sexta-feira, 16 de junho de 2006

50 Fatos sobre Galvão Bueno

Esse aqui é pior que o Chuck Norris e o Ronaldofat juntos.


1) Quando Galvão Bueno nasceu, ele berrou: Uééééééééé do Brasil!!!!!

2) Toda semana, quando saem os números da sena, Galvão Bueno grita: Eu Sabia! Eu Sabia! Mas ele nunca joga.

3) Galvão Bueno comenta até minuto de silêncio.

4) Para Galvão Bueno, mil palavras valem mais do que uma imagem.

5) Deus criou o mundo em seis dias. No sétimo, foi interrompido por Galvão Bueno.

6) Quando Adão foi criado, ele estendeu uma faixa no paraíso: "Filma Eu, Galvão".

7) É impossível cronometrar o tempo que Galvão Bueno leva dobrando os "R" de cada palavra. A bateria de seu relógio acaba antes.

8) Quando Galvão Bueno goza, toca o "Tema da Vitória" de Ayrton Senna.

9) Galvão Bueno nunca tem deja vu. Só tira-teima.

10) Galvão Bueno foi à Itália e mordeu a Torre de Pizza.

11) A Monalisa sorri porque se lembra de uma gafe de Galvão Bueno.

12) Wally se esconde para não ouvir a narração de Galvão Bueno.

13) Van Gogh cortou as orelhas para não ouvir Galvão Bueno.

14) Bethovem ficou surdo enquanto Galvão Bueno narrava a nona sinfonia.

15) O grito de "Independência ou Morte" de Dom Pedro I foi abafado pela vibração de Galvão Bueno.

16) Galvão Bueno narrou com entusiasmo uma corrida de caracóis com mal de Alzheimer.

17) Galvão Bueno vibra até em missa de sétimo dia.

18) Galvão Bueno ganhou uma aposta, recebeu em cheque e, para sacanear o amigo perdedor, fez um quadro com ele.

19) Galvão Bueno é contra a pena de morte. Ele acha que não devemos ter pena de matar bandidos.

20) Galvão Bueno quer saber o horário de funcionamento do Google durante a Copa.

21) Galvão Bueno é o único ser vivo que consegue interromper o Faustão quando ele começa a falar.

22) Galvão Bueno não é louro porque isso seria redundância.

23) Galvão Bueno não sabe o que é redundância.

24) Só uma pessoa consegue falar mais alto que Chuck Norris. Galvão Bueno.

25) Galvão Bueno ensinou Tarzan a gritar.

26) Fidel Castro interrompe seus discursos para ouvir Galvão Bueno.

27) Bin Laden só grava os seus próprios vídeos porque Galvão Bueno não atende a seus pedidos de "Filma Eu".

28) Quando o terceiro segredo de Fátima for revelado, Galvão Bueno gritará: Eu Sabia! Eu sabia!

29) Galvão Bueno sabe tudo. Até a idade da Glória Maria.

30) A cada grito de gol de Galvão, 231 neurônios morrem na cabeça de cada telespectador. Os restantes fazem uma ola.

31) Quando Galvão Bueno era criança, seus colegas o odiavam porque, a cada gol nos jogos de futebol, Galvão obrigava a todos os atletas envolvidos a repetir o lance para os que não tinham visto. Só para ele narrar o replay.

32) Galvão Bueno pronuncia mais letras "r" por ano do que todos os habitantes do Estado de São Paulo.

33) Se as duas palavras que ele mais gosta de pronunciar tivessem a letra "r" - "Galvão" e "Bueno" - ele pronunciaria mais a letra "r" do que todos os habitantes da República Popular da China.

34) Galvão Bueno só não é famoso na China porque a seleção chinesa nunca faz gols.

35) Galvão Bueno nunca teve calos nas cordas vocais. Seus calos é que têm cordas vocais.

36) As cordas vocais de Galvão Bueno são tão resistentes que são usadas para sustentar o Bondinho de Pão de Açúcar.

37) A voz de Galvão Bueno é a única que pode ser vista do espaço.

38) Galvão Bueno nunca diz um palavrão. Prefere dizer duas palavrinhas.

39) Quando Deus criou Galvão Bueno, perguntou a ele onde ele gostaria de nascer. Ele escolheu o Brasil, porque todos os verbos no infinitivo em português tem a letra "r" no final.

40) Mesmo sendo brasileiro, Deus só acatou porque sabia que um dia ele trabalharia na Rede Globo. E teria o poder de destituir Deus de suas funções.

41) O som que Galvão Bueno mais gosta é o da sua voz.

42) O segundo som que Galvão Bueno mais gosta é do som de sua voz quando reverbera nas paredes.

43) Galvão Bueno tem uma foto 3x4 dele mesmo na carteira. E mostra para todo mundo.

44) Galvão Bueno é tão vaidoso que faz mesa redonda com um só convidado: Ele mesmo.

45) Graças a Galvão Bueno, o astronauta brasileiro soube das vitórias do Brasil de dentro do foguete. Sem estar com a TV ligada.

46) Galvão Bueno nunca grava os jogos que narra para assistir depois. Ele não perderia a chance de dizer todas aquelas palavras mais uma vez.

47) Galvão Bueno nunca usa malas em suas viagens. E sempre paga excesso de bagagem.

48) O volume da voz de Galvão Bueno não é medido em decibéis. É na escala Richter.

49) Os 50 fatos sobre Galvão Bueno só têm 49 itens porque fomos interrompidos por ele antes de chegar ao fim.

Fonte: Comunidade Futebol Alternativo

sexta-feira, 9 de junho de 2006

Dragão Brasil #119 - Tópico a Tópico

Rating:★★
Category:Other
O destaque desse número são os previews dos cenários BESM D20, Mundo das Trevas e Reinos de Ferro, além do pontapé inicial (ê Copa do Mundo) no cenário Fantapunk, além do destaque dado aos contos e livros.

  • Notícias do Bardo: XIV Encontro Internacional de RPG, Romances inspirados em RPG (Príncipe da Destruição, Perdidos no Salão do Crepúsculo, Necrópole - História de Fantasmas, Necrópole - História de Vampiro e Lobo Alpha), O Feiticeiro da Montanha de Fogo (Caladwin Editora), Encontros no Norte e Nordeste (I Encontro Cearense de RPG e RPG no SESC Macapá), RPG no Bob's, V Caravana Surreal para o XIV EIRPG, Vikings: Reinos de Pedra e Crônicas de Avalon: Velha Britânia (Conclave Editora) e Lançamentos da Devir (Livro Completo do Guerreiro, World of Darkness e BESM D20).

  • Resenhas: Horizonte Profundo (Devir Livraria, D&D, Nota 2/6), Manual dos Planos (Devir Livraria, D&D, Nota 4/6), Shadowrun 4ª Edição (Fanpro, Shadowrun, Nota 5/6) e Vectora: Cidade das Nuvens (Jambô Livraria, D20 System, Nota 4/6).

  • Literatura: Resenha do Romance Setita (Devir Livraria, Nota 5/6) e informações dos lançamentos O Caçador de Gigantes (Daniel R. Salgado, Editora Novo Século) e o preview do romance Ventrue (Gherbod Fleming, Devir Livraria).

  • Preview - Reinos de Ferro: Apresenta o cenário com as novidades do Guia de Personagens dos Reinos de Ferro. Apresenta a Classe de Prestígio Capelão de Batalha e as regras para armas de fogo para o sistema D20.

  • Mini-Cenário - Fantapunk: Apresenta o cenário Fantapunk, que já foi publicado na revista Universo Fantástico do RPG nº 03 da Camargo & Moraes Editora e também possui uma coluna na REDERPG. O cenário visa misturar os gêneros Fantasia e Steampunk e passa em quatro continentes: Hy-Brasil, Arcádia, As Montanhas do Mar e Arquipélago Rami. Destaque para algumas coisas que já temos: Rádio, imprensa, fotografia e armas de fogo. Além de máquinas de combate e constructos como mechas, além de biotecnologia. Há detalhes para os grupos reunidos como as escuderias, ligas, agências e corporações.

  • Conto - Por Mera Sobrevivência: Conto introdutório para a aventura Escolhas Fatais escrito por Antônio Augusto Shaftiel.

  • Aventura - Escolhas Fatais: Aventura para Vampiro: A Máscara escrita por Antonio Augusto Shaftiel e Thiago Augusto. Suspeitas anarquistas da periferia contra os anciões. No final, sugestão de adaptação para Nova Orleans.

  • Vinte Lados - Classe Favorecida: Explana sobre as Raças e suas Classes Favorecidas do sistema e abrange também os Aasimar, Povo Lagarto e Drow.

  • Quem é Quem - Além do Sistema D20: Abrange os jogos Exalted (White Wolf), The Secret of Zir'An (Arthaus), The Shadow of Yesterday (Anvielwerks Games), Pendragon e Earthdawn (Red Brick Limited e Living Room Games).

  • Preview - BESM D20: O livro explica como funciona a daptação do BESM para o sistem D20 e o uso das Progressões Geométricas no jogo. Há o preview das Classes Estudante e Metamorfo.

  • Dicas de Mestre - Anime & RPG: A seção trás como funcionam os gêeros de anime (Ação, drama, comédia, romance e as combinações). Idéias para a criação de personagens e idéias para aventuras.

  • Movimento Browniano - Um Passeio em Baltimore: Dessa vez o movimento browniano traz um material: A cidade de Baltimore descrito no romance do clã Ventrue.

  • Bestiário - Escravo do Pavor Um morto vivo que deseja transformar outros humanóides em mortos-vivos.

  • Preview - Mundo das Trevas: O texto introduz os jogadores ao novo Mundo das Trevas, informando as mudanças, curiosamente o número padrão é 5.

  • Promoção: A promoção promete dar de presente o novo Mundo das Trevas para o melhor cronista.

  • Pergaminhos dos Leitores: Oito anos de Daemon Editora, dúvidas de D20, Magic D20, conheço essa pessoa a foto e dúvidas de GURPS e Daemon. Ponto de Encontro, barraquinha do orc, Falha Nossa, Lendas Lendárias e nos quadrinhos Rakkar de Fabiano Pallante.

  • Publicidade, Gráfica e Brinde: Destaque para o terceiro pôster diferente do EIRPG, publicidade do romance Caçador de Gigantes e das Crônicas da Sétima Lua
  • segunda-feira, 22 de maio de 2006

    Festival George Meliès no YouTube


    http://www.youtube.com/results?search=George+Melies&search_type=search_videos
    'Festival' com o pioneiro criador dos efeitos especiais para o cinema, George Meliés, que estava presente na primeira exibição dos irmãos Lumière e fez mais de 500 filmes.
    Destaque para A Viagem à Lua (1902), em duas partes: http://www.youtube.com/watch?v=XYfB5yekmTw&search=George%20Melies
    http://www.youtube.com/watch?v=M5bSel9JlTM&search=George%20Melies

    Os filmes vão de 1897 a 1911

    sexta-feira, 19 de maio de 2006

    Cris Lyra Fan Site


    http://www.geocities.com/crislyrafansite/
    Site quase-oficial da Jornalista, apresentadora do The Contender e ex-modelo carioca, radicada em São Paulo, Cristina Lyra da Rede TV!
    Incluem notícias, biografia e uma extensa galeria de fotos.

    sábado, 13 de maio de 2006

    Pré-Lista de Lançamentos para o EIRPG 3.2

    Atualizada em 29/06/2006

    A lista abaixo é formada principalmente por deduções e consultas nos fóruns. Ainda não há nenhuma informação da Escala/Mantícora, nem da Caladwin, responsável pelo Aventuras Fantásticas. Para lançamentos anteriores ao EIRPG, foi considerado dois meses antes do evento (01/05), ou seja logo após a Bienal do Livro de SP.

    CONClAVE EDITORA /\

  • Crônicas de Avalon - Velha Britânia - Pedro Borges, D20 System, Link, orkut, R$19,90.*
  • Mohenjo-Daro: A Colina dos Mortos - Fernando Scheffer, Ação!!! e Clavius, Link, orkut.*
  • Vikings: Reinos de Pedra - Cristiano Chaves, Victor Sapienco, Fernando Scheffer, D20 System, Link, orkut, R$21,90.*


    DAEMON EDITORA /\
  • Abismo, O - Antônio Augusto Shaftiel, Sistema Daemon, Link, orkut, R$29,10.*
  • Boosterpacks 3, 4 e 5 - NeoKosmos - Booster 3, Booster 4, Booster 5, orkut, R$6,30 cada.*
  • Guia dos Dragões - Maury "Shi-Dark" Abreu, Sistema Daemon, Link, orkut, R$12,00.*
  • Mayteria - Equipe Universo Germinante, Sistema Daemon, Link, orkut, R$39,00.*
  • NeoKosmos: Astarte Polis Biblos - Livro da Polis - Kryptéia Estúdio Criativo, Sistema Daemon, RPGQuest e D20 System, Link, orkut, R$12,00.*
  • RPGQuest 4: Aventuras Orientais - Ronaldo Barata, Marcelo del Debbio e Luciana Bacci, RPGQuest, Link, orkut, R$19,90.*
  • Tagmar Daemon - Leandro Gandalfo, Daniel Paes Cuter, Bruno "Siamo Onurb", Brunno "Lobo" Silva e equipe original do projeto Tagmar2, Sistema Daemon, Link, orkut, R$25,00.*
  • Tagmar - Livro dos Reinos - Equipe original do projeto Tagmar2, Genérico, Link,orkut, R$29,00.*
  • Varna - O Chamado da Guerra  - O Círculo, D20 System e Daemon, R$12,00, Link.*


    DEVIR LIVRARIA /\
  • BESM D20 - Guardians of Order, D20 System, Link, orkut, R$27,00.**
  • Munchkin - Steve Jackson e John Kovalic, card game, Link, orkut.
  • O Mundo das Trevas - White Wolf Game Studio, Storytelling, Link, orkut, R$52,00.**


    INDEPENDENTES
  • Boosterpack Necropia - Newton "N!tro" Rocha, RPGQuest, orkut.*
  • Tagmar 2 - Grupo Tagmar 2 (Marcelo Rodrigues, Eduardo "Baldur" Wagner, Eduardo Turini Ribeiro, Thiago Perez Moreira, Pablo Angely Marques Coimbra, Stefano Guimarães Giusini, Luigi de Menezes Piccolo, Claudiney  Martins, Nelson Rodrigues, “Peter” Luiz a.k.a. Primordial The Only, Márcio Conrado A. dos Santos, Marcos Vinicius Lopes), Tagmar 2, orkut.


    JAMBÔ LIVRARIA
  • 4D&T: Defensores de Tóquio 4ª Edição - Marcelo Cassaro, D20 OGL, orkut.***
  • Guia dos Personagens dos Reinos de Ferro - Rob Baxter, Brian Gute, Joe Martin, Douglas Seacat, Phil Reed, Michael Tresca, Brain Brousseau, Colin Chapman e J. Michael Kilmartin, D20 System, orkut.*§
  • Tormenta: Inimigo do Mundo - Leonel Caldela, Romance, Link, orkut, R$45,00.**


    TALISMÃ EDITORA /\
  • Crônicas da Sétima Lua - Rafael Rocha, Richard Garrell, Tiago Marinho e Tzimisce, D20 System, orkut.*§
  • Dragão Brasil #120 - Vários autores, multissistema, Link, orkut, R$6,90.*


    Legenda

















    *Confirmado
    **Já lançado
    ***Ou senão, sai pela Escala ou JBC
    §Prazo adiado para o final de julho
    /\A editora terá estande no evento


    Atualizações
    29/06/2006 (3.2)
    - GURPS 4ª adiado e retirado;
    - Adicionado orkut no Munchkin.

    29/06/2006 (3.1)
    - Adicionado ícone para as editoras que terão estande no evento.

    25/06/2006 (3.0)
    -Adicionado Munchkin na Devir;
    - Adicionados links para todos os livros da Daemon;
    -Adicionada Dragão Brasil #120;
    - Adicionados os boosterpacks para RPGQuest.

    20/06/2006 (2.3)
    -Atualizada a lista da Daemon com os preços, adicionado RPGQuest no Astarte;
    -Adicionado o lançamento Varna;
    - Retirado Trevas Orientais e Rebelião.

    15/06/2006 (2.2)
    - Mítica Daemon adiado para Outubro.

    10/06/2006 (2.1)
    -Retirada a listona dos autores de Tagmar, ficando setada no Tagmar 2;
    - Adicionada uma categoria para os livros que serão lançados só no fim de julho;
    - Adicionado o preço do Vikings;
    - Adicionada duas especulações: Guia dos Jogadores de Faerûn e GURPS 4ª Edição - Campanhas.

    06/06/2006 (2.0.2)
    - Adicionado o link no NeoKosmos: Astarte Polis Biblos - Livro da Polis.

    05/06/2006 (2.0.1)
    - Correção da versão da atualização anterior;
    - Adicionado o nome do suplemento do Neokosmos, asterisco e preço;
    - Adicionado o preço no Guia dos Dragões;
    - Adicionado asterisco no GURPS 4ª Edição: Personagens.

    03/06/2006 (2.0)
    - Alterado o título do RPGQuest 4;
    - Adicionado Guia dos Dragões;
    - Adicionado asterisco em vários livros da Daemon;
    - Adicionados links para comunidades do orkut.

    30/05/2006 (1.3)
    - Adicionado Tagmar - Guia dos Reinos no sistema Daemon;
    - Adicionados os autores originais do projeto Tagmar 2;
    - Adicionados links que relacionam direto ao site dos livros.

    26/05/2006 (1.2)
    - Adicionado Mohenjo-Daro e também é adicionado asterisco no RPG Quest 4.

    21/05/2006 (1.1.1)
    - Adicionado os preços dos livros já lançados e de alguns já anunciados.

    19/05/2006 (1.1)
    - RPGQuest Tormenta adiado para Agosto;
    - Tormenta: O Inimigo do Mundo já lançado;
    - Autor do Trevas Orientais alterado;
    - Criação da categoria Indepedentes.

  • sábado, 22 de abril de 2006

    Dragão Brasil #118 - Capa: Crônicas da Sétima Lua

    Rating:★★★★
    Category:Other
    Esse mês, após um longo atraso Chinagliar, a Dragão Brasil traz o preview de seu novo cenário, Crônicas da Sétima Lua, além de um mini-cenário completo, Yrth Ancestral.

  • Notícias do Bardo: Primeiros lançamentos de 2006 e D&D Miniatures (Player's Guide to Eberron, Races of The Dragon, Thirty Years of Adventure: A Celebration of Dungeons & Dragons. Red Hand of Doom, Starter Set Wardrums, War of the Dragon Queene Dungeons & Dragons Icons), Véu da Verdade, Devir - D&D: Kit do Mestre, Arcádia: Neokosmos, Tromenta D20 - Vectora: Cidade nas Nuvens, Aniversário da Conclave: Presente para os Jogadores e novo lançamento e SPHERE: O MMORPG que veio do frio.

  • Resenhas: Os livros avaliados e as notas são Tormenta Guia do Mestre 3.5 (Nota 4/6, D20 System, Jambô Editora), Tormenta: Academia Arcana (Nota 3/6, D20 System 3.5, Jambô Editora), Crônicas de Avalon - Nos tempos do Rei Arthur (Nota 5/6, D20 System, Conclave Editora), Monstros de Faerûn (Nota 5/6, Dungeons & Dragons, Devir Livraria) e RPGQuest 3: Cavaleiros Templários (Nota 5/6, RPG Quest, Daemon Editora).

  • RPG Eletrônico - Dragonshard: DragonShard (Nota: 3/6, PC, Atari) é um RPG da Atari baseado em Eberron e aproveita a engine de Warcraft III.

  • Aventurando-se em RPGQuest - Itens Mágicos: Os itens mágicos são construídos por tabelas. Outro destaque é a inclusão de todos os cenários de Arcádia: Midgard (Vikings), Hi-Brazil, Reinos de Jade (China), Camelot (Avalon), Velha Arcádia (RPGQ2), Nova Arcádia (RPGQ1), Neokosmos, Languedoc (RPGQ3), Reino das 1001 Noites (Árabe), Afrika e Reino do Sol Nascente (Oriental).

  • Capa - Crônicas da Sétima Lua: O texto começa contando a história do mundo e a morte divina. Há como destaque a alteração nas regras, a raça Meio-Elfo, nova Classe de Prestígio: Xamã de Ossos e um novo Talento.

  • Aventura - Armadura Negra: Aventura para 5º nível preparada pela equipe da Conclave baseada num "pequeno cenário". Será um próximo lançamento da editora?

  • Mini-Cenário - Yrth Ancestral: Um mundo sem humanos e cheio de gênios era assim Yrth antes da ocasião do Cataclisma, ao menos na visão de Christian "MBasico" Maillefaud.

  • Dicas de Mestre - Mestrando para Iniciantes: Newton "N!tro" Rocha mostra nessa matéria, com diagramação de folheto como mestrar seguindo oito dicas simples.

  • Vinte Lados: Discute a criação de itens mágicos e trás um item novo, a Lâmina do Mago.

  • Movimento Browniano - Esportes e o RPG: O Movimento aborda a relação dos autores de RPG com os esportes. Há um destaque ao palmeirense (que perdeu hoje por 6x1 :'() Michael Mulvihill, autor de Shadowrun. Há uma citação ao TWERPS, que é um dos livros que ainda procuro nos leilões. Ah, e o autor é um Douglas. Qual deles será?

  • Trabalho em Equipe: O artigo visa o trabalho em grupo, inclusive a construção de personagens e a realização de combates em conjunto e como o Mestre pode colaborar. Inclui novos Talentos.

  • Bestiário - Náiade do Charco: Uma criatura humanóide tipo Fada aquática que podem resultar em Meio Náiade (modelo). Ela é perigosa, já que se apenas tocar um personagem, este será papai. Isso não acontece no Meio Naíade.

  • Pergaminhos dos leitores: Há discussão sobre publicação de material na Dragão Brasil, Ajuste de Nível, lançar magias e RPG & Educação, cinco lendas lendárias e a Calabouço Tranqüilo de Leonel Domingos.

  • Publicidade, Gráfica e Brinde: Na publicidade há o destaque ao XIV EIRPG e incluindo a ficha de inscrição para o evento. Há também folhas iguais a capa, por isso a revista possui 4 grampos em vez dos 2 normais. O brinde é Victory ou Holy Avenger, dependendo da região e o quanto tiver de encalhe. Aqui veio a Holy Avenger Especial #02.
  • domingo, 16 de abril de 2006

    O Livro das Lendas

    Rating:★★★★
    Category:Books
    Genre: Science Fiction & Fantasy
    Author:Gustavo César Marcondes
    Livros de RPG destinados à Educação sempre existiram no mercado nacional, apesar de pouco conhecidos e de pouquíssimos títulos. Dos pioneiros é possível destacar o livro Saindo do Quadro do professor e psicólogo Alfeu Mercatto e mais recentemente o Anais do Simpósio de RPG & Educação da Devir Livraria e Ludus Culturalis, além de uma produção independente do professor Marcos Tanaka, também autor do cenário Brasil.org. Além disso, existem teses que são defendidas em universidades sobre RPG, sendo a mais conhecida a de Sônia Rodrigues na PUC-RJ, mestre em Literatura Brasileira com um projeto de doutoramento a partir do RPG. O professor de química Gustavo C. Marcondes, que também usa o RPG na sala de aula conseguiu publicar seu título pela Zouk Editora, editora que se destaca principalmente pelos títulos voltados para a Educação.



    Como primeiro título de RPG da editora, ela pensou muito mais em fazer um livro de arte com formato brochura, papel de luxo e ilustrador com um estilo interessante, já que em nenhuma das ilustrações de Zoé Degani são usadas linhas retas, com a grande maioria destinada a ambientes como cidades e arbustos, seres vivos podem ser vistos andando nas cidades, mas só um aparece em destaque no capítulo de Criação de Personagens. Esse também é um dos raros livros de RPG nacionais em que há orelha, talvez descontando o OPERA RPG, que serve como marcador de página e na qual há um texto de Louis L. Kodo, professor de História que fala da importância do RPG na educação.



    Abrindo o livro, há uma dedicatória do autor aos familiares e uma lista com mais de 100 jogadores que participaram do projeto, logo depois no capítulo Fundamentação é dito aonde é possível desenvolver o RPG numa sala de aula, de forma bem resumida, como o teatro e o uso de ações em grupo para resolver situações, seguido de uma explicação sobre a história do RPG, sobre o livro e sobre o jogo, como ocorrem as ações na mesa e quais aventuras que podem ser realizadas com o livro, pois este é também um sistema.



    O sistema Livro das Lendas é jogado com 3 dados de 6 faces e possui 7 atributos: Força, Destreza, Inteligência, Resistência, Vontade, Reflexos e Carisma, além desses há Perícias, Talentos, Falhas e Poderes (Magias, Psiquismo e Efeitos Colaterais). Um ponto interessante do sistema é o seguinte: uma Perícia pode ser ruim! Coisa que praticamente inexiste nos RPGs atuais, as já citadas Perícias são divididas em artísticas, atléticas, combate, espionagem, comerciais, sociais, de conhecimento, com animais, lingüísticas, manipulação, médicas e técnicas. Nenhuma Perícia/Talento/Falha/Poder tem descrição, mesmo assim é fácil entender o que cada um representa, como “Ar de Superioridade”, “Traçar Perfil”, e “Detectar Pontos Fracos”.



    O livro continua com os equipamentos - onde fica a curiosidade: 20 reais equivalem a 1 Peça de Ouro -, seguindo com história, experiência, dano - que possui um sistema similar ao Storyteller - e finalizando com o capítulo do Mestre, inclusive com dica do que fazer quando os jogadores estiverem fazendo muito barulho, e cá entre nós, já usei o método usado no livro. Continuando com as dicas de criar sua própria aventura e de como inserir propostas didáticas dentro da aventura. Há ainda a aventura O Segredo da Cidade Cinzenta, destinada ao uso de química, sem combate que ainda pode ser adaptada para outras matérias, que dá um exemplo geral de uso lúdico de RPG. No final, há a ficha de personagem para o uso do sistema Livro das Lendas, uma extensa bibliografia com uma mescla de títulos de RPG e também livros destinados a professores.



    Por fim, esse é um livro que pode ser usado por professores, alunos e jogadores normais, o grande problema dele é o preço e a idéia da editora, já experiente no assunto, ao invés de fazer um livro destinado a educadores, fazer um livro de arte. Mesmo assim, este conta com um excelente suporte a partir de duas aventuras na REDERPG: uma educativa e outra não, isso sem contar que o autor pretende publicar o seu mundo para os dois usos, afinal ele também possui um sistema completo, simples e de fácil digestão. Ter um livro assim nas bibliotecas sempre é bom, para tentar eliminar a má fama do RPG, pena que dificilmente atinge o mercado necessário (no caso, o de professores e escolas). Quando tivermos professores e o nosso hobby realmente valorizado nesse país, aí sim este irá para frente.







    Livro das Lendas – Aventuras Didáticas

    Nota: 5/6

    Jogo: Sistema Livro das Lendas

    Editora: Zouk.

    Formato: 48 páginas, capa mole, P&B.

    Autor: Gustavo César Marcondes

    Preço Sugerido: R$26,00

    Idioma: Português