newton "N!tro" Rocha mostra nessa matéria, com diagramação de folheto como mestrar seguindo oito dicas simples.

  • Vinte Lados: Discute a criação de itens mágicos e trás um item novo, a Lâmina do Mago.

  • Movimento Browniano - Esportes e o RPG: O Movimento aborda a relação dos autores de RPG com os esportes. Há um destaque ao palmeirense (que perdeu hoje por 6x1 :'() Michael Mulvihill, autor de Shadowrun. Há uma citação ao TWERPS, que é um dos livros que ainda procuro nos leilões. Ah, e o autor é um Douglas. Qual deles será?

  • Trabalho em Equipe: O artigo visa o trabalho em grupo, inclusive a construção de personagens e a realização de combates em conjunto e como o Mestre pode colaborar. Inclui novos Talentos.

  • Bestiário - Náiade do Charco: Uma criatura humanóide tipo Fada aquática que podem resultar em Meio Náiade (modelo). Ela é perigosa, já que se apenas tocar um personagem, este será papai. Isso não acontece no Meio Naíade.

  • Pergaminhos dos leitores: Há discussão sobre publicação de material na Dragão Brasil, Ajuste de Nível, lançar magias e RPG & Educação, cinco lendas lendárias e a Calabouço Tranqüilo de Leonel Domingos.

  • Publicidade, Gráfica e Brinde: Na publicidade há o destaque ao XIV EIRPG e incluindo a ficha de inscrição para o evento. Há também folhas iguais a capa, por isso a revista possui 4 grampos em vez dos 2 normais. O brinde é Victory ou Holy Avenger, dependendo da região e o quanto tiver de encalhe. Aqui veio a Holy Avenger Especial #02.
  • domingo, 16 de abril de 2006

    O Livro das Lendas

    Rating:★★★★
    Category:Books
    Genre: Science Fiction & Fantasy
    Author:Gustavo César Marcondes
    Livros de RPG destinados à Educação sempre existiram no mercado nacional, apesar de pouco conhecidos e de pouquíssimos títulos. Dos pioneiros é possível destacar o livro Saindo do Quadro do professor e psicólogo Alfeu Mercatto e mais recentemente o Anais do Simpósio de RPG & Educação da Devir Livraria e Ludus Culturalis, além de uma produção independente do professor Marcos Tanaka, também autor do cenário Brasil.org. Além disso, existem teses que são defendidas em universidades sobre RPG, sendo a mais conhecida a de Sônia Rodrigues na PUC-RJ, mestre em Literatura Brasileira com um projeto de doutoramento a partir do RPG. O professor de química Gustavo C. Marcondes, que também usa o RPG na sala de aula conseguiu publicar seu título pela Zouk Editora, editora que se destaca principalmente pelos títulos voltados para a Educação.



    Como primeiro título de RPG da editora, ela pensou muito mais em fazer um livro de arte com formato brochura, papel de luxo e ilustrador com um estilo interessante, já que em nenhuma das ilustrações de Zoé Degani são usadas linhas retas, com a grande maioria destinada a ambientes como cidades e arbustos, seres vivos podem ser vistos andando nas cidades, mas só um aparece em destaque no capítulo de Criação de Personagens. Esse também é um dos raros livros de RPG nacionais em que há orelha, talvez descontando o OPERA RPG, que serve como marcador de página e na qual há um texto de Louis L. Kodo, professor de História que fala da importância do RPG na educação.



    Abrindo o livro, há uma dedicatória do autor aos familiares e uma lista com mais de 100 jogadores que participaram do projeto, logo depois no capítulo Fundamentação é dito aonde é possível desenvolver o RPG numa sala de aula, de forma bem resumida, como o teatro e o uso de ações em grupo para resolver situações, seguido de uma explicação sobre a história do RPG, sobre o livro e sobre o jogo, como ocorrem as ações na mesa e quais aventuras que podem ser realizadas com o livro, pois este é também um sistema.



    O sistema Livro das Lendas é jogado com 3 dados de 6 faces e possui 7 atributos: Força, Destreza, Inteligência, Resistência, Vontade, Reflexos e Carisma, além desses há Perícias, Talentos, Falhas e Poderes (Magias, Psiquismo e Efeitos Colaterais). Um ponto interessante do sistema é o seguinte: uma Perícia pode ser ruim! Coisa que praticamente inexiste nos RPGs atuais, as já citadas Perícias são divididas em artísticas, atléticas, combate, espionagem, comerciais, sociais, de conhecimento, com animais, lingüísticas, manipulação, médicas e técnicas. Nenhuma Perícia/Talento/Falha/Poder tem descrição, mesmo assim é fácil entender o que cada um representa, como “Ar de Superioridade”, “Traçar Perfil”, e “Detectar Pontos Fracos”.



    O livro continua com os equipamentos - onde fica a curiosidade: 20 reais equivalem a 1 Peça de Ouro -, seguindo com história, experiência, dano - que possui um sistema similar ao Storyteller - e finalizando com o capítulo do Mestre, inclusive com dica do que fazer quando os jogadores estiverem fazendo muito barulho, e cá entre nós, já usei o método usado no livro. Continuando com as dicas de criar sua própria aventura e de como inserir propostas didáticas dentro da aventura. Há ainda a aventura O Segredo da Cidade Cinzenta, destinada ao uso de química, sem combate que ainda pode ser adaptada para outras matérias, que dá um exemplo geral de uso lúdico de RPG. No final, há a ficha de personagem para o uso do sistema Livro das Lendas, uma extensa bibliografia com uma mescla de títulos de RPG e também livros destinados a professores.



    Por fim, esse é um livro que pode ser usado por professores, alunos e jogadores normais, o grande problema dele é o preço e a idéia da editora, já experiente no assunto, ao invés de fazer um livro destinado a educadores, fazer um livro de arte. Mesmo assim, este conta com um excelente suporte a partir de duas aventuras na REDERPG: uma educativa e outra não, isso sem contar que o autor pretende publicar o seu mundo para os dois usos, afinal ele também possui um sistema completo, simples e de fácil digestão. Ter um livro assim nas bibliotecas sempre é bom, para tentar eliminar a má fama do RPG, pena que dificilmente atinge o mercado necessário (no caso, o de professores e escolas). Quando tivermos professores e o nosso hobby realmente valorizado nesse país, aí sim este irá para frente.







    Livro das Lendas – Aventuras Didáticas

    Nota: 5/6

    Jogo: Sistema Livro das Lendas

    Editora: Zouk.

    Formato: 48 páginas, capa mole, P&B.

    Autor: Gustavo César Marcondes

    Preço Sugerido: R$26,00

    Idioma: Português

    quarta-feira, 15 de março de 2006

    RPG na Bienal do Livro de São Paulo

    A Bienal do Livro, realizada entre os dias 9 e 19 de Março no pavilhão de Exposições do Anhembi em São Paulo, aqui será dada uma idéia do que aconteceu na parte de RPG durante esse evento. Além dessas, tinham também mais 3 ou 4 editoras, segundo Marcelo del Debbio, lançando romances baseados em RPG, mas esqueci-me de pegar os nomes. Duas delas estão embaixo: Alaúde e Letras Jurídicas.


  • Comix: A Comix estava dando desconto principalmente na parte de quadrinhos, de RPG possuía dados e produtos da Daemon e da Talismã. A livraria sempre está presente nos eventos de Anime em São Paulo usou o mesmo estande e num espaço um pouco menor que costuma ser nesses eventos.


  • Daemon Editora RPG: A Daemon levou para o estande da Megaliga (na verdade TODA a Loja de RPG). A editora per se estava lançando o Arcádia Neokosmos do estúdio Kryptéia, na qual há uma coluna toda quinzena na REDERPG para os sistemas Daemon e D20, o romance Príncipe da Destruição de Antônio Augusto Shaftiel e o segundo livro dedicado às artes marciais: Ninjitsu - A Arte da Guerra das Sombras do Shidoshi Roidrigo Müller que não é de RPG, mas pode ser usado como guia de referência. A Jambô trouxe o Academia Arcana D20 e Vectora - A Cidades das Nuvens D20, já que o Panteão D20 não tinha chegado. Outro lançamento foi o romance Véu da Verdade escrito por João Marcelo Beraldo que, dizem por aí, pode vir a se tornar RPG no futuro. Aconteceu também o coquetel de lançamento e tarde de autógrafos dentro do stand com salgadinhos e refrigerantes 'de grátis', além do Shidoshi Rodrigo Müller que levou saquê e um salgadinho de wasabi (raiz forte) realmente com o gosto muito forte, não experimentei-o, mas só de ver a cara dos outros ao comer, meu estômago já avisou: "Nem pensar". No sábado estavam presentes também vários autores da editora, curioso foi que o carrinho do sorvete que deveria ficar do outro lado do restaurante que fica no intervalo das barracas, ao ver a muvuca que estava acontecendo prefiriu ficar do lado da Daemon. Outro fato curioso era o cosplayer de Peregrino de Santiago de Compostela com barba falsa, batina e cajado cuja editora (Santiago de Compostela) era vizinha da Daemon. As crianças viam a miniatura de dragão exposto na editora e iam ver o tiozinho também. Que Bob Esponja (Coquetel Ediouro) que nada!


  • Devir Livraria: A Devir, de RPG, só lançou Curumatara - De Volta a Floresta aventura-solo paradidática escrita por Maria do Carmo Zanini e José Roberto Zanchetta, o prometido O Livro Completo do Guerreiro não tinha ficado pronto também. A Ludus Culturalis estava demonstrando RPG e Card Games (Tinha prometido ficar para jogar o Anachorism, mas não deu). Na hora em que fui havia uma mesa de Dungeons & Dragons e as outras eram de Star Wars Miniatures, Pokémon TCG e Magic the Gathering. Depois passei por lá várias vezes, mas não deu pra saber qual jogo era. Havia promoção para vários livros da editora, como GURPS à 10 reais. Aproveitei e levei três deles, pena que o Horror não estava na promoção...


  • Editora Alaúde: A editora Alaúde estava lançando dois romances baseados em RPG: Necrópole - Histórias de Fantasmas e Necrópole - Histórias de Vampiro. Ambos possuem contos relacionados aos temas citados e são escritos por 7 autores, sendo que um deles, Gianpaollo Celli é velho conhecido dos leitores da Dragão Brasil. Para saber mais: http://www.alaude.com.br/terror.htm


  • Letras Jurídicas: A editora jurídica está lançando Perdidos no Salão do Crepúsculo escrito por Gustavo Moscardo Domingues é baseado numa campanha de Dungeons & Dragons 3.0 e teve alguns de seus capítulos publicados nos fóruns da REDERPG e da SpellBrasil.

    As duas grandes livrarias brasileiras: A Saraiva só tinha livros da Devir Livraria na seção Esporte e Lazer e a Siciliano não tinha nenhum livro sequer.

    Uma sugestão de livro fora do RPG

    Comprei numa das promoções da Bienal o livro Viver nas Cidades Medievais (Editora Moderna) de José Rivair Macedo, professor de história da UFRGS, trata-se de um livro didático juvenil, com 96 páginas que destina-se a explicar como era a vida das pessoas comuns na cidade média, quase todo ilustrado com ilustrações (gravuras e miniaturas) de época. Para o RPG é interessante desde os que passam realmente na Idade Média como Arkanun e Ars Mágica até os cenários medievais comuns.
  • terça-feira, 14 de fevereiro de 2006

    Dragão Brasil #117 - Capa: Réia

    Rating:★★★★
    Category:Other
    Essa DB se destina a iniciantes, mostrando vários tipos de RPG, aventuras para o miniGURPS que veio de brinde duas edições atrás e também mostra como o RPG pode ser usado na educação.

  • Notícias do Bardo: Secular Games, empresa d'o Círculo; Point do RPG no RJ; Devir: Manual dos Planos; Son of Gruumsh: uma nova aventura para Forgotten Realms; Tormenta D20: Academia Arcana; Cartas de Combate para GURPS 4ª Edição; Lista de Discussão da REDERPG; Anime Jungle Party no AM e outros eventos programados: Conicillium Blumenal em SC e eventos da Devir em SP.

  • Resenhas: Os livros avaliados são Vampire, The Réquiem (IMP*, Storytelling, White-Wolf, nota 5/6), Crenças e Panteões (TRA, Dungeons & Dragons, Devir Livraria, nota 5/6), RPGQuest Volume II (NAC, RPGQuest, Daemon Editora, nota 6/6) e Nexus D6 (NAC, Nexus D6, Nexus, nota 4/6).

  • RPG Eletrônico - Shin Megami Tensai: Shin Megami Tensai são RPGs de cunho adulto para PS2. A resenha abrange os dois últimos títulos que chegaram no Ocidente: Nocturne (Altus, PS2, nota 4/6)** no qual acontece o fim do mundo e seu personagem passa a ser um fantasma e Digital Devil Saga (Altus, PS2, nota 4/6) na qual 6 tribos sobrevivem no "Lixão" e disputam entre elas para ver quem ascende ao Nirvana, mas tudo muda quando eles se transformam em Onis.

  • Card Game Brasil - Mundial de Magic: Além de trazer o deck do campeão mundial, Katsuhiro Mori, há a cobertura do evento registrada pelo gaúcho (e juiz) Rafael dei Svaldi da Jambô Livraria, inclusive com ele disputando um torneio entre juízes.

  • Card Game Brasil - Liga de Pokémon: Estamapas Ilustradas: O brinde da revista são duas cartas de Pokémon POP Série 1 que não é vendida. No meu caso, veio um Larvitar e um Swellow, mas como eu parei nos 201 primeiros, não os conheço ou não lembro. Também é abordada a Liga que também funciona como uma gincana.

  • Live Action - RPG Medieval Ao Vivo: Mais uma matéria feita por um Rafael, agora o d'O Graal que abrange os RPGs ao vivo (live action) discute como deve ser realizado o jogo, segurança e até alimentação.

  • Adaptação - LOST: A série que tem a primeira temporada exibida pela Globo de madrugadas foi adaptada para GURPS e Daemon. Mas para evitar mencionar a 2ª temporada (já exibida pelo AXN) as fichas estão bem simplificadas: a parte de Daemon, por exemplo, não inclui atributos. Há também o incentivo para os jogadores tentarem descobrirem as habilidades dos outros.

  • Conto - O Escudeiro e os Orcs: Introduzindo ao Réia uma batalha entre Orc e um Escudeiro, sendo seguida por um "dura".

  • Mini-Cenário - Réia: O cenário (que pode ser acompanhado em algumas colunas na REDERPG) faz uso do mapa da Europa Medieval para criar um mundo que não tem relação com a Europa real. Na cartografia há de destacar mudanças na Itália. A Grã Bretanha passa a ser Hiperbórea, o Império Otomano vira Império Helênico, o norte da África passa a ser o Califado Abárrida e o continente europeu passa a ser Eurone. No plano sistemático temos as versões dos gnomos, meio-elfos e meio-orcs locais e a Classe Feiticeiro.

  • Aventura - O Sonho de Artur: A aventura faz uso das Dimensões Infinitas (de GURPS Viagem no Tempo, Alternate Earths e Infinite Worlds) e passa numa dimensão paralela a Terra Shikaku-Mon que tem quatro potências: Brasil, Japão, França e Suécia e passa em dois locais: No sonho do Artur e na vida real, num ambiente futurístico.

  • 20 Lados: Começa discutindo sobre interpretação e combate, qual que deve ser o melhor caminho a seguir, nas dúvidas são sobre muliplicadores, falta de Cíclopes no LdMo, combinação dos Talentos Artes marcias e Briga e OGL e licença D20.

  • RPG & Educação - Brincando de Aprender: O professor Marcos Tanaka Riyis, autor do SIMPLES discute a aplicação do RPG na escola e de como já foi usado no Brasil.

  • Movimento Browniano - Histórias do III EIRPG: As curiosidades desse evento foram os convidados: Dave Arneson com infecção, Marco Pecota jogando futebol e Steve Jackson conversando com um caixa do McDonald's. Será um Douglas esse Demóstenes?

  • Dicas de Mestre - Jogando em com Grupos: Discute os RPGs que permite jogar com mais de um personagem por pessoa como Ars Magica, Dark Sun AD&D, Witchcraft e Wraith, além de sugestões para D&D e GURPS.

  • Como começar a jogar RPG: Explica como funciona esse jogo e relaciona sistemas e cenários a editoras, netbooks que podem ser baixados e dá a base para a criação de personagens.

  • Bestiário - Cronal (ND11): Criatura perfeita para o Manual dos Planos que possui ciclo de vida invertido. Além disso podem para o tempo, alterar forma, ver o futuro entre outras habilidades.

  • Pergaminhos dos Leitores: Nos pergaminhos, a estréia do companheiro do bardo Beltan que poderia adquirir a dublagem de Mauro Ramos (o Pumbaa do Rei Leão e o Tork do Ouvindo Holy Avenger). Novato no RPG, sobre o Reinos de Ferro, confusão em relação ao nome do Bardo, dúvida sobre Ninjas, Star Wars e pais ignorantes. A HQ na DB é Rakkar de Fabiano Pallante que também é publicada no site Sobrecarga.

  • Publicidade: Na publicidade, a Loja de RPG está de volta, inclusive com a localização dela na Bienal 2006, XIV Encontro Internacional de RPG para breve e Crônicas da Sétima Lua que pertence a Isaldar, novo cenário oficial da Dragão Brasil.

    * As siglas significam IMP = Importado, NAC = Nacional, TRA = Traduzido e a seqüência é (Origem, sistema, editora, nota).
    ** Para jogos a seqüência é (Empresa, console, nota).
  • domingo, 22 de janeiro de 2006

    domingo, 8 de janeiro de 2006

    Sudoku Online


    http://sudoku.hex.com.br/
    Sudoku, por vezes escrito Su Doku, (Em japonês: 数独, sūdoku) é um puzzle de colocação de números. O objetivo do puzzle é a colocação de números de 1 a 9 em cada uma das células vazias numa grelha de 9×9, constituída por 3×3 subgrelhas chamadas regiões. O puzzle contém algumas pistas iniciais. Cada coluna, linha e região só pode ter um número de cada um dos 1 a 9. Resolver o problema requer apenas raciocínio lógico e algum tempo.

    Fonte: Wikipedia.pt

    quinta-feira, 5 de janeiro de 2006

    Dragão Brasil #116 - Capa: Vikings

    Rating:★★★★
    Category:Other
    Nessa edição, o destaque é dado aos títulos D20 da Conclave, assim como a bela capa da revista, além da estréia do desconhecido e misterioso Demóstenes discutindo a história do mercado do RPG.

  • Notícias do Bardo: Últimos Lançamentos da Wizards em 2005 (Adesivos para carro, Three-Dragon Ante, Special Edition Dungon Master's Guide, D&D Races Gift Set, Fantastic Locations: Fane of the Drow, Fantastic Localizations: Hellspike Prison, Magic of Incarnum, Magic of Eberron, Heroes of Horror, Champions of Valor e Spell Compedium), Dragão Brasil no orkut, RPGQuest3 - Cavaleiros Templários e 10 Anos de Arkanun, GURPS Banestorm e GURPS Powers, Últimos Lançamentos da Devir (Forgotten Realms: Crenças e Panteões, Forgotten Realms: Monstros de Faerûn, Horizonte Profundo e Anachorism), Homenagem a Keith Parkinson, Tormenta D20: Guia do Mestre e A DB Quer Ouvir Você.

  • Resenhas: Os livros resenhados são Dragonlance: Cenário de Campanha (Devir Livraria, D20 System, Nota 4/6), Legado de Nosphoros (Conclave Editora, Clavius e Ação!!!, Nota 4/6) e Warcraft: Livro de Monstros (Devir Livraria, D20 System, Nota 5/6).

  • Romances: O livro resenhado é a Estilha de Cristal (RR Salvatore, Devir Livraria, Nota 5/6), romance do cenário Forgotten Realms. Amplie seus Horizontes: Leonel Domingos sugere as Crônicas de Nárnia (os romances).

  • Card Game Brasil - Regionais de Yu-Gi-Oh! No artigo escrito pel'A Torre o destaque são os torneios regionais de Yu-Gi-Oh! sendo que o primeiro será dia 07/01 na Pendragon em Brasília.

  • Movimento Browniano - Hidden City: Na estréia do misterioso Demóstenes, que lida "há 20 anos trabalhando com o RPG" (1985? Quem será? Será brasileiro?) há a história da criação da Wizards of the Coast, dos direitos de Pokémon TCG e a criação da Hidden City. Os destaques são Peter Adkinson e Richard Garfield, citados várias vezes. Pelo visto a seção substitui a entrevista, rejeitada na pesquisa da DB.

  • Aventure-se em RPGQuest - A Busca pelo Cálice de Knossos: A aventura faz a contraposição entre o RPGQ1 e RPGQ2, usando o mapa da praia do RPGQ2 e a masmorra do RPGQ1, além do rio disponível em netbook.

  • Release - Crônicas de Avalon - O Começo: A introdução ao livro destaca as principais alterações que o livro faz, além dos bônus dedicados aos reinos e aos povos. Há também duas Classes de Prestígio: Sacerdotisa e Cavaleiro Britânico.

  • Conto - Luar no Mississipi: A volta da seção traz a "primeira vez" de uma pessoa que se torna vampiro, nesse caso, em Nova Orleans.

  • Mini-Cenário - Nova Orleans: O artigo tem dados sobre a história da cidade e vampírica, como o Mardi Gras, o carnaval local, além dos NPCs vampiros e seus clãs: Brujah (Jackie), Gangrel (Nyamekye), Malkavian (O Pierrô, Primogênito Malkaviano; King Bolden, o rei do Jazz), Nosferatu (Bertrand, Algoz de Nova Orleans), Toreador (Ferdinando, Ancião Toreador; Constance, Primogênita Toreador; Johnson, o Príncipe), Tremere (Guido, regente e primógeno Tremere; Kate; Mark Leblanc), Ventrue (Lord Gloucester, Líder e Ancião Ventrue; Lafite, Primógeno Ventrue e Xerife de Nova Orleans) e Seguidores de Set (Marie Laveau, a rainha do Vodu) num total de 14 personagens.

  • Aventura - A Fonte de Mimir: Longa aventura de 12º nível no qual enfrentará vários desafios, inclusive vários Gigantes no qual os jogadores irão buscar a fonte do título e ainda prefazem o caminho de volta, que terá continuação na DB#117.

  • Dicas de Mestre - É Guerra!!! A seção descreve as batalhas de RPG dando destaque às acontecidas em Senhor dos Anéis, há a sugestão de usar batalhas de miniaturas também.

  • Vinte Lados: Dessa vez não está respondendo cartas (Tá, e-mails). Ele traz o Monstro Dragão Corcel, usado em Dragonlance e também há dicas sobre Modelos de como criar um Balrog do Senhor dos Anéis e Henry Jekyll/Edward Hyde d'o Médico e o Monstro usando exatamente Modelos!

  • Pergaminho dos Leitores: A sombra de um outro personagem assombra Beltan, há dúvidas de Vikings, encontros no RJ, mini-cenários e dúvida de Vampiro: A Máscara. Nos quadrinhos, Ditos & (De)Feitos especial de Natal.